sexta-feira, 3 de julho de 2015

Governo lança Operação ‘Férias com Segurança’ do Corpo de Bombeiros, neste domingo (5), na Avenida Litorânea

Uma grande ‘Caminhada Preventiva’ celebra, neste domingo (5), o lançamento da operação “Férias com segurança”, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Executada pelo Governo do Estado, a operação visa garantir tranquilidade e segurança aos maranhenses e turistas durante as férias de julho.
A caminhada, que encerra a programação da Semana Nacional dos Bombeiros, tem o propósito de estimular a sociedade para a prática esportiva. A concentração será às 8h30, na Avenida Litorânea, na sede do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), no Calhau.
“É mais uma atividade para garantir que as férias, em São Luís, transcorram dentro da normalidade, conscientizando a população de que a atenção e a precaução são as melhores formas de aproveitar o lazer das famílias, evitando riscos de afogamento e outras situações que podem ocorrer nesses ambientes”, disse o comandante geral, coronel Célio Roberto.
Ele fez também o chamamento de toda sociedade para o encerramento das festividades do Dia do Bombeiro. “Queremos contar com a presença de toda sociedade ludovicense e dos turistas para uma manhã festiva e animada, em que estaremos também, alertando para a importância da prática regular de atividades físicas”.
Participará as polícias Militar, Civil, Grupo Tático Aéreo (GTA), Exército e outras instituições, militares de todas as unidades operacionais, departamentos e seções da capital, além de integrantes dos projetos Bombeiro Mirim, Melhor Idade e Golfinho. Haverá distribuição de pulseiras de identificação e folderes com dicas e orientações aos banhistas. Ao final, acontecerão simulados de resgate com a presença da aeronave do GTA.
Haverá apresentação de viaturas e equipamentos que serão empregados no trabalho preventivo dos guarda-vidas durante a temporada e o detalhamento do planejamento da Operação. Serão realizados atendimento às emergências e a atuação ostensiva de guarda-vidas, fazendo rondas e o monitoramento a pé, com quadriciclos, moto aquáticas e embarcações nas praias do Calhau, São Marcos, Marcela, Araçagi, Panaquatira e a Praia de Banho.
Os trabalhos se estenderão até o dia 2 de agosto, quando termina o período de férias na capital maranhense, e intuito de desenvolver ações preventivas, ampliar o serviço de atendimento e evitar afogamentos e acidentes diversos em toda extensão marítima da ilha.
Pelo plano do BBMar, ‘Férias com Segurança’ consistem na realização de diversas ações, entre elas o reforço do efetivo de militares, a distribuição de postos móveis de salva-vidas, de acordo com o movimento das praias, e o trabalho de educação e conscientização de donos de bares, restaurantes e também dos próprios banhistas quanto a atenção às placas de alerta de segurança e as precauções que devem ser tomadas com o mar.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...