segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nossa singela participação no Colunaço do Pêta, Jornal Pequeno

Petinhadas
Bom, e a exemplo do ‘caso Rosângela’, ‘curado’ a tempo graças à sensibilidade do governador Flávio Dino, depois de ‘sentar’ a cabeça ao travesseiro, o Maranhão se deparou, essa semana, com mais uma ‘exoneração escalafobética’: a saída do eficiente, honrado e dedicado Coronel Sá do cargo de subcomandante da Polícia Militar do Estado!!! Sem qualquer necessidade aparente!!! Incrédulo, surpreso, meu chefe escreveu, na última sexta-feira: “Substituição desnecessária – Uma ‘decisão de governo’ encerrou, na noite de quarta-feira, a gestão do oficial Raimundo Sá (Coronel Sá) como subcomandante da Polícia Militar do Maranhão. A notícia, que veio à tona apenas na manhã de ontem, pegou de surpresa não só a tropa como vários segmentos da sociedade, principalmente a imprensa, que há um bom tempo admira, reconhece e exalta o trabalho do Coronel Sá. Mas o que levou o Governo do Estado a tirar o Coronel Sá do subcomando da PMMA? Essa era a grande pergunta feita ontem na cidade. E, pra variar, especulações não faltaram; dentre elas, a de que Sá não atenderia ‘requisitos de confiabilidade’ por ser amigo do ex-deputado e ex-secretário de Saúde Ricardo Murad. Um equívoco, convenhamos. O profissionalismo do Coronel Sá, e quem o conhece e priva da sua amizade sabe disso, está acima de qualquer coisa. Além do que, tivesse procedimento essa versão nem a subcomandante ele chegaria. Alguns supostos posicionamentos do oficial contrários ao pensamento do Palácio dos Leões também poderiam ter originado a ‘decisão de governo’, conforme as especulações que correram a cidade por toda essa quarta-feira. O diretor de Redação do Jornal Pequeno, jornalista Lourival Bogéa, é testemunha do caráter, da dedicação ao trabalho e do profissionalismo do Coronel Sá. Ainda no governo Roseana Sarney, pouco depois de ser promovido, ele indicou o jornalista Lourival Bogéa para ser um dos agraciados com a medalha ‘Brigadeiro Falcão’. Profissional, manteve a indicação mesmo com a ‘cara-feia’ de alguns serviçais da ex-governadora, prontos a ‘mostrar serviço’. Mudanças são rotineiras em governos, mas normalmente têm alguma explicação plausível. Essa soou estranho. Não restam dúvidas sobre as qualidades do substituto do Coronel Sá, o Coronel Ismael Fonseca, um oficial igualmente dedicado, profissional e correto. O que intriga é a substituição desnecessária, sem qualquer motivo aparente; ainda mais nas circunstâncias em que ela acontece, chegando aos ouvidos do substituído em forma de ‘zum-zum-zum’ e confirmado num telefonema seco e sem maiores explicações. Ruim isso para um governo que se propõe a mudar práticas”!!!
Bom…, os dias passaram, a semana terminou, mas não terminaram as dúvidas: afinal, por que tiraram o Coronel Sá do subcomando da PMMA???!!! Dr. Pêta pensou, pensou, pensou…, mas não chegou a nenhuma conclusão!!! O que mais intriga é que, segundo uma informação palaciana do ‘bastidor do bastidor’, Coronel Sá mantinha contato direto com o governador Flávio Dino, que, inclusive, mandava ligar para ele quando havia problemas até no interior do Estado!!! O que, então, teria acontecido???!!! O que poderiam ter inventado para Flávio???!!! Sim, porque ‘todo mundo’ sabe como funcionam certas coisas no governo!!! Só para ilustrar, vou relatar aqui um episódio da época do Zé Reinaldo no Palácio dos Leões!!! Não é segredo para ninguém que meu chefe foi quem primeiro acreditou no rompimento de Zé Reinaldo com Sarney e que foi ele quem levou a então oposição, na pessoa de Roberto Rocha, a conversar com o governador para olhar nos olhos e concluir que o rompimento estava decretado!!! Depois, seguiram-se Domingos Dutra e outros…, sim, porque ninguém acreditava!!! Pois bem…, um ‘belo’ dia, meu chefe estava na Assembleia Legislativa, ainda na Rua do Egito, e ouviu uma ‘conversa’, no ‘gabinete principal da época’, que envolvia e denegria a imagem da ex-primeira dama Alexandra Tavares!!! Preocupado, meu chefe ligou para Alexandra e a procurou para checar a informação!!! Tudo esclarecido, dois dias depois, a ex-primeira dama liga para o meu chefe e pede que ele vá até o Palácio!!! “Lourival, acredita que ‘fulano’ (o deputado ‘pesado’ que havia feito o comentário na Assembleia) veio aqui, me contou a história que você me falou anteontem, e, diante da minha insistência para saber quem tinha feito tal afirmação, que fatalmente geraria uma notícia de primeira página, disse, com todas as letras: ‘LOURIVAL BOGÉA’???!!! Aí, Dr. Pêta pergunta: e se meu chefe não tivesse falado isso dois dias antes com Alexandra???!!! No mínimo, ia ficar a dúvida na cabeça dela!!! Pois é…, quem ou o quê ‘convenceu’ Flávio Dino de que Coronel Sá não seria a pessoa ideal para assumir o comando da Polícia Militar do Maranhão???!!! Sim, porque era isso que estava na iminência de acontecer, segundo a fonte fidedigna dos “bastidores dos bastidores” do Palácio dos Leões!!!
O governador Flávio Dino inaugura no próximo dia 28 de setembro, segunda-feira, o Hospital Regional Jackson Lago, na cidade de Pinheiro!!! O novo hospital vai beneficiar 685.922 pessoas que vivem em 34 cidades da Baixada Maranhense!!! E a primeira grande ação do Regional da Baixada será um mutirão de cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígeo)!!! No próximo sábado (26), serão realizadas as consultas, no domingo (27) as cirurgias e na segunda-feira (28), dia da inauguração, os pacientes já irão realizar os curativos!!! Como se trata de um fato da mais alta significação e da maior importância para a Baixada Ocidental Maranhense, Dr. Pêta pede licença para abrir o Colunaço deste domingo com um oportuno comentário feito pelo pinheirense Gustavo Urbano Lopes, um ‘eterno’ defensor das causas da região, especialmente de Pinheiro, e colaborador frequente do JP!!!
“Vamos curar a amnésia de alguns ‘picaretas’ sobre o hospital de Pinheiro”, escreveu Urbano, num email encaminhado essa semana ao Jornal Pequeno!!! E relatou: “Em abril de 2009, o então governador Jackson Lago esteve em Pinheiro para assinar um convênio para construção do Socorrão da Baixada. O recurso foi disponibilizado, tendo o prefeito da época, Zé Arlindo, realizado uma reunião pública para mostrar cópia do extrato da conta do Banco do Brasil que comprovava o depósito de cerca de R$ 12 milhões na conta da Prefeitura para a construção da unidade de saúde. O vereador e então presidente do Legislativo, Gilmar Soares, foi testemunha, assinando o convenio também. Na época, Zé Arlindo revelou que no dia que recebeu Jackson Lago para a assinatura do convênio sofreu fortes pressões de Filuca Mendes, que tentou de todas as formas evitar a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Zé Arlindo argumentou que seria impensável não assinar o documento, porque o convênio permitiu o maior aporte de recursos até hoje liberado para uma obra pública em Pinheiro, o que gerou ciumeira em Filuca. Infelizmente, via golpe no TSE, tomaram brutalmente o mandato do governador, que foi sucedido pela ‘governadora biônica’ Roseana Sarney, que ‘sequestrou’ os recursos para construção do hospital. Daí em diante, todo ano prometia inaugurar o hospital em nossa cidade, e, mesmo com um empréstimo do BNDES, não concretizou esse sonho do povo pinheirense idealizado pelo saudoso Jackson Lago. Esse sonho, agora, está sendo realizado pelo governador Flávio Dino; ele, que sempre dizia… “Ela até pode inaugurar a pedra fundamental, mas eu vou inaugurar o hospital de Pinheiro”. De Parabéns a Baixada e em especial a população de Pinheiro”!!!
Sabia que a ‘ex’ já está morando no apartamentão do Murano, ali na entrada da Península, na Ponta da Areia???!!! Pois é…, e nem bem chegou já andou chamando a ‘sindicância’ na ‘chincha’!!! Final de semana retrasado, houve uma ‘festa de arromba’ num apartamento do prédio, e, já no raiar do dia, com a galera jovem ‘daquele jeito’, deram um flagra num casal em cenas de sexo explícito no hall do condomínio!!! Um vizinho e amigo da ‘ex’, do prédio ao lado, que estava saindo para a caminhada matinal, viu as cenas e, no dia seguinte, chamou a amiga para relatar tudo!!! Rapaz, a ‘ex’ ficou uma ‘arara’ e foi ‘bater’ na ‘sindicância’, pedindo providências para evitar que as cenas se repitam!!! É…, mas tá certa mesmo!!! Tanto motel na cidade!!!
E cadê a ‘ficação’ da rebenta de casal famoso da comunicação com o garotão cheio da ‘mufunfa’???!!! Desse jeito, os manos ‘escaldados’ com cunhadas ‘danadas’ não vão permitir o andamento da ‘pré-relação’!!! Pois é…, a rebenta estonteante ‘chegou foi’ ‘coladinha’, numa badalada churrascaria da ‘Grande Ilha’, com o cantor famoso que veio a São Luís para animar um aniversário, foi ‘contratado’ por um empresário para um show numa movimentada ‘Casa’ da Lagoa e acabou chegando atrasadíssimo e chamando ‘urubu de meu louro’!!! Mas essa é uma outra história!!! Quem viu garante que o clima na mesa era ‘total’!!! Depois chegaram a amiga inseparável e um amigo ‘complicado’!!! Só faltou a ‘mama’!!! Eita ‘povo’ que ‘gosta’!!!
Meu amigo, a passagem do cantor ‘Latino’ pela ‘Grande Ilha’ foi muito ‘desmantelada’…, “tu é doido”!!! Trazido para animar o aniversário de um megaempresário no Pestana, e precisando ‘agregar’ um ‘troquinho’ a mais no cachê, acabou aceitando uma proposta para um outro show, no ‘Mandamentu’s Bar’, na Lagoa!!! Aí, meu amigo, o ‘Cu Duro’ pegou em ‘fio pelado’!!! Chegou lá ‘pras’ 4 da manhã, a galera já ‘doidona’, o cantor também…!!! Pense numa ‘bagaceira’!!! Que o diga a mesa de um conhecido doutor e sua ‘cara-metade’ fanzona do axé!!! Mesa ‘arretada’ de prosecco, com taças de cristal, vodka importada, uísque ‘não sei quantos anos’…!!! De repente, convidada por um empresário para a noitada, chega à mesa uma cantora carioca da gema, convidada por um empresário!!! Quando se preparou para brindar e deparou com o uísque (12 anos), ‘deu para trás’ e falou que só bebia de ‘dezoito anos’ pra frente!!! O empresário, então, ‘tascou’ a mão na vodka importada da ‘cara-metade’ do doutor, que, já “pra lá de Ondina”, avançou na garrafa e esbravejou que a música que ela gostava era do ‘Chiclete’ e não de ‘samba de morro’!!! Pense num clima e num empresário ‘vexado’!!! Tão ‘vexado’, que chamou o garçom ‘num canto’, pagou a conta toda da mesa e ‘tirou pra fora’, dizendo que sai à noite é para brincar e brindar a vida, não pra ‘bicar’ mesa de ninguém!!! Precisava ver a cara do doutor, quando pediu a conta e o garçom disse que já tinha sido paga pelo acompanhante da cantora carioca!!! E pensa que acabou???!!! Conversa!!!
Pense num ‘babado forte’ essa separação de ‘Chimbinha’ e Joelma, da Banda Calypso!!! Pior é que, depois das primeiras informações, de que ‘Chimbinha’ havia sido o ‘bandido’ da história, agora é a ‘mocinha’ que surge como vilã!!! E com um ‘pivô’ digno de ‘manchete’ no Colunaço do Pêta!!! Pois é…, a versão mais nova é a de que um sobrinho de ‘ex-deputado-corajoso’, aqui da ‘terrinha’, foi quem deu uma ‘chimbicada’ na Joelma!!! Empresário e responsável pela agenda não só da Capypso como da ‘Aviões’, o ‘garanhão’ que deixou os Cocais’ para ganhar a vida ‘lá fora’ teria sido o grande ‘pivô’ do ‘desenlace’!!! “Jesus/Maria/José”, quanto mais Dr. Pêta reza, mais assombração aparece no ‘quarto’ dele!!! ‘Melou’ geral!!!
Recado a quem interessar possa: não se faz política tentando eliminar o adversário e/ou aliados!!! O PT tentou fazer isso e agora vai deixar o poder pela porta dos fundos…!!!
E aquele empresário da construção civil que, na última terça-feira, vestiu a camisa do Sampaio Corrêa e disse à ‘cara-metade’ que ia assistir ao jogo Sampaio x Criciúma no Castelão e ‘se mandou’ para a inauguração da boate Crystal???!!! Pois é…, depois de longas conversas com as ‘primas’, já em casa, foi pego de surpresa pela mulher, querendo explicações; afinal, o jogo tinha sido em Santa Catarina!!! Meu amigo, pense numa ‘bagaceira’!!!
Rapaz, viram o passo importante que a Assembleia Legislativa vai dar a partir de amanhã, segunda-feira???!!! Pois é…, um novo serviço de Ouvidoria!!! Agora, a sociedade terá mais um canal de comunicação com o legislativo, podendo encaminhar denúncias de diversas naturezas para o setor da Casa!!! A iniciativa foi do deputado estadual César Pires!!! A ideia é humanizar o serviço de Ouvidoria da Casa, ampliando os canais de acesso e viabilizando instrumentos que potencializem o funcionamento desse serviço, que é um canal importante para estreitar as relações do Legislativo com a sociedade!!! Pois é…, fique atento porque a partir de agora, se você quiser denunciar qualquer coisa poderá fazê-lo presencialmente, na Ouvidoria, ou, ainda, pelo aplicativo de mensagens Whatsapp (98) 9 8828-1020 ou pelo email ouvidoria.alema@al.ma.leg.br!!! Dá também para encaminhar fotos e/ou vídeos que corroborem com a denúncia!!!
E não é que o ‘empresário trapicheiro’ continua ‘aprontando’!!! Só que a vítima dessa vez foi aquela empresa toda ‘Equipada’ de multimídia lá das bandas do Calhau!!! Não é que o ex-secretário The Flash foi lá e parcelou sua dívida pagando tudo com vários cheques e depois correu para o banco e mandou sustá-los!!! Rapaz, como diria o ‘Cebolinha’, a ‘emplesália’ ficou uma ‘alala’!!!
E deu o que falar um certo funcionário de secretaria de estado durante a Fecoimp!!! Com todos os trabalhos finalizados, não é que o ‘cabra’ sai para descansar – afinal, ninguém é de ferro -, encontra uma morena em um bar, ‘puxa’ pra dançar, e cai de ‘pisão’ na ‘nega’???!!! Aí, já com vergonha de tanto ‘tropeçar’ na ‘donzela’, o ‘pé da valsa’ ‘manda bala’: “já que a gente já tá dançando, porque a gente não se beija logo”???!!! Saaaaaaaaaaai!!!
É, meu amigo, em tempos de noticiário ‘recheado’ de ‘ostentação’ com dinheiro público, eis que chega ao Dr. Pêta a informação de que na Avenida Joaquim Mochel, na Cohab, tem uma praça que se transformou em verdadeiro playground para apoiadores de campanha um ex-presidente de poder municipal, com destaque para o genro dançarino, os encontros são diários regados a água que passarinho não bebe, uma Pick-up branca tocando música, jogos de dominó, carteado e muito barulho. Pense numa vizinha incomodada!!!
E o suplente de deputado ‘zangado’, aquele que jura que não é ‘arregão’, mas só fala pelas costas!!! Em um só discurso falou mal de índios, parlamentares, do judiciário, da igreja católica…!!! A semana que vem promete!!!
E pra fechar…
“Eu tomo um remédio para controlar a pressão.
Cada dia que vou comprar o dito cujo, o preço aumenta.
Controlar a pressão é mole. Quero ver é controlar o ‘preção.’
Tô sofrendo de ‘preção’ alto.
O médico mandou cortar o sal. Comecei cortando o médico, já que a consulta era salgada demais.
Para piorar, acho que tô ficando meio esquizofrênico.
Sério!
Não sei mais o que é real.
Principalmente, quando abro a carteira ou pego extrato no banco.
Não tem mais um Real.
Sem falar na minha esclerose precoce. Comecei a esquecer as coisas:
Sabe aquele carro? Esquece!
Aquela viagem? Esquece!
Tudo o que a presidente prometeu? Esquece!
Podem dizer que sou hipocondríaco, mas acho que tô igual ao Vasco:
– nas últimas.
Bem, e o que dizer do carioca? Já nem liga mais pra bala perdida…
Entra por um ouvido e sai pelo outro.
Faz diferença…
‘A diferença entre o Brasil e a República Checa é que a República Checa tem o governo em Praga e o Brasil tem essa praga no governo’
‘Não tem nada pior do que ser hipocondríaco num país que não tem remédio”. (Luiz Fernando Veríssimo)
Mistérios
Qual é o ‘afilhado’ de ‘Don Bigodon’, ex-secretário da ‘ex’, que está ‘emplacando’ na Superintendência da Caixa Econômica, por meio do genro parlamentar, nada mais nada menos que o seu ‘lugar tenente’, braço direito há muitos anos e investigado pela PF por ‘aprontações’ e quebra de sigilo bancário da ‘grandmother’ da sua ‘cara-metade’???!!! Como ‘bradaria’ o Fred Flinstones, ia-ba-da-ba-diuuuuu…!!!
Qual é o superintendente de secretaria de estado que está tentando enganar ‘todo mundo’ dizendo que comprou ingresso do Rock in Rio usando a justificativa de assistir ao show do Queens, mas vai mesmo é ver Katy Perry???!!! É muito negócio nessa indústria!!!
Quem foi o jornalista que marcou almoço, essa semana, com uma ‘eminência parda’ do governo Flávio Dino, e chegou ao restaurante com uma vistosa camisa vermelha, para tentar ‘tocar’ no inconsciente e sensibilizar o palaciano, hahahahahahahahahahaha???!!!
Qual é o cenário de pesquisa eleitoral envolvendo um(a) candidato(a) com 23% das intenções de voto em levantamento de pesquisa recente que não foi revelado pelo jornal “do outro lado da ponte”, no último final de semana???!!! Mis-téééééééééé-rio!!!
Por que motivo adversários políticos e a mídia “do outro lado da ponte” e alinhada não atacam o atraso e a paralisação na execução das obras daquele hospital da ‘Grande Ilha’ que um dia será “duas vezes maior e melhor”???!!! Acorda ‘pra’ vida, ‘irmão’!!!
Qual é o radialista que “morde e ‘assopra” quando vai dar alguma ‘notícia’ envolvendo clã tradicional da ‘Grande Ilha’???!!! Primeiro elogia, para depois ‘cai matando’???!!!
Qual foi o prefeito da Baixada que ficou atordoado quando soube que não poderá ser candidato nas próximas eleições, demitiu ‘meio mundo’ de gente, e agora a sua rejeição só aumenta???!!! Pense numa revolta na cidade!!!
Qual foi o prefeito da Baixada que reduziu em 25% o seu salário, estendendo o corte ao vice e a todos os auxiliares municipais???!!!
Por que será que a diretoria do jornal “do outro lado da ponte” ‘rebaixou’ a coluna de ‘Duas Letras’ no Caderno Alternativo???!!! Antes, a coluna ficava na página 3, com destaque!!! Agora, com o novo visual do matutino, a coluna ‘caiu’ para a página 2!!!
Quem é o apresentador de programa vespertino de rádio da capital que passa o programa todo elogiando e defendendo a presidente Dilma, Lula, José Dirceu e a turma toda do PT, dizendo que o país não está em crise, que não houve roubalheira na Petrobras e que os jornalistas, principalmente das revistas Veja, Época e da Rede Globo, são desinformados???!!! Interna!!!
Qual foi a ‘socialite’, que, na semana passada, levou um tremendo tombo quando descia a escada da badalada casa de vinhos OAK Expand???!!! É, ‘rapá’, salto alto misturado com vinho não combina!!!
Qual é o secretário municipal da ‘Grande Ilha’ que vem causando ciumeira entre vereadores alinhados ao prefeito por conta de sempre estar presente com o alcaide nas inaugurações de ruas e avenidas pavimentadas???!!!
Essa saiu no JP no meio da semana, mas vale a pena ‘ler de novo’!!! Qual foi o repórter de uma emissora da capital, que, ao ‘cobrir’ a manifestação da manhã de ontem que infernizou o Centro de São Luís, disse que a Polícia foi obrigada a agir de forma mais ENERGÉTICA???!!! Vixi, esse aí devia estar ‘cheio’ de Redbull!!!
A propósito do ‘Mistério’ de domingo passado, quando Dr. Pêta perguntou pelo atacante Valdir e indagou por que o técnico Leo Condé não dava uma chance a ele, torcedores da Bolívia Querida ‘emeiaram’ para dizer que Dr. Pêta está desinformado: Valdir já foi embora e está no Macaé!!! É…, ‘barrigadas’ acontecem!!! Agora, cá pra nós, tomara que ele se destaque por lá e ‘arrebente’ no Macaé!!! Talento, ele tem; tá faltando só readquirir a confiança que Flávio Araújo tirou dele!!!

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...