sábado, 21 de novembro de 2015

No Dia da Consciência Negra, Flávio Dino anuncia programas para promover igualdade de direitos







No Dia da Consciência Negra, o governador Flávio Dino anunciou importantes ações nas áreas da Educação, Produção e Inclusão Social aos negros do Maranhão. O governador oficializou e encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que destina 20% das vagas dos concursos públicos estaduais aos negros.
“Temos muito a caminhar em um país que sempre foi tão desigual. O nosso compromisso é o de respeitar as diferenças. Os negros têm direito à sua história, seus heróis, suas tradições e sua religião. Lançamos um conjunto de propostas que têm como objetivo promover a igualdade e o direito para todos”, disse o governador Flávio Dino.
Durante o evento, foi apresentado o projeto de construção do espaço cultural que será chamado “Praça Negro Cosme”, em homenagem a um dos líderes da Balaiada, importante movimento pela luta de direitos no Maranhão.
No mesmo dia, o Governo do Estado lançou o programa “Mais Inclusão, Igualdade Social” que incentiva pesquisas acadêmicas voltadas para os estudos das relações étnico-raciais. No evento, o governador Flávio Dino também lançou a campanha de 16 dias contra a violência da mulher. Além disso, o Executivo Estadual oficializou o programa “Maranhão Quilombola” e a campanha contra a Intolerância Religiosa, anunciados pelo secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.
“Estamos felizes com esse dia tão festivo onde podemos parar para refletir, prestar contas do que fizemos e anunciar novos passos importantes na proposição de políticas públicas de inclusão dos negros”, disse o secretário Gerson Pinheiro.

Após a solenidade, o público participou da programação do “Mais Cultura e Turismo”, realizado pelo Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Turismo (Setur) que contou com uma programação especial em alusão ao “Dia da Consciência Negra”. As apresentações, que aconteceram na Praça Nauro Machado, ficaram por conta do Boi da Maioba, Boi de Santa Fé, Boi de Leonardo, Boi do Maracanã, blocos afros, tambor de crioula, roda de capoeira e feira gastronômica.



Nenhum comentário: