quinta-feira, 16 de julho de 2015

No MA, multas por irregularidades em bancos somam R$ 400 mil

Em agência bancária em São José de Ribamar, a equipe constatou demora na fila de espera e falta de distribuição de senhas (Foto: Divulgação / Secom)Em banco em  S.J. de Ribamar, equipe constatou demora na fila de espera e falta de distribuição de senhas (Foto: Divulgação / Secom)
Noventa e duas agências bancárias no estado do Maranhão foram alvos da “Operação Paciência”, desencadeada pelo Procon-MA e que tem o objetivo de fiscalizar a qualidade do atendimento ao consumidor de todo o estado. O saldo da ação do órgão de defesa do consumidor foi à aplicação de R$ 400 mil em multas às instituições financeiras, no período de janeiro a junho deste ano.

Este mês, a operação chegou a 28 agências, sendo 14 em São Luís, quatro em Estreito, seis em Santa Inês e mais quatro em São José de Ribamar. Já foram fiscalizados 37 bancos em São Luís, dois em Paço do Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon, cinco em Codó, seis em Caxias, quatro em Estreito, cinco em Açailândia, três em Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim, quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e quatro em São José de Ribamar.

Entre as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes de fiscalização do Procon estão: a demora na fila de espera, falta de distribuição de senhas, redução do número de caixas para atendimento, consumidores esperando do lado de fora da agência, banheiro único para homens, mulheres e pessoas com deficiências físicas; falta de divisórias que separam o consumidor atendido no caixa dos demais e ausência do painel de senha e da porta giratória e de assentos para clientes aguardarem o atendimento.

Negociação
Desde maio, gestores do Procon discutem com as representantes  das instituições bancárias soluções para as principais reclamações dos consumidores.  A iniciativa garantiu a construção de agências novas nos municípios de Codó e Buriticupu.

Os representantes das instituições financeiras também deixaram a promessa de que irão desenvolver melhorias baseadas no mapeamento apresentado pelo Procon para agilizar o atendimento e evitar filas; além da promessa de melhorar a infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências; e de fornecer orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem ser realizados nos caixas eletrônicos.
Encontros periódicos estão sendo realizados para a apresentação de metas, referentes à melhoria do atendimento bancário. A próxima reunião está marcada para o dia 17 de agosto.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...