quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Parabéns!!! Governo anuncia investimento de R$ 11 mi para construção do Iema em Santa Helena

Governador Flávio Dino, secretário Bira do Pindaré e prefeito João Jorge Lobato. Foto: Felipe Neiva
Governador Flávio Dino, secretário Bira do Pindaré e prefeito João Jorge Lobato. Foto: Felipe Neiva
O Governo do Maranhão anunciou na segunda-feira (28), na Baixada Maranhense, a construção do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em Santa Helena. A solenidade foi marcada pela doação dos dois hectares de terra para construção da unidade que vai atender a juventude do município de Santa Helena, Turilândia e região. Durante agenda na cidade de Santa Helena, o governador Flávio Dino anunciou investimentos de mais de R$ 11 mi para a construção do instituto.
O governador Flávio Dino explicou a importância da unidade naquele município para atender Santa Helena e Turilândia. “Essa obra que vai começar agora, é uma obra que vai gerar emprego e que, acima de tudo, diz para a juventude da baixada que o futuro pode ser melhor porque aqui, em Santa Helena, haverá uma escola igual ao Instituto Federal”, disse o governador.
Segundo o secretário Bira, a obra, quando concluída, vai oferecer, inicialmente, quatro cursos técnicos distribuídos em doze salas de aula, com toda a estrutura necessária para o aprendizado e capacitação dos estudantes. Ele esclareceu que a escolha dos cursos será a partir de uma decisão democrática, dialogada com a população.
Para o secretário, a construção do Instituto na baixada fortalece os compromissos do governador Flávio Dino, que tem como uma das principais iniciativas da sua gestão a criação da rede de educação profissional e tecnológica, a exemplo do que faz o Governo Federal.
“O Maranhão era omisso em relação a isso, mas, com o governo Flávio Dino, essa realidade passa a ser diferente. E a maior beneficiária dessa medida é a juventude, que agora vai ter oportunidade de fazer um ensino médio de qualidade e também um ensino técnico profissionalizante, garantindo, assim, uma perspectiva de vida muito melhor para si e para suas famílias”, ressaltou Bira do Pindaré.
O prefeito Lobato lembrou que a cidade foi esquecida por gestões estaduais anteriores em diversas áreas, dentre elas, a educação regular e tecnológica. Frisou que sua maior preocupação sempre foi a capacitação profissional dos moradores da região e investiu o máximo que pôde para levar o IEMA para o município. De acordo com ele, a cidade está em festa porque o governo Flávio Dino vai garantir que os jovens de Santa Helena tenham acesso a educação profissional tecnológica qualificada com a perspectiva de expansão do projeto para o nível superior.

Parabéns Santa Helena


Santa Helena está localizada à margem direita do rio Turi. A sede do município, segundo estudos, teve origem num povoado assentado em terras de sesmaria concedida pela Coroa de Portugal ao índio Pedro Alves, principal da tribo que habitava. Pela Lei provincial Nº 65, de 15 de janeiro de 1838, foi à povoação de Santa Helena elevada à categoria de vila e , a 20 de agosto de 1841, através da Lei provincial Nº 103, passou à condição de município. A 19 de abril de 1932, por força do Decreto-Lei Nº 268, seu território foi anexado ao do município de Pinheiro, ocasião em que deixou de ser vila e sede municipal, tornando-se simples distrito. Entretanto, passou pouco tempo nessa situação de dependência política e administrativa, vindo a recuperar sua autonomia a 30 de setembro de 1935, pelo Decreto-Lei Nº 919.

 Santa Helena e considerada a pérola do Turi, pois é a mais bela das cidades às margens do rio Turiaçu. É um lugar muito bom para quem quer morar em um lugar tranquilo. A cidade de Santa Helena é sem dúvida a melhor cidade do Estado do Maranhão, com vários pontos turísticos, e pessoas aconchegantes


NOTA SOBRE AULAS AOS SÁBADOS


A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) vem a público esclarecer que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/MA) não poderá obrigar os profissionais da educação a irem às escolas aos sábados. Diante da iniciativa do governo do Maranhão em antecipar o calendário letivo de 2015, o Sindicato adverte que o Estado deve garantir a opcionalidade aos docentes.
Vale lembrar que as escolas públicas têm autonomia para definirem pela antecipação do calendário. Porém, a Direção do SINPROESEMMA pontua que os servidores que não desejarem ministrar aulas aos sábados devem ter o direito assegurado, sem nenhuma punição. Sinproesemma Núcleo Pinheiro Sinprosempi Pinheiro

Eleições novas regras em 2016

De agora em diante, ao invés de 90 dias serão apenas 45 dias de campanha. O candidato deve se filiar a um partido seis meses e não um ano como antes das eleições.
Para quem trabalha nas eleições com carros de som e etc, agora terão que contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como contribuinte individual.
Segue as principais mudanças!

PRINCIPAIS PONTOS

1 – O prazo de filiação partidária fixado em 6 meses antes da data das eleições.

2 – Janela: fica permitida a mudança de partido efetuada durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, que se realizará no ano anterior ao término do mandato vigente.

4 – Fixação de teto para gastos de campanha:

a) Para presidente, governador e prefeito:
Se na eleição anterior houve apenas um turno, o teto será de 70% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral.
Se tiver havido dois turnos, o limite será de 50% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral.
III. Para segundo turno, o limite de gastos será de 30% do gasto efetuado no 1° turno.

b) Para senador, vereador, deputado estadual e distrital, e deputado federal: Limite de 70% do gasto contratado na eleição anterior, na circunscrição para o respectivo cargo.
5 – Redução do período da campanha eleitoral de 90 para 45 dias.

6 – Mudança na distribuição do tempo reservado à propaganda eleitoral:

➢ Diminuição de 45 para 35 dias do período em que a propaganda deve ser transmitida pelas emissoras antes das eleições gerais ou municipais.

90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes da Câmara dos Deputados, considerados:
I.a) Nas coligações das eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.

I.b) Nas coligações das eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem.

10% distribuídos igualitariamente.
7 – Voto Impresso: a urna deverá imprimir o registro de cada votação, que será depositado, de forma automática, em local lacrado. O voto deverá ser conferido e confirmado pelo eleitor para que então se conclua o processo de votação;

8 – Prazo mínimo de filiação do candidato ao partido pelo qual concorrerá passa de um ano para seis meses;

9 – Manutenção da contratação de carros de som e cabos eleitorais. O pessoal contratado pelos candidatos ou partidos para as campanhas eleitorais terá de contribuir com o INSS como contribuinte individual;

RESUMO DO NOVO CALENDÁRIO ELEITORAL

Convenções

De 20 de julho a 5 de agosto do ano da eleição.

Registro

15 de agosto do ano da eleição.

Duração da Campanha eleitoral

45 dias.

Propaganda Eleitoral

A partir de 15 de agosto do ano da eleição.

Vedação às emissoras de transmitir programa apresentado ou comentado por quem venha a ser candidato

30 de junho do ano da eleição

Propaganda Eleitoral gratuita na televisão e no rádio

35 dias anteriores à antevéspera das eleições

De agora em diante, ao invés de 90 dias serão apenas 45 dias de campanha. O candidato deve se filiar a um partido seis meses e não um ano como antes das eleições e para quem trabalha nas eleições com carros de som e etc, agora terão que contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como contribuinte individual.

SANTA HELENA EM FESTA


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Homem é perseguido e espancado por populares em São Luís

Um homem foi perseguido e espancado por populares após suspeita de assalto na praia da Ponta d’Areia, em São Luís (MA), no início da manhã desta terça-feira (29). O flagrante da violência urbana na capital maranhense foi feito por um internauta, que preferiu não ser identificado.
chute_1Homem chuta suspeito de assalto em praia de São Luís (MA) (Foto: Reprodução)
Nas imagens, dois homens começam a perseguir o suspeito, um deles segura um pedaço de madeira e começa a atingir o suspeito, enquanto outro dá chutes.
No mês de julho, um homem foi agredido até a morte após a suspeita de assalto a bar no bairro do São Cristóvão, em São Luís. Cledenilson Pereira da Silva, de 29 anos, foi amarrado em um poste, despido e espancado até a morte por populares.

Sem alarde, Jhonatan Silva é trazido de volta para Pedrinhas


Está no Presídio São Luís III, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, há quase uma semana o assassino confesso do jornalista Décio Sá, Jhonatan Sousa Silva.
Sem alarde, ele foi trazido do presídio de segurança máxima do Mato Grosso do Sul, desde a última quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEJAP), existe um prazo legal para manter um detento em presídio federal, que pode ser prorrogado, mas o condenado deve voltar ao local onde cometeu o crime.
jhonatan1Jhonatan Sousa Silva

Santa Helena recebe asfalto do governo do estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura - Sinfra - lançou nesta segunda feira 28 novas obras do programa "Mais Asfalto" para a cidade de Santa Helena. A solenidade de lançamento contou com as presenças do governador Flávio Dino, do secretário de Estado de infraestrutura, Clinton Noleto, do prefeito João Jorge Lobato, do Superintendente Regional de Articulação Política do Estado, Luciano Genésio, além de várias lideranças locais.
O "Mais Asfalto" levará ao município de Santa Helena 4.km de pavimentação asfáltica. A ordem de serviço será assinada no valor de R$ 1.456.323,76

Governador inaugura Hospital Regional Dr. Jackson Lago na Baixada Maranhense

28_09_2015_Inauguração Hospital Dr. Jackson Lago em Pinheiro-MA_Karlos Geromy (169)
Acompanhado da esposa do ex-governador Jackson Lago, Clay; e 
do secretário de Saúde, Marcos Pacheco, governador Flávio Dino
 descerra placa de inauguração do Hospital da Baixada. 
Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado inaugurou o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro. O novo hospital beneficiará mais de 600 mil pessoas que vivem em 34 cidades da região. Os pacientes encaminhados pelos hospitais municipais terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia, clínica médica, nefrologia, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, neurologia, cardiologia e ginecologia.

“Estamos abrindo hospitais para nunca mais fechar. Este é um momento especial e importante para esta região e para o Maranhão porque estamos dando um passo fundamental no modelo de saúde que acreditamos, estamos recuperando o elemento central da política de saúde, que é a hierarquização, onde o Estado garante uma rede de atendimento para a média e alta complexidade”, afirmou o governador durante a inauguração do hospital.
Flávio Dino lembrou que esse modelo de saúde começou a ser implantado, em 2008, na gestão do ex-governador Jackson Lago, quando inaugurou o hospital de Presidente Dutra. “Chamamos este hospital de Dr. Jackson Lago primeiro por um ato de justiça, porque foi ele que idealizou este projeto e, segundo, por ter sido um grande médico respeitado pelos profissionais de saúde. Este hospital é o símbolo de uma nova fase da política maranhense em que a prioridade é salvar vidas, tratar as pessoas com dignidade”, complementou o governador Flávio Dino.
O hospital estará à disposição dos casos mais graves e atenderá pacientes de média e alta complexidade da região. Com investimento de mais de R$ 21 milhões, do Tesouro Estadual e Governo Federal, o Hospital Dr. Jackson Lago fará com que os pacientes da região da Baixada Maranhense possam ser atendidos próximos de suas cidades, com maior comodidade e conforto, sem precisar fazer grandes deslocamentos até a capital.
“Este hospital servirá para acabar com aquilo que o Dr. Jackson Lago chamava de ‘procissão das ambulâncias’ e reduzir o sofrimento de quem já está doente e precisa estar próximo às suas famílias. A inauguração deste hospital reflete bem uma marca do governo Flávio Dino, que é a de proximidade com as pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.
Na inauguração do hospital, Dra. Clay Lago, esposa do Dr. Jackson Lago, relembrou o entusiasmo e a dedicação do médico e ex-governador do Maranhão. “Este é um sonho que se torna realidade. Quero cumprimentar o governador Flávio Dino que se esforçou bastante para a concretização desta obra e pela sensibilidade que tem demonstrado em relação às causas sociais”, disse Clay Lago ao lembrar a trajetória do seu marido e da importância do hospital para a região.
O deputado Othelino Neto lembrou que este é um sonho para a Baixada Maranhense e que só agora se concretiza. “Temos que lembrar que a pedra fundamental deste hospital já foi lançada três ou quatro vezes, todas com objetivo eleitoreiro. Somente agora, nesta gestão, este importante equipamento de saúde está sendo integre à população da Baixada Maranhense”, disse o deputado.
Hospital de Pinheiro
Através de processo seletivo público, o Governo do Estado contratou 392 funcionários de níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. A unidade de saúde será administrada pelo Instituto Acqua, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que possui gestão de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente. A população terá, ainda, serviço de apoio de diagnóstico, com laboratório, tomografia, Raios-X, ultrassonografia, endoscopia e serviços de oftalmologia.
O hospital regional possui 122 leitos de internação, sendo 26 de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Hospital Dr. Jackson Lago em PinheiroMutirão
A primeira grande ação realizada no hospital aconteceu no último sábado (26) e domingo (27), com mutirão de cirurgias oftalmológicas, nas modalidades de catarata e pterígio. O próximo mutirão será de cirurgias ortopédicas, as consultas já iniciaram nesta segunda-feira (28). Sebastião Ribeiro, 67 anos, pedreiro aguardava há três anos pela cirurgia de catarata. “A operação da vista foi um sucesso, estou feliz demais”, comemorou Sebastião Ribeiro, que fez a cirurgia no domingo (27).
Estiveram na inauguração do hospital, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Saúde, Marcos Pacheco; Dra. Clay lago; Wagner Lago; o deputado estadual Othelino Neto; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário do Trabalho, Julião Amin; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim; o secretário de Agricultura, Márcio Honaiser; o deputado estadual Zé Inácio; o deputado estadual Antônio Pereira; além do deputado Domingos Erinaldo Sousa, mais conhecido como Toca Serra.
Hospitais Regionais
A proposta de organização da rede assistencial hospitalar do Maranhão, idealizada pelo ex-governador Jackson Lago, consistia em assegurar maior conforto, segurança e praticidade aos pacientes, com um hospital perto de suas casas. Nos próximos seis meses serão inaugurados outros seis hospitais regionais, nos municípios de Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Chapadinha e Balsas.
Além da inauguração do Hospital de Pinheiro, o governador Flávio Dino participou da inauguração do Campus da UFMA em Pinheiro, ao lado do reitor Natalino Salgado, secretário Bira do Pindaré, secretário Marcos Pacheco e Dra. Clay Lago.
Municípios Beneficiados com o Hospital Dr. Jackson Lago
Região de Pinheiro: Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral,Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão,Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão,Turiaçu, Turilândia.
Região de Zé Doca: Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Candido Mendes, Carutapera, Centro Novo, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luis Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médice, Centro do Guilherme.
Região de Viana: Bacurituba, Palmeirândia, São Bento, Viana.


28_09_2015_Inauguração Hospital Dr. Jackson Lago em Pinheiro-MA_Karlos Geromy (25)

Flávio Dino anuncia obras para Santa Helena e Turilândia

Em Turilândia serão 4km de pavimentação asfáltica. Fotos: Secom
Governador Flávio Dino e vice, Carlos Brandão (D), anunciaram 4km de pavimentação asfáltica em
Turilândia. 
Dando continuidade à agenda na Baixada Maranhense, o governador Flávio Dino esteve nas cidades de Santa Helena e Turilândia. Em Santa Helena, o Governo do Maranhão fez o anúncio do programa ‘Mais Asfalto’ que levará ao município 4km de pavimentação asfáltica, com investimentos de R$ 1.456.323,76. Também em Santa Helena, foi realizada a assinatura do termo de cessão do terreno onde será construído o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em Santa Helena.
“É a primeira vez na história que o Maranhão terá rede de escolas para formação técnico-profissional de jovens e adultos. O governo Flávio Dino decidiu criar essa rede de escolas técnicas, escolheu 23 municípios pra iniciar o projeto, e a cidade de Santa Helena, foi escolhida para implantação de uma dessas unidades”, disse o secretário Bira do Pindaré, explicando que serão investidos mais de R$ 11 milhões para construção do Iema em Santa Helena.
Em Santa Helena, o governador Flávio Dino também autorizou a reforma das três escolas estaduais da cidade: Newton Bello, Leda Tajra e Luís Rocha. “Com esse conjunto de obras nós damos os primeiros passos para garantir um futuro melhor para a cidade de Santa Helena e região”, disse.
Já em Turilândia também foram anunciados 4 km de asfalto, com obras no valor de R$ 1.985.774,07 e a conclusão da reforma da escola de ensino médio que está com obras paradas há 7 anos. “Aqui no MA, apesar da crise no país e no mundo, estamos conseguindo inaugurar obras e começar projetos. Por isso, estou vindo aqui para anunciar o início do Mais Asfalto, com 4 km, e a conclusão da reforma da escola da cidade”, disse o governador, relatando que somente para Turilândia serão mais de R$ 5 milhões em investimentos dos programas ‘Mais Asfalto’ , ‘Escola Digna’ e reforma da escola de Ensino Médio.
Também participaram dos anúncios nas cidades de Santa Helena e Turilândia, o vice-governador Carlos Brandão, os prefeitos Alberto Magno e João Jorge Lobato, além dos secretários Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Jardim (Esporte e Lazer) e Marcelo Tavares (Casa Civil).


Investimento para obras em Turilândia e Santa Helena está orçado em mais de R$ 1 mi.
Investimento para obras em Turilândia e Santa Helena está orçado em mais de R$ 1 milhão.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lidiane Leite vai ficar presa em Pedrinhas, após decisão de juíza

prefeita lidiane
A ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, que a principio ficaria presa no Corpo de Bombeiro do Anjo da Guarda, vai ser transferida para a ala feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A mudança do local de detenção, ocorreu após a decisão da juíza Ana Maria Almeida Vieira da 1ª Vara de Execuções Criminais de São Luís.
A juíza alegou que a carceragem do Corpo de Bombeiros no Anjo da Guarda não possui celas para prisão de mulheres, desta forma ela deve ser recolhida para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Lidiane Leite se apresentou nesta segunda-feira (28), junto com três advogados, na sede da Superintendência da Polícia Federal no bairro da Cohama, em São Luís.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal do Maranhão, Alexandre Saraiva, nesses 39 dias foragida, Lidiane Leite estava na zona rural da cidade de Bom Jardim a 277 Km da capital.

Vereador Elanderson de Bequimão pede recuperação da MA-106 Cujupe/Pinheiro


Em audiência com o secretário adjunto Ednaldo Neves realizada na Secretaria de Estado da Infraestrutura, o vereador Elanderson Pereira (PCdoB) solicitou a recuperação da rodovia MA-106, que liga o porto do Cujupe à cidade de Pinheiro.
A rodovia MA-106 é uma importante via do Estado, que dá acesso à capital São Luís, a Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses, com um fluxo de veículos bastante intenso, inclusive veículos de grade porte como carretas, caçambas e caminhões de carga, principalmente após a aumento do número de viagens de ferry–boat estabelecido recentemente pelo Governo.
O vereador Elanderson relatou que as condições de trafegabilidade dessa rodovia estão bastante precárias, principalmente no trecho compreendido entre o Povoado Triângulo, no município de Alcântara, passando por vários povoados de Bequimão, até o povoado Conceição em Peri Mirim.
“A intensidade e constância do tráfego de veículos aliados à qualidade ruim dos serviços e materiais usados nos trabalhos realizados nessa MA pelo governo passado resultaram na precariedade que hoje se encontra essa rodovia. E o trecho mais precário e mais suscetível a acidentes vai dos povoados Triângulo em Alcântara até Conceição em Peri Mirim.”
O secretário adjunto da Sinfra, Ednaldo Neves, ouviu atentamente a reivindicação do vereador Elanderson e, posteriormente, parabenizou o parlamentar pela iniciativa de buscar a Secretaria para apresentar as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos da sua cidade e das cidades adjacentes no que diz respeito às condições de trafegabilidade da MA-106.
Ednaldo disse que o governo Flávio Dino tem trabalhado incansavelmente durante os primeiros oito meses de gestão para transformar realidade do Maranhão. E que foram iniciadas pela Sinfra várias ações para recuperar a malha viária do Estado, tais como o Programa Mais Asfalto e a recuperação de várias MAs, a exemplo da MA-014, a estrada do peixe, a estrada do Arroz.
O secretário informou ainda ao vereador Elanderson que o processo licitatório para manutenção e conservação das MAs está em fase final de contratação das empresas e que logo que finalize esse processo de contratação, ainda este ano, em curto espaço de tempo a MA 106 será recuperada.
 PONTE CENTRAL-BEQUIMÃO
O vereador Elanderson aproveitando a oportunidade agradeceu também o empenho do governo para concretizar a ponte Central-Bequimão e solicitou, ainda, informações atualizadas acerca dessa relevante obra que beneficiará vários municípios que compõem Litoral Ocidental Maranhense.
“Minha visita à secretaria é também para trazer do povo de Bequimão e dos demais municípios beneficiados pela ponte Central-Bequimão um forte abraço ao governador Flávio Dino, a você e toda a equipe de governo pelo trabalho que vem sendo realizado para concretização desse grande sonho da cidade de Bequimão e toda a região”.
O secretário se disse feliz pelo reconhecimento e acrescentou que o Governo está tomando todas as medidas necessárias para tornar realidade e tirar do papel e do mundo dos sonhos a ponte que liga Central à Bequimão.
“Já foi concluído pelo Governo Flávio Dino o projeto executivo da Ponte. Agora estamos na fase preparatória do processo licitatório que escolherá a empresa que irá executar essa importante obra. Estamos preparando o edital do certame e logo, logo, a sim que finalizarmos iremos publicá-lo para que as empresas possam ter acesso as condições de contratação e finalmente possa ocorrer a concorrência, culminando com a contratação da empresa vencedora”, afirmou.


Beijinho no ombro prefeita fujona se entregou


Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou, nesta segunda-feira (28), à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís (MA). A ex-gestora municipal sumiu após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação.
Acompanhada por três advogados, Lidiane chegou na sede da PF por volta de 13h e entrou pelos fundos para não chamar atenção. Ela vai ser ouvida e depois será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito. Após os procedimentos, ela deve ser encaminhada para o quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís, onde permanecerá à disposição da Justiça.
lidianeLidiane Leite assumiu a prefeitura aos 22 anos (Foto: Arquivo pessoal)
O nome de Lidiane não chegou a ser incluído na lista vermelha da Interpol (a polícia internacional), como a PF havia anunciado no mês passado. O cerco para capturar Lidiane contou com o reforço da vigilância nas rodoviárias e aeroportos do Maranhão. O superintendente da PF Alexandre Saraiva chegou a anunciar que quem ajudasse a prefeita a se esconder seria incluído como participante de organização criminosa.
Prazo de 72 horas
Na última sexta-feira (25), o juiz da 2ª Vara do Tribunal Regional Federal (TRF) José Magno Linhares havia estipulado o prazo de 72 horas para que a prefeita afastada de Bom Jardim se entregasse. O magistrado entendeu que Lidiane Leite tinha interesse em se apresentar à Justiça para “prestar os esclarecimentos necessários à elucidação dos fatos”.
A decisão foi tomada após a apresentação de um pedido de revogação da prisão preventiva de Lidiane Leite, que foi feito pelo advogado de Antônio Gomes da Silva, ex-secretário de Agricultura do município.
Ex-secretários em liberdade
O ex-secretário de Assuntos Políticos de Bom Jardim, Humberto Dantas dos Santos, o “Beto Rocha”, e o ex-secretário Antônio Gomes da Silva tiveram a prisão preventiva revogada pelo Tribunal Regional Federal na última sexta-feira. Beto Rocha era namorado da prefeita e foi preso no dia 20 de agosto pela PF.
O magistrado José Magno entendeu que ambos não têm como “dar continuidade às práticas supostamente delituosas, ligadas ao desvio de verbas públicas transferidas à municipalidade”, segundo trecho da decisão publicada.
Vice empossada
No início de setembro, a Câmara Municipal de Bom Jardim cassou o mandato de Lidiane Leite. A perda do mandato aconteceu após ela se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem a autorização dos vereadores.
Após a decisão, a Casa empossou a vice-prefeita, Malrinete Gralhada, que já havia assumido o cargo interinamente, no dia 28 de agosto. Dos 13 vereadores, 10 compareceram à sessão extraordinária.
Auditoria
Na primeira semana de setembro, a nova administração do município de Bom Jardim (MA) começou a divulgar os resultados da auditoria, que está sendo realizada nas contas do município. A apuração chegou a uma fraude em recursos destinados ao setor responsável pelo programa Bolsa Família, do governo federal.
Os auditores afirmam ter descoberto novo esquema de desvio de dinheiro público, desta vez na Secretaria de Assistência Social de Bom Jardim. Conforme levantamento, a secretaria consumiu mais de R$ 1 milhão com o pagamento de diárias.
Documentos, depoimentos de servidores e extratos bancários reforçam a denúncia. Ainda de acordo com a comissão, pelo menos 20 funcionários de todos os níveis, dentro da assistência social, receberam as diárias.
O Ministério Público pediu, por meio de duas ações civis públicas por improbidade adminstrativa, a indisponibilidade dos bens e o afastamento de Lidiane.
Também foram denunciados o ex-secretário de Assuntos Políticos, Beto Rocha, os empresários Antônio Oliveira da Silva e Karla Maria Rocha Cutrim, da Zabar Produções (empresa contratada para reformar escolas), além do contador e pregoeiro do Município Marcos Fae Ferreira França.
presos1Ex-secretários municipais presos pela PF. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Quem reapareceu em um caso de desvios de verbas públicas é o empresário Fabiano de Carvalho Bezerra, envolvido em esquema de corrupção na Prefeitura de Anajatuba (MA), denunciado pelo quadro “Cadê o Dinheiro Que Tava Aqui?”, do Fantástico. Também aparecem nas denúncias o empresário Raimundo Nonato Silva Abreu Júnior, o motoboy nilson Araújo Rodrigues.
Reformas e aluguéis
Ação do MP mostra que a empresa Zabar Produções obteve R$ R$ 1.377.299,77 em licitação na modalidade tomada de preços para a reforma de 13 escolas municipais. O dono da Zabar afirmou, em depoimento à promotoria, que os valores recebidos pelo contrato eram repassados para a conta pessoal de Beto Rocha, que se encarregava de contratar os funcionários para as supostas reformas das escolas. Ele garantiu que quatro escolas chegaram a ter reformas.
A promotora Karina Freitas Chaves afirma que a “A4 Serviços e Entretenimento Ltda” é uma empresa de fachada, pois não há registros de uma sede ou de veículos. A empresa teria vencido licitação para locação de veículos na modalidade pregão presencial, no valor R$ 2.788.446,67.
Sem partido
Com o envolvimento nas investigações e a prisão decretada, a prefeita ficou sem partido. É que tanto o Partido Republicano Brasileiro (PRB), pelo qual ela se candidatou e se elegeu prefeita em 2012, quanto o Partido Progressista (PP), ao qual anunciou filiação em julho deste ano, negaram ao G1 a filiação da gestora municipal.
No último dia 10 de julho, a Lidiane realizou um comício em que tornou pública sua filiação ao PP. “É uma demonstração do meu ato de filiação ao PP, do meu apoio a Waldir (Maranhão)”, declarou em entrevista à equipe de reportagem da TV Mirante de Santa Inês (MA), que acompanhou o ato.
Vida humilde
Antes de se tornar prefeita por acaso e passar a ostentar uma vida de luxo nas redes sociais, a jovem vendia leite na porta da casa da mãe para sobreviver e viu a vida mudar após iniciar namoro com o fazendeiro Beto Rocha, que possui patrimônio em torno de R$ 14 milhões.
elesPrefeita cassada, Lidiane Leite, acompanhada do então namorado Beto Rocha (Foto: Arquivo pessoal)
Em 2012, o empresário foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impugnada e lançou a namorada pelo PRB. Lidiane acabou eleita com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289). Beto assumiu a Secretaria Municipal de Assuntos Políticos e acabou preso na “Operação Éden”, no dia 20 de agosto.
Protesto de hackers
No dia 24 de agosto, o grupo de hackers “ASOR Hack Team” invadiu o site da Prefeitura de Bom Jardim para protestar contra as denúncias de corrupção no executivo municipal. Quem acessava o domínio, encontrava a mensagem:
“Em apoio a população de Bom Jardim MA: Em resposta às denuncias de corrupção junto a prefeitura de Bom Jardim MA, este é nosso protesto!! EXIGIMOS RESPEITO A POPULAÇÃO!! Corruptos não passarão batidos!!”, diz a mensagem publicada na página eletrônica hackeada.
Prefeita ostentação
A rotina de ostentação, marcada por viagens, festas, roupas caras, veículos e passeios de luxo era divulgada por ela nas redes sociais. “Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados”, comenta na internet.
montalidianeLidiane Leite ostentava boa vida nas redes sociais (Foto: Fotos: Divulgação)
Em outro post, ela diz: “Devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando (sic)”.
Pedidos de afastamento
Antes da repercussão das denúncias de desvios de verbas da educação, a prefeita já havia sido afastada do cargo três vezes.
Na primeira vez, em abril de 2014, ela foi afastada por 30 dias pela Câmara Municipal de Bom Jardim após votação dos vereadores por “improbidade administrativa”, mas retornou ao cargo após obter liminar da Justiça em apenas 72 horas.
Na segunda vez, em dezembro de 2014, Lidiane foi afastada pelo juiz Raul Goulart Júnior. A decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em 48 horas.
O terceiro afastamento foi em maio deste ano, quando os vereadores votaram solicitação do Sindicato de Professores, que denunciava problemas na educação pública. A prefeita voltou ao cargo novamente por meio de liminar obtida em apenas 72 horas.
Bom Jardim
A cidade tem população estimada em 40.405, segundo o site do IBGE, e fica no Vale do Pindaré, na região oeste do Maranhão. Com índice de 0,538, ocupa a 175ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), da Organização das Nações Unidas (ONU), que analisa o acesso à educação, renda e expectativa de vida.
É considerada a segunda pior cidade para se viver no Vale do Pindaré, composto por 22 outros municípios. Após os escândalos envolvendo a prefeita da cidade, parte da população foi às ruas protestar pelo fim da corrupção.

Hospital Regional Jackson Lago já é realidade



Após anos de espera e atrasos na entrega, o Hospital Regional da Baixada foi inaugurado na manhã de hoje na cidade de Pinheiro segunda feira feira (28), com a presença do Governador Flavio Dino, Secretario e varias lideranças regionais como o Superintendente de Articulação Politica Luciano Genésio.
Esse Hospital que foi idealizado Pelo Governador Jackson Lago ainda em 2009 quando deixou na conta da prefeitura cerca de 12 milhões para a construção do então Socorrão da Baixada, uma forma de decentralizar os serviços de saúde e acabar com as “procissões” das ambulançias no Ferry Boat
No seu discurso entregando o hospital o Secretario de Saúde Marcos Pacheco  falou da grande alegria de esta  concretizando esse sonho do amigo, professor, medico e ex governador Jackson Lago. A Drª Clay Lago visivelmente emocionada agradeceu ao povo de Pinheiro pela sempre calorosa acolhida a ela e ao Jackson. Pediu licença ao governador para fazer também uma homenagem a o grande amigo Pe. Risso, amigo pessoal e inspirador do Saudoso Jackso Lago.
O Governado Flavio Dino afirmou que a escolha do nome não atendeu a vontade da classe politica, mas sim da vontade popular, que em 2006 deu a vitoria para ex governador assim como em 2010 e 2014 para ele, Flavio Dino.  “Pinheiro mostrou que sempre teve lado” e hoje essa obra vem contemplar nossa região em especial Pinheiro.

Projeto dos Hospitais Regionais
A proposta de organização da rede assistencial hospitalar no Maranhão, idealizada pelo governador Jackson Lago, consistia em dois princípios básicos. O primeiro conceito era a construção de grandes hospitais macrorregionais, a exemplo do que o próprio Jackson Lago fez no município de Presidente Dutra, inaugurando o Hospital Regional de lá em 2009.
Esse projeto foi importante, com o objeto de reduzir a pressão da demanda por leitos hospitalares nos grandes hospitais que já existiam – os dois Socorrões de São Luís, o Hospital Municipal de Caxias e o Hospital Municipal de Imperatriz. Na medida em que se amplia a oferta de leitos, aconteceria a redução da demanda nesses três grandes pólos, com isso, melhorando a qualidade do atendimento. Foi pensado e iniciado o projeto dos Hospitais Regionais em 2007 e 2008, com base no Hospital de Presidente Dutra.
Municípios beneficiados
Região de Pinheiro: Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia.
Região de Zé Doca: Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Candido Mendes, Carutapera, Centro Novo, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luis Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médice, Centro do Guilherme.
Região de Viana: Bacurituba, Palmeirândia, São Bento, Viana.


sábado, 26 de setembro de 2015

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONA JANELA E 6 MESES PARA FILIAÇÃO DE CANDIDATOS.


Presidente Dilma Rousseff.

Presidente Dilma Rousseff.
BRASÍLIA – Confirmado a sanção parcial da presidente Dilma Rousseff à reforma política que foi aprovada na Câmara Federal, já válida para as eleições municipais de 2016. Sendo que líderes da base aliada foram comunicados que a presidente vetou o financiamento empresarial de campanhas políticas, mas manteve a janela de 30 dias para mudança de partido e a diminuição de 1 ano para 6 meses do prazo para filiação partidária de quem queira disputar as eleições. A janela, ou seja, a permissão para mudança de partido sem o risco de perda de mandato vigorará no mês de março.

DIA DE COSME E DAMIÃO: CONHEÇA A HISTÓRIA DOS SANTOS ANÁRGIROS




Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.

Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.
 
Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro". A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado, para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Seus corações ardiam por ganhar vidas, e nisto se envolveram através da prática da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte.
 
Também preocupavam-se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da glória de Deus em Seus filhos” (Romanos 8.18:19).
 
Manifestaram Autoridade do Alto, pregando o Evangelho com sinais e prodígios. Sua linguagem e sua pregação “não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de Poder” (ICo 2.4). Desta forma, conseguiram plantar a semente da salvação em muitos corações, colhendo inúmeras conversões a JESUS. Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.
Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, quando o Imperador romanoDiocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano.

Por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".
 
Eles conheceram os princípios da fé cristã quando ainda eram crianças, e por isso recusaram-se a adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem duramente castigados. Ante o governador Lísias, ousaram declarar que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
 
Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos. E assim, Cosme e Damião foram martirizados.
 
Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria ao seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.
 
Os nomes de Cosme e Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no mundo inteiro. Até hoje, os gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha e Portugal. Além disso, são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.
 
Aqui no Brasil, a idolatria uniu-se à feitiçaria. A devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana yorubá. Cosme e Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27 de setembro, quando crianças saem aos bandos, pedindo doces e esmolas em nome dos santos.


 

Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Na festa da tradições afro, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.
 
Triste é ver a total profanação dos Princípios Eternos pelos quais os gêmeos árabes morreram. Nunca Cosme de Damião deram-se aos ídolos e jamais praticaram magia ou ocultismo, embora tenham sido acusados de fazê-lo. Mas o pecado do homem e a maldade de Satanás, que distorce os padrões do SENHOR, fazem com que o engano se propague por gerações, através dos séculos, tornando o mal uma tradição cultural. Eles foram cristãos fiéis até o fim amaram o SENHOR sem medida e sem restrições manifestaram JESUS em suas vidas diárias e assim, ganharam inúmeras almas ao SENHOR, através do Amor e da Pregação.

É neste testemunho que nós devemos nos inspirar.

Assembleia concede título de Cidadão Maranhense a Duarte Júnior


O advogado e presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA), Duarte Júnior, , recebeu da Assembleia Legislativa títulos de Cidadãos Maranhenses. A entrega das honrarias aconteceu em sessão solene realizada nesta sexta-feira (25), no plenário Nagib Hackel.
O gestor nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para São Luís aos 12 anos e desde então vem construindo sua vida profissional e pessoal no Maranhão. Atualmente, é professor e coordenador da Pós-Graduação em Direito do Consumidor na Universidade Ceuma. Este ano, após anúncio do governador Flávio Dino, assumiu a presidência do PROCON-MA, com a missão de tornar o órgão presente na vida das pessoas. Junto com sua equipe, acumula inúmeras ações em prol dos consumidores maranhenses.
“O Duarte Júnior é uma pessoa que tem prestado um grande serviço para o Maranhão. Na sua gestão, o PROCON ganhou vida, tanto que o Governo do Estado o transformou em autarquia, justamente por conta desse excelente trabalho que ele vem desenvolvendo em prol dos consumidores maranhenses”, assinalou deputado Othelino Neto.
Na solenidade, Duarte Júnior discursou sobre a sua responsabilidade, agora como cidadão maranhense, e agradeceu a confiança e o reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo. “Eu recebo esse título com muita alegria. Hoje, com 29 anos, receber essa homenagem aumenta a nossa responsabilidade em fazer muito mais pelo Maranhão e pelos maranhenses”, declarou.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...