segunda-feira, 22 de junho de 2015

Programação oficial do Governo para os festejos juninos retoma tradições e faz homenagens aos mestres da cultura popular maranhense

 Tocadores do boi da Madre de Deus


Valorizando a cultura maranhense, o Governo do Estado inaugurou oficialmente, na sexta feira (19), 15 arraiais com uma programação diversificada para a temporada junina em São Luís. Entre os arraiais, três tiveram destaque especial, com homenagens (in memorian) a mestres da cultura popular maranhense.
O arraial do Ipem recebeu o nome o cantador do boi de Axixá, Donato Alves; o do Parque Folclórico da Vila Palmeira, que leva, este ano, o nome de Humberto Mendes, cantador do Boi de Maracanã; e o Arraial do Ceprama se apresenta como Arraial Apolônio Melônio.
Distribuídos em pontos diferentes da região metropolitana de São Luís, os arraiais, com uma programação diversificada, reuniram, neste primeiro dia de funcionamento, milhares de maranhenses e, também, turistas que vieram ao Maranhão, atraídos pelas festividades do período junino.
O Arraial do Ceprama, que leva o nome do mestre Apolônio Melônio, fundador do Boi da Floresta, foi um destaques. Reuniu tradição e irreverência no palco onde passaram atrações como a cantora Mila Camões e o Boi da Maioba, que realizou o encerramento da primeira noite.
“Apolônio dedicou sua vida pela sobrevivência da cultura. Presente nas transposições que o Bumba Meu Boi sofreu, ele contribuiu para a que as danças populares atingissem todas as classes. O Boi da Floresta agradece à Secretaria de Cultura pelo empenho nessa homenagem e pelo seu reconhecimento em memória", declarou a viúva de mestre Apolônio, que pretende dar continuidade ao grupo de cultura popular após o falecimento do esposo.
Para a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, a concepção deste projeto, levando em consideração esta homenagem, comprova o alinhamento existente entre o desenvolvimento da política pública cultura que vem sendo implementada pelo governador Flávio Dino e os maranhenses.
Muita festa

Nos outros pontos de São Luís, o Arraial Donato Alves (Ipem) e o Arraial Humberto de Maracanã (Parque Folclórico da Vila Palmeira) também atraíram público que voltou a contar com estes espaços como opção para brincar o São João. A professora universitária, Cecília Matsug, aprovou a organização dos espaços. “Eu não tinha mais a lembrança de como era o São João aqui no Ipem. A organização, o controle de acesso do público por equipe de segurança nos deixa mais tranquilos. Acho que o Governo do Estado faz bem em retomar a programação em espaços como este. São equipamentos de uso comum, e que precisam ser mais bem aproveitado, como estão sendo”, expôs.

Estes três arraiais de referência e os instalados nas praças Vivas mantém seu funcionamento com programação junina intensiva até o próximo dia 29 de junho. A programação completa dos festejos está sendo distribuída pela equipe de trabalho da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) nos arraiais e está disponível no site oficial do Governo do Estado do Maranhão:www.ma.gov.br

Batalhão do Maracanã 

Belas brincantes do bumba-meu-boi de Humberto de Campo


Tambor de crioula de Maria Luiz no Arraial Donato Alves, no Ipem

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...