quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Governo promove Dia Especial de Extensão Rural em São José de Ribamar

Secretário de Agricultura de São José Ribamar, Pedro Oscar de Melo Pereira; presidentes da Agerp, Fortunato Macedo e do Procon, Duarte Junior; gestor Agerp, Ananias Sousa;  e  diretor de Ater, Pedro Pascoal.

O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a prefeitura de São José de Ribamar, promoveu na última quarta-feira (21), a primeira edição do Dia Especial da Extensão Rural, com ciclo de palestras sobre as principais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Com programação, pelas manhãs e tardes, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtuc), contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas à agricultura familiar do município. Cerca de 70 participantes tiveram oportunidade de ampliar o conhecimento sobre os benefícios oferecidos por essas políticas públicas voltadas ao homem do campo, para então montar uma estratégia de acesso para as famílias, colaborando com o fortalecimento do setor no Estado.

Durante a primeira parte do evento, os líderes de associações, sindicatos e movimentos sociais assistiram às palestras: “Políticas Públicas voltadas ao segmento agropecuário”, ministrada por representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Compras e Produtos da Agricultura Familiar (Procaf), ministrada pelo Superintendente de Comercialização (SAF), Sayd Zaidan.

Foram realizadas também, palestras informativas com a apresentação da metodologia de operacionalização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e sobre a linha de crédito ‘Agroamigo’, ambas realizadas por representantes do Banco do Nordeste.

Para o presidente da Agerp, Fortunato Macedo, o objetivo da Extensão Rural é contribuir para o desenvolvimento do campo. “A Agerp, órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado, com a ajuda de instituições parceiras, tem como função proporcionar dias como esse, de troca de conhecimentos e experiências, tendo sempre em vista a melhoria da qualidade de do agricultor familiar e valorização do trabalho dos extensionistas, uma vez que são eles os agentes de transformação da vida do homem do campo”, disse.

A palestra “Política de sanidade animal e vegetal”, ministrada pela equipe técnica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), deu início ao segundo momento do evento, que contou ainda com a participação do presidente Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Junior, prestando orientação aos participantes sobre os aspectos importantes nas relações de consumo. Encerrando o ciclo de palestras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trouxe para o público mais informações sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em seguida, a Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semagri) apresentou as principais ações desenvolvidas pela entidade.

O gestor do escritório regional da Agerp São Luís, Ananias Sousa, um dos organizadores do Dia Especial de Extensão Rural, adiantou que o evento terá continuidade nos outros municípios atendidos pela regional. “Realizaremos até o final do ano mais edições do evento em São Luís, Alcântara, Raposa e Paço do Lumiar, levando de maneira dinâmica a informação para os representantes dos agricultores familiares, figuras que de forma informal irão multiplicar o conhecimento no campo”, disse o gestor.

 .

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...