quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Começo promissor na Câmara

Sempre lamentei a desunião da bancada maranhense na Câmara Federal em torno da solução dos grandes problemas do nosso estado. De fato, a arrogância dos que estiveram no poder por tanto tempo, aliada à perspectiva de poder continuado causou essas mazelas. A longa briga política no Maranhão concorreu para que os deputados federais eleitos no estado nunca tivessem tido uma atuação firme e unida em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado. Resultado disso é que havia uma lacuna de debates em torno dos reais problemas que afligiam e afligem a população maranhense.
Ora, se havia forte resistência em reconhecer o ambiente de pobreza que envolvia o estado, as dificuldades com a educação, saúde e segurança, além de outras deficiências de toda a ordem na infraestrutura, então ficava muito difícil unir a bancada em torno de projetos estruturantes.
Como se não bastasse, os deputados que reconheciam essa realidade nefasta e ousavam contrariar a propaganda oficial eram imediatamente repreendidos e ficavam sob suspeita.
O poder absoluto de um grupo hegemônico conduzia a uma apatia dos membros do congresso que acabavam por pautar seus mandatos em projetos de interesse eleitoral, geralmente municipais e sem atuação em conjunto. O meu palpite é que tenha concorrido para isso a grande força política do ex-presidente José Sarney, que dispensava, de certa maneira, essa ação por parte da bancada federal.
Diferentemente do que acontecia com bancadas de outros estados, que agiam coordenadamente em benefício de seus estados, a bancada maranhense se isolava. Com isso, muitas emendas foram perdidas, prejudicando o Maranhão. Foram anos difíceis e que corroboraram para o nosso atraso relativo aos outros estados. Infelizmente era isso o que acontecia. O poder enorme distorcia tudo.
Agora, no entanto, parece que novos ventos começam a soprar. E quero saudar aqui o novo ambiente existente nessa legislatura entre os deputados maranhenses. Causou entusiasmo entre todos o clima de companheirismo e atenção entre os parlamentares do Maranhão, a discussão madura de temas importantes.
A eleição do novo coordenador da bancada – por unanimidade – foi um reconhecimento dos méritos e da grande experiência do deputado Pedro Fernandes no Congresso. Ele tem trânsito fácil entre todos os parlamentares da Casa e isso é uma característica importante. Além dessa justa decisão, houve ainda o estabelecimento de uma nova regra muito democrática de limitar em um ano o mandato do coordenador. Por fim, não faltou também o reconhecimento do trabalho do antigo coordenador Sarney Filho.
O coordenador da bancada parlamentar representa os demais deputados dentro das diversas instâncias da Câmara e do Senado na defesa das posições da bancada e daquilo que foi decidido internamente. É muito dignificante ser escolhido coordenador e merecer a confiança de todos os outros pares.
Foi digno de nota também o surpreendente entrosamento entre os jovens e os mais experientes deputados e os que foram eleitos pelo governo e pela oposição. Há um amadurecimento político espantoso, diferente de tudo o que havia antes, não existindo qualquer tipo de cobrança política entre nós.
Com a experiência que granjeei nesses anos de duras lutas políticas em que convivi com ambientes hostis entre grupos políticos, me atrevo a afirmar que um tempo novo e promissor começa a envolver o Maranhão. E isso sem dúvidas trará grandes benefícios para uma melhor atuação parlamentar.
Tomara que essa impressão se confirme no cotidiano de atuação da bancada e que os deputados se mantenham unidos em torno da defesa dos grandes temas do Maranhão. Tenho grandes esperanças de que a mudança chegou também a essa Casa!
De minha parte, minha atuação no Congresso tem sido de grande dedicação no suporte ao governo de Flávio Dino. Ele tem impressionado as pessoas e entidades que o visitam pela dinâmica da sua gestão e pela inteligência e firmeza de suas ações.
Flávio é um governador que lê os documentos que chegam as suas mãos e, dessa forma, se mantém sempre preparado para discutir os projetos em pauta. É uma grande mudança! À vista, um futuro possível para o Maranhão!
  José Reinaldo Tavares

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...