segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Governo leva ‘Mais Cultura e Turismo’ para o município de Mirinzal

Atividade interativa promovida durante o “Mais Cultura e Turismo” em Mirinzal. Fotos: Divulgação
Atividade interativa promovida durante o “Mais Cultura e Turismo” em Mirinzal. Fotos: Divulgação
Shamach Pacheco, 20 anos, aluna do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) narra com entusiasmo o aprendizado compartilhado com outros integrantes de um grupo de jovens artistas que participou do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, dias 1º e 2 de outubro, no município de Mirinzal A promoção foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).
A recepção da plateia, em especial dos estudantes, à forma lúdica utilizada por Shamach Pacheco e seus colegas para despertar o interesse pelo teatro faz com que ela demonstrasse extrema satisfação em ter contribuído com aquilo que mais gosta de fazer para a construção de um evento destinado a celebrar a riqueza da cultura maranhense. “Espalhar a cultura pelas cidades do Maranhão e deixar as pessoas envolvidas com este evento através da nossa arte e alegria”, afirmou.
Além de atuarem no trabalho de mobilização para a realização do evento, os integrantes do Cacem realizaram oficinas de teatro e apresentaram, na Praça de Eventos da cidade, o espetáculo “Balão Mágico”, voltado para o público infantil.
Outro momento marcante dos alunos do Cacem no evento foi a participação no Cortejo Cultural, realizado no primeiro dia do Projeto. O Cortejo percorreu a Avenida Principal da Cidade com mais de 20 grupos culturais de diversos municípios da Baixada Maranhense. Eles foram guiados pelos alunos do Cacem, que puxaram o desfile em cima de um trio elétrico.
Mais Cultura e Turismo_Mirinzal (1)A participação dos alunos do Cacem no projeto “Mais Cultura e Turismo” provocou uma rica troca de experiências entre eles e as pessoas que assistiram as apresentações do grupo, propiciando um intercâmbio que ficou mais acentuado quando a plateia era formada por estudantes, muito deles acostumados a conviver com uma herança de grande diversidade cultural, como é o caso de Carla Bianca Mondego Maia, 16 anos, aluna do Ensino Médio da Escola Duque de Caxias.
Moradora da comunidade quilombola de Frechal, Carla Bianca Mondego Maia conta que já teve contato com apresentações teatrais, quando este tipo de atividade foi realizada no quilombo. “Já tinha visto uma apresentação antes, e foi bom rever novamente este tipo de arte. Gosto do teatro e a vinda dos alunos do Cacem com este projeto foi bem recebida pela juventude aqui de Mirinzal”.

O projeto “Mais Cultura e Turismo” na sua etapa itinerante começou por Mirinzal, onde foi feita a primeira edição do projeto e estará em mais 21 cidades de diversas regiões do estado.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...