segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pacientes de hemodialise deixam de ser assistidos pelo TFD em Pinheiro

Depois que Prefeitura de Pinheiro negou as passagens para pacientes que precisam fazer hemodiálise na capital, revoltadas um grupo de hemofílicos  Carol, Meyre e Conseição procurou o Programa Repórter Cidadão para denunciar o descaso com esses pacientes, a  que na sua maioria são pessoas carentes, e para a surpresa das mesma em uma campanha de solidariedade relâmpago feita pelo apresentador Wellington  Sergio o programa conseguiu sensibilizar a população, que em menos de uma hora doou quase dois mil reais para mesma.
Segundo elas a prefeitura esta com uma divida de quase  de 200 mil ao Munda Cabo de Aço, que fazia o transporte dos pacientes para prefeitura pelo TFD. “Cabo de aço não aguentou  mais, já que nos últimos meses vinha recebendo pagamento em combustível, e agora nem isso, ai,  ele teve que suspender as viagem”,desabafou uma delas,  e ao que parece as autoridades continuam dormindo em berço esplêndido e o prefeito debochando de todos.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Caberia ao MP, a Justiça intervir. Porque para esta semana as três pacientes tem como se deslocar para São Luis, e depois? Além delas existem outros pacientes.Será preciso que alguém morra para que alguém faça alguma coisa? O prefeito não  precisa, faz tratamentos nos melhores e mais caros hospitais de São Paulo, o povo não pode pagar pela omissão do prefeito e principalmente das autoridades  que assistem esse caos e não fazem nada.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...