quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CGU promove celebração do Dia Internacional contra a Corrupção

Dia 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção. A data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação da data foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.
O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. 
No Maranhão, a data é celebrada pelos órgãos da Rede de Controle da Gestão Pública, que é formada por órgãos e instituições que atuam na prevenção e no enfrentamento da “praga do século”, que é a corrupção.
 Os eventos são abertos à participação de todos os interessados. Com a iniciativa, a Rede de Controle  pretende ampliar a divulgação das ações governamentais voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social. 
É uma oportunidade também para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política, pois combater a corrupção não é apenas um trabalho dos órgãos de fiscalização, mas de todos nós!
 Veja a programação completa:
 Dia 09 de dezembro de 2015
14h – 18h -Evento de mobilização popular
Local: Praça Deodoro em São Luís/MA. 
Ações: 
1.Distribuição de cartilhas;
2.Apresentações artísticas (Banda da Polícia Militar, cantores locais e grupos teatrais);
3.Instalação da “Tribuna Popular”; e,
4.Stands com serviços ao cidadão ofertados pelo SENAC (corte de cabelo), SESI (saúde bucal) e SESC (medição de pressão arterial)

Dia 11/12- I Seminário Municipal de Transparência e Combate à Corrrupção
Local: Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy)
8h às 10h30-Abertura solene do seminário;
10h às 10h30-Coquetel;
10h30 às 11h30-Palestra com o Dr. Jorge Hage (ex-ministro da CGU);
14h às 16h30-Mesa Redonda de debates sobre a transparência.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...