O governador Flávio Dino inspecionou neste sábado (7) as obras do programa ‘Mais Saneamento’, que tem como um dos objetivos despoluir o Rio Pimenta, o Rio Claro, a Lagoa da Jansen e recuperar a balneabilidade das praias de São Luís.
Ao lado da equipe técnica da Caema, o governador visitou as intervenções feitas pelo Governo do Estado no Rio Pimenta, onde foram implantados 30 km de rede coletora e 5 km de interceptor com a finalidade de tratar o esgoto na região e impedir o seu escoamento no litoral da capital maranhense.
“Temos um grande desafio de ampliar a coleta e o tratamento esgoto em São Luís. Temos apenas 4% da ilha com esgoto tratado e isso é resultado de anos de descaso com a rede de tratamento. Passo a passo caminhamos para recuperar os rios e a balneabilidade das praias. As obras de saneamento irão mudar os graves erros cometidos contra o Meio Ambiente e contra a população da nossa cidade”, disse Flávio Dino.
Na visita, o morador Antonio Marcos relatou ao governador as mudanças que ocorreram no Rio Pimenta ao longo de 20 anos. “Hoje a situação está muito diferente. Quase não tem mais peixes, não conseguimos banhar. Temos muita esperança de que o rio volte a ficar limpo”, disse Marcos.
No mesmo dia, o governador visitou as obras de saneamento que tem como objetivo eliminar até o final deste ano, de 12 dos 27 pontos de poluição da Lagoa da Jansen. O presidente da Caema, Davi Telles, afirmou que até junho de 2016 todos os 27 pontos de poluição da Lagoa serão retirados.
“Todas essas obras de despoluição são fundamentais para a nossa cidade. Estamos trabalhando incessantemente para recuperar os rios e praias de São Luís”, disse Davi Telles, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Nenhum comentário:
Postar um comentário