O PTB aprovou, em convenção nacional, nesta sexta-feira (27), apoio à candidatura presidencial de Aécio Neves (PSDB). O presidente do partido, Benito Gama, já havia adiantado que apoiaria o tucano após surpreendente ruptura com o Partido dos Trabalhadores, de Dilma Rousseff, no último dia 21. Apesar de se aliar com o PSDB no plano nacional, o PTB está livre para apoiar o PT em alianças regionais, o que deve acontecer em pelo menos nove estados.
A cerimônia foi conduzida por Gama, em Salvador, capital baiana, com aproximadamente cem integrantes do partido. A decisão de apoiar Aécio foi aprovada por aclamação. Os favoráveis se levantaram e confirmaram apoio ao mineiro, formando a maioria entre os presentes.
Dissidentes do partido protestaram e clima ficou tenso na convenção, principalmente entre os diretórios do Rio Grande do Sul e de Pernambuco. O senador Armando Monteiro Neto (PE), reclamou por não ter sido consultado sobre a ruptura com o PT. Disse não ter recebido “sequer um telefonema” sobre o assunto. “Eu merecia do partido um mínimo de consideração, que pudesse se expressar em uma simples consulta, em um diálogo, uma conversa”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário