POR JULLYCAMILO e OSWALDO VIVIANI
Duas audiências vão ocorrer hoje (29) na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), no Renascença. O objetivo das audiências é resolver a situação das 25 pessoas – incluindo um adolescente de 17 anos – que estavam sendo submetidas a trabalho degradante na construção das barracas do Arraial da Lagoa, em São Luís. Elas foram resgatadas pelo MPT e pela Polícia Federal (PF).
barracas da Lagoa_foto Gferreira (9)
Ainda há muito o que construir no Arraial da Lagoa. (Foto: G. Ferreira)
A primeira reunião acontece por volta de 10h. Estarão presentes representantes do governo do estado; da empresa Carmel Construções (responsável pela contratação dos trabalhadores); da administração da Lagoa da Jansen e do São Luís Convention & Visitors Bureau.
Às 16h, será a vez dos trabalhadores resgatados. A maioria deles é natural da cidade de Penalva (Baixada Maranhense). Os trabalhadores prestarão informações aos procuradores sobre as condições de trabalho às quais estavam sendo submetidos há 15 dias.
Segundo o MPT, os resgatados ganhavam R$ 40 por dia, sem contrato de trabalho formal. Eles não recebiam EPIs (equipamentos de proteção individual), viviam em alojamentos improvisados e sequer tinham um local adequado para realizar a higiene pessoal – que era feita improvisadamente, numa caixa d’água ao ar livre.
Segundo a procuradora Virgínia Neves – que será responsável, hoje, pela condução das audiências –, “num primeiro momento, será realizado um acordo extrajudicial, com o objetivo de investigar o grau de responsabilidade de cada envolvido, e regularizar o mais rápido possível a situação dos trabalhadores”.
Posteriormente, conforme a procuradora, será firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em que os empregadores deverão se comprometer a não reincidirem no erro.
caixa dágua
Os trabalhadores tinham de banhar numa caixa d’água
“Caso não haja acordo, poderemos instaurar uma Ação Civil Pública, ressaltando, que independentemente de qualquer coisa, as responsabilidades de cada agente será apurada e os mesmos responderão por seus atos. Nesse momento, o mais importante é regularizar a situação dos trabalhadores que foram resgatados”, explicou Virgínia Neves.
Os auditores fiscais do Trabalho José Antônio Borba e Maria da Graça Everton embargaram a obra na segunda-feira (27) e emitiram vários autos de infração pela falta de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
01 procuradora Virgínia
A procuradora do Trabalho Virgínia Neves: ‘Apuraremos as responsabilidades’
De acordo com o chefe de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego no Maranhão (MTE-MA), Silvio Pinheiro, um acordo prévio já foi realizado com a Carmel Construções, e a partir desta quarta todos receberão suas verbas rescisórias na sede do MTE.
Na manhã de ontem, a reportagem do Jornal Pequeno esteve na Lagoa da Jansen, e constatou que, pelo estágio em que estão as obras, o Arraial da Lagoa corre o risco de não acontecer nestas festas juninas.