quinta-feira, 10 de abril de 2014

Estado de emergência termina sem Roseana Sarney entregar os 11 presídios prometidos

penitenciaria de pedrinhas 450x282 Estado de emergência termina sem Roseana Sarney entregar os 11 presídios prometidos
Passado o fim do prazo estipulado pelo governo do estado para a construção de dez novos presídios no interior e um na capital que atenuariam a crise no sistema prisional do estado, nenhuma unidade foi inaugurada. A construção dos presídios que seria iniciada dez dias após o decreto do estado de emergência, com dispensa de licitação, apenas integra a lista de promessas do governo Roseana Sarney (PMDB).
Em 10 de outubro de 2013, o governo do estado decretou o estado de emergência prometendo construir onze unidades prisionais para sanar a crise carcerária no estado. Em janeiro, ainda mais agravada a crise de segurança no Maranhão, o governo do estado firmou compromisso para implementar onze medidas organizadas pelo Comitê Gestor de Ações Integradas para a resolução da crise no sistema penitenciário.
Passados os 180 dias estipulados em outubro, com 62 assassinatos com requintes de crueldade nas unidades prisionais do estado, ataques a ônibus e delegacias, execução de policiais e um cenário de efervescência crescente na violência do estado, o governo ainda não inaugurou os presídios.
A última informação oficial do governo estado sobre a construção dos presídios versa de 19 de março de 2014. Nesta data, o governo divulgou release informando que “o Presídio de Segurança Máxima, que está sendo construído em São Luís e que, segundo o secretário, deve ficar pronta em setenta dias, garantirá 479 novas vagas ao sistema”. As publicações oficiais, no entanto, não relataram nada sobre o andamento da construção das unidades do interior do estado.
Se estivesse concretizada a promessa da governadora de entregar as unidades prisionais, seriam criadas 2.326 vagas nas penitenciárias do estado. Os presídios seriam construídos em cidades como Imperatriz, Bacabal, Coroatá, São Luiz Gonzaga, Timon e Pinheiro. Questionada sobre o andamento das obras no interior do estado, a Secretaria de Comunicação do Estado não enviou respostas à nossa redação.

Nenhum comentário:

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...