segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Governador Flávio Dino anuncia ações estratégicas de combate ao mosquito da dengue

Tendo a luta contra o mosquito Aedes aegypti como umas das principais prioridades da gestão estadual, o governador Flávio Dino conclamou a população a participar ativamente da luta contra o Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya, e preocupa ainda mais, diante da possibilidade de mulheres grávidas, que contraíram o Zika Vírus, gerarem crianças com microcefalia.

Em pronunciamento na quarta-feira (9), o governador Flávio Dino apresentou a proposta de uma ação conjunta do Governo com a população para uma faxina contra o mosquito da dengue aos sábados. A proposta é que aos sábados a família se reúna para limpar com cuidado todos os locais da casa onde o mosquito possa se reproduzir, eliminando qualquer foco de água parada.
“É um pequeno cuidado que, se todos nós tivermos, vai fazer a gente vencer essa grande batalha. O mosquito pode se reproduzir em qualquer lugar em que haja água limpa e parada e o Governo sozinho não vai conseguir fiscalizar todos os cantos do estado em que isso pode acontecer. Por isso, nós precisamos trabalhar todos juntos e existe uma providência bem simples que resolve isso, você e sua família podem combinar de fazer o sábado da faxina”, explicou o governador.
Flávio Dino ainda destacou a importância das famílias abrirem as portas das casas para o trabalho de controle da larva do mosquito realizado pelos agentes de combate a endemias. “Nós precisamos colaborar com os agentes de endemias e de saúde, deixando-os entrar em nossa casa, eles que estão aqui comigo vão proteger a saúde da sua família, vão proteger a saúde do Maranhão”, afirmou o governador, que durante o pronunciamento estava acompanhado de vários agentes de endemias.
Força tarefa
O Governo do Estado montou uma força tarefa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde dos 217 municípios para combater o mosquito Aedes aegypti e, assim, diminuir a quantidade de casos notificados no Estado por doenças decorrentes da picada do inseto. As ações estão sendo orientadas pelo plano de enfrentamento contra o mosquito, centrando esforços no controle vetorial.
Como medidas para o Plano de Enfrentamento do mosquito em 2016 está a implantação pela SES de 20 novos veículos para aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), tradicionalmente conhecido como ‘Fumacê’, e 6 seminovos doados pelo Ministério da Saúde (MS), totalizando 50 veículos para o controle da dengue,Chinkungunyae Zika Vírus.
A carga instalada de UBV é suficiente para o controle de 19.600 casas por semana. Com a ampliação do contingente, o alcance será de 140 mil casas. Para o controle larvário a SES disponibilizou para as regiões de saúde 720 kg de larvicidapyriproxyfen (1g – 500 litros) para o tratamento de todos os depósitos que armazenam água infestada ou não.
O Estado também se encontra abastecido de 35.165 litros de óleo vegetal de inseticida lambdacialotrina (Malathion) para o uso de UBV. Além disso, serão adquiridos novos kits que incluem fardamento, equipamentos de proteção individual (EPI), pesca larva, lanternas, bolsas e calçados apropriados para as atividades de campo.
Dentre as ações acordadas para fortalecer as estruturas de limpeza urbana em pontos estratégicos estão: mobilização de limpeza urbana no recolhimento de resíduo doméstico e no recolhimento dos resíduos dos terrenos baldios; ações da Blitz Urbana da prefeitura no cumprimento da lei de muros e calçadas no que se refere aos terrenos baldios; ação de fiscalização das vigilâncias sanitária e ambiental sobre pontos estratégicos como borracharia, ferro velho, cemitérios e casas fechadas; recolhimento de pneus com destino para Ecoponto, localizado na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...