sábado, 29 de outubro de 2011

Prefeito José Arlindo reinaugura praça de São José




Em uma noite de  festa, a Prefeitura de Pinheiro  reinaugurou na noite de sexta-feira, 28, a praça “São José”, no bairro do Fomento.
O evento teve início às 19h30 com  uma carreata saindo da Praça da Matriz e finalizada com uma missa celebrada pelo padre Risso, pároco da Igreja  São José, e contou com a participação de varias autoridades e milhares de pessoas.
Esquecida por várias décadas, o espaço estava todo deteriorado agora, a nova praça se tornou um verdadeiro cartão postal, uma bela porta de entrada para os bairros do Fomento, João Castelo e Bubalina.
Durante o evento, Padre Risso falou que a inauguração da praça representava o fim de anos e anos de reivindicação por melhorias naquele espaço que por muito tempo ficou abandonado e, por isso, parabenizou o prefeito  Arlindo pela iniciativa e vontade política. Também agradeceu o empenho do grupo político e a comunidade católica do bairro e que acompanhou toda a história.
Jose Arlindo falou da Reconstrução da praça, e das dificuldades em realizar a obra por falta de recurso, já que era da Emenda Parlamentar do deputado Penaldon e não foi honrado pela governadora Roseana Sarney que parece boicotar a cidade do seu pai. Na oportunidade Arlindo anunciou para o inicio de novembro a reconstrução da quarta praça a da Liga e em seguida a de Bom Viver.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Missa de 7º dia

                                                            CONVITE
A Familia de Thiago Araujo Lobato, convidam a todos os amigos para a missa pela passagem do sétimo dia da sua morte, e de já agradecem a todos que compartilharam esse momento de solidariedade humana.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeito José Arlindo Decreta Ponto Facultativo

POR PINHEIRO
Prefeito Zé Arlindo

Em virtude da comemoração do Dia do Servidor Público, no dia 28 de outubro, o prefeito José Arlindo  decretou ponto facultativo, nesta sexta-feira, em todas as repartições públicas municipais.
O decreto foi assinado nesta quarta-feira e será publicado no Diário Oficial dos Municípios, nesta quinta-feira (27). De acordo com o decreto, serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimentos de saúde de urgência e emergência deverão funcionar normalmente.
Aproveitando a data o prefeito estará entregando a sociedade pinheirense  uma moderna e aconchegante “ Praça São José” que será inaugurada as 20 horas em meio as festejos do Glorioso São José.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Algusto Nunes da Veja

 Direto ao Ponto

A Casa do Espanto se supera: filho de Lobão aparteia Sarney para propor que a corrupção seja considerada crime hediondo

Emocionado com o discurso do senador José Sarney que qualificou de “uma chaga da nossa sociedade” a impunidade dos homicidas, o senador Lobão Filho aparteou o orador para avisar que apresentará até quinta-feira um projeto de lei que transforma a corrupção em crime hediondo. Segundo a legislação, delitos enquadrados nessa categoria, como o homicídio qualificado e o tráfico de drogas, não admitem fiança, são punidos com mais severidade e obrigam os condenados a cumprirem a pena em presídios de segurança máxima.

Sim, parece piada. Mas é só o Brasil. Quem subiu à tribuna para exigir que os pecadores sejam castigados foi Madre Superiora, animadíssimo com a estatização da Fundação José Sarney, penúltima delinquência cometida pela Famiglia (veja reportagem na seção O País quer Saber). E quem promete jogar pesado em favor da moral e dos bons costumes é o filho e suplente do ministro Edison Lobão, vulgo Magro Velho. “O crime de desvio de recurso público na área da saúde, da educação, tem um poder de homicídio em massa”, entusiasmou-se Lobinho ao anunciar “uma contribuição à ideia de Vossa Excelência”.

Sarney matou a bola no peito, baixou no gramado e devolveu de trivela. Depois de cumprimentar o colega do PMDB maranhense pela feliz iniciativa, jurou que se sentia “profundamente gratificado por ter sensibilizado o Senado para o problema da impunidade”. Não, nenhum dos dois ficou maluco. É que a dupla está cansada de saber que, se uma coisa dessas for aprovada e a Justiça fizer o que deve, a Casa do Espanto será fechada por falta de quórum.

Pela Mãos do povo, esse ultimo no voto, Vive graça ao TSE

Decadente...


APRESENTADORA DO SBT DETONA O SENADOR JOSÉ SARNEY

Postado por Chagas Freitas
O vídeo a seguir faz uma pesada crítica ao ex-presidente da República, ex-governador do Maranhão e atualmente Senador da república pelo Amapá. E o prefeito Costinha acha, se acha melhor que um senador? Observe bem o vídeo. Se o senador fosse um desequilibrado, iria querer processar a apresentadora como forma de tentar através do judiciário o que tenta determinados indivíduos despreparados que não sabendo conviver com a adversidade política, começam a tropeçar na tentativa de protegerem todas as suas arbitrariedades na cidade.

sábado, 22 de outubro de 2011

Nota de Pesar


É com pesar e consternação, que o PSDB de Pinheiro, lamenta profundamente o falecimento do companheiro Thiago Araujo Lobato, ex-presidente da sigra em Pinheiro. O Jovem companheiro de luta partiu para um Plano supeiror hoje por volta das 8:45 hs.
Companheiro sua luta não foi em vão, nós que aqui ficamos continuaremos essa luta pela liberade do povo maranhense em especial dos amigos de Pinheiro.
Aos simples pedimos que descansem em Paz, mas você com certeza vai continuar nos ajundando nessa luta ardua, agora ao lado de Deus Pai, que iluminarar ainda mais sua passagem pela terra!
Saudades Amigo!
ESTAMOS DE...

O prefeito José Arlindo é o mais novo integrante do PSB.‏



O prefeito de Pinheiro José Arlindo Silva Sousa deixou o DEM e se filiou ao PSB – Partido Socialista Brasileiro, que é presidido a nível nacional pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos e que concorrerá a reeleição de prefeito.
A saída de Zé Arlindo do DEMOCRATAS  foi por conjunção de fatores e foi considerada  uma grande baixa no partido, no estado. O DEM já havia  perdido vários integrantes.
“Não me sentia confortável no DEM e por isso resolvi procurar uma legenda onde pudesse disputar a reeleição com segurança. Fui convidado para integrar as fileiras do PSB, ao lado de grandes maranhenses, como o deputado federal Jose Ribamar Alves e o ex-deputado Roberto Rocha”, disse o prefeito em entrevista ao blog.
Zé Arlindo disse ainda que estava incomodado no DEM, partido aliado do seu adversário Filuca Mendes, e que na direção estadual a orientação era para que não fizesse oposição ao seu adversário político. “Havia uma discordância de pensamento, de ideologia entre eu e a direção”, explicou.
Arlindo contou que estava “sem voz” na antiga legenda. Reclamou ainda da “perseguição” que vem sofrendo do seu opositor.
“Minha saída do DEM foi ocasionada por um conjunto de fatores. Eu era sempre um estranho no ninho e achei melhor sair. Eles foram criando a estrada para minha saída, e eu saí. Mas saí pela porta da frente”, completou.
O prefeito disse esperar crescer com o PSB. “Vou ajudar o partido a crescer”, declarou.

Carta ao Pêta



Prezado Dr. Pêta;
Essa aprovação em caráter de urgência da 'Estatização da Fundação Sarney' foi simplesmente uma falta de respeito com os maranhenses. Esses deputados são eleitos para defender os interesses do povo, deveriam ter vergonha do que fazem. Então, pensei numa sugestão para dar:
– Os deputados da Assembleia Legislativa do Sarney gostam de ser eficientes, porque eles (deputados) não fazem também em caráter de urgência uma aprovação diminuindo o salário deles e doando para a Fundação Sarney;
– Que tirem as verbas destinadas para os gabinetes e também doem para a Fundação Sarney;
– Façam mobilizações entre eles para arrecadar verbas para a tal Fundação Sarney;
– Eles teriam que tirar dinheiro deles, e não tirar o dinheiro que vai para a Educação, Saúde, Segurança... e que dificilmente chega.
Afinal de contas, para que vai servir essa Fundação? Vai tirar o Maranhão da linha da pobreza? Vai melhora a saúde? Essa Fundação não vai servir para educação dos meus filhos, não vai servir para o povo que chora de fome, chora de dor nos hospitais; não vai servir por uma educação melhor e tão pouco tirar o Maranhão da taxa de mortalidade infantil.
Então, para que gastar tanto dinheiro com uma fundação que vai satisfazer somente um ego, somente uma pessoa? Nós, maranhenses, não devemos favores e tão pouco o idolatramos para pagar tão caro.
(Yanne Monteiro – São Luís MA)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atenção Maranhão! Mais um Ditador Bigodudo é morto pelo povo...












O jornal Vias de Fato promoverá um debate sobre:

Mídia Alternativa,
Sociedade Civil e Luta Social
 
Participantes:
 
Igor Felippe Santos – É jornalista. Trabalha em São Paulo como editor do site do MST, integra o Centro de Estudos Barão de Itararé e a Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária.
 
Flávio Reis – É professor do curso de Ciência Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e autor do livro Grupos políticos e estrutura oligárquica no Maranhão.  
 
Helciane Araújo - É jornalista, socióloga, professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e autora do livro Memória, mediação e campesinato: as representações de uma liderança sobre as lutas camponesas da pré-Amazônia maranhense.
 
Quando: Dia 9 de novembro de 2011
 
Onde: Sindicato dos Bancários (Rua do Sol)
 
Horário: 18h30min  
 
O evento faz parte da comemoração pelos dois anos de fundação do jornal Vias de Fato. A entrada é franca. Ao final do debate teremos música, cachaça e camarão seco.  

Bronca Geral no Claudio Humberto


20/10/2011 | 00:58

Misturando publico com privado

A Fundação José Sarney será mantida com recursos público do Estado do Maranhão. A governadora anota que, com “grata satisfação”, submete à apreciação dos deputados projeto que cria a “Fundação da Memória da República Brasileira.” Sucessora da atual Fundação José Sarney Com o apoio do bloco parlamentar que dá suporte à gestão da filha de Sarney, e o servilismo é majoritário na Assembléia. Sem esquecer que no auge da crise do Senado, diante da denúncia de que sua fundação malversara verbas de patrocínio da Petrobras, Sarney acenara com a hipótese de fechá-la. o Povo vai pagar a conta. Eta Maranhão! Viva o TSE.

Gustavo Urbano Lopes 
Pinheiro - MA 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Prorrogado prazo para estudos sobre a criação de novos municípios




Foi aprovado em sessão extraordinária da Assembleia, realizada nesta terça-feira (18), o projeto de Resolução Legislativa 059/11, de autoria da Mesa Diretora, que prorroga por mais 60 dias o prazo fixado pela Resolução Legislativa 618/11, que regulamenta as competências da Assembleia Legislativa no que tange aos estudos de viabilidade municipal para a criação de municípios no Estado do Maranhão.
A votação do projeto de Resolução 059/11 só foi possível acontecer na sessão extraordinária de hoje (18) em razão da apresentação e aprovação do Requerimento 417/11, de autoria do deputado Jota Pinto (PR), que propôs a votação do referido projeto em caráter de urgência.
O projeto de Resolução Legislativa 059/11 aprovado altera o artigo 2° do projeto de Resolução 618/11, que fixava o prazo de 120 dias, a contar do recebimento do requerimento do pedido de criação de novo município pela Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, para o Estudo de Viabilidade do Município a ser criado e da área remanescente do município pré-existente.

TJMA recebe denúncia contra o prefeito de Central do Maranhão

Em sessão realizada nesta terça-feira, 18, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu denúncia contra o prefeito do município de Central do Maranhão, Irã Monteiro Costa.
Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de não usar adequadamente recursos destinados à educação e também de suposta fraude em processos licitatórios referentes ao exercício de 2006.
Prefeito do município de Central do Maranhão Irã Monteiro Costa
O relator do processo, desembargador José Luiz Almeida, recebeu a denúncia, destacando em seu voto que a defesa não apresentou argumentos suficientes para eliminar os termos integrais da acusação.
Os desembargadores Raimundo Melo e Bayma Araújo acompanharam o relator.
(Ascom/TJMA)

Viva o Maranhão! Até Ambulâncias são abandonadas


MA: veículos comprados com dinheiro público estão abandonados

Um dos pátios é usado pelo governo do estado para colocar carros oficiais que foram descartados e não estão sendo mais usados.

A frota do abandono é formada por ambulâncias, carros, vans e caminhonetes comprados no Maranhãocom dinheiro público. Os veículos só carregam ferrugem e descaso.
Carros com pouco uso, comprados com dinheiro público e já abandonados. No pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Luís são muitos veículos com menos de dez anos se estragando com o tempo. Um deles, modelo 2005 e ainda em boas condições, está encostado e já com pneus murchos, assim como outro, do mesmo ano de fabricação, que já teve até algumas peças retiradas.
A picape, que custa perto de R$ 70 mil, também está no setor dos abandonados, tomada pela poeira. Carros cheios de ferrugem foram aposentados depois que a frota nova chegou. Nunca tiveram destino, envelheceram e foram depenados.

“É preferível adquirir novos carros ou então locar carros do que consertar esses carros no estado em que estão”, afirma José Inácio Rodrigo, superintendente do Incra no Maranhão.
Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o setor de transportes também acumula carros em bom estado que foram inutilizados. Na Fundação Nacional de Saúde, alguns demoraram tanto para serem reaproveitados que hoje parecem vasos de planta.

O governo do Maranhão também tem pátios lotados de carros que viraram sucata antes do tempo. Um dos pátios é usado pelo governo do estado para colocar carros oficiais que foram descartados e não estão sendo mais usados.
Entre tantos veículos, há até uma ambulância, que tinha até uma estrutura de UTI semi-intensiva, aparentemente em boas condições, mas que foi simplesmente abandonada. Há mais ambulâncias do mesmo jeito. O governo diz que em breve será feito um leilão.
Quem passa pelo pátio cobra agilidade. “Eles não vendem, não trocam, não leiloam. É o dinheiro público jogado fora”, lamenta um jovem.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia
 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enquanto os cachorros ladram


O Prefeito José Arlindo participa de reunião do projeto “Minha Casa Minha Vida”
O prefeito de Pinheiro, José Arlindo, está em São Luis, participando de reuniões com técnicos do programa Minha Casa Minha Vida, Caixa Econômica Federal e engenheiros de empresas interessadas a implantar o programa no município.
Em entrevista ao programa “A Hora da Verdades” na rádio Pinheiro FM, de sexta feira – 16, Zé Arlindo falou que  o programa vai atender 1.200 família  pinheirenses, através  de convênio com o Governo Federal e Prefeitura de Pinheiro. “O projeto tem como objetivo  resolver ações integradas e articuladas que facilitem o acesso a moradia digna, voltado ao atendimento de benefícios com renda família compatível com os critérios estabelecido pelo ministério” disse o prefeito.
Zé Arlindo  falou ainda e que a prefeitura esta empenhada na realização de ações para melhorar a qualidade de vida da população pinheirense e  iniciará a partir do inicio do próximo mês o cadastramentos das famílias interessadas em participar do programa. Arlindo também comentou  sobre os 32 meses de mandato e as ações que seu governo já realizou, dos muitos benefícios que a comunidade pinheirense já recebeu e o que pretende realizar nos próximos 15 meses de mandato.

Processo de cassação de Roseana ‘dorme’ nas mãos do juiz Sérgio Muniz


Os fatos mostram que não é nenhum absurdo afirmar que a Oligarquia Sarney é um entrave monstruoso contra as instituições do Maranhão, que são colocadas a seu serviço e de seus aduladores.
O Judiciário é entravado, subserviente, leniente. Mas apenas quando aparece um sobrenome Sarney.
Em 2007, logo após tomar posse no cargo de governador, cerca de três dias precisamente, Jackson Lago, foi intimado pelo Tribunal Regional Eleitoral no processo de cassação movido pela filha de José Sarney, a candidata derrotada Roseana Sarney. O final, todos nós já sabemos.
Quando o ex-governador José Reinaldo moveu o mesmo tipo de processo contra Roseana Sarney, em dezembro de 2010, a Justiça Eleitoral do Maranhão só encontrou o endereço do Palácio dos Leões para citar Roseana depois de quase quatro meses, sem falar da negação de informações e documentos públicos que estavam em poder de órgãos públicos do Estado do Maranhão, entre os quais Secretaria de Saúde, Planejamento, Infra-Estrutura, DEINT, NEPE, Tribunal de Contas do Estado.
Vale lembrar que Roseana através de seu secretariado, realizou uma farra alucinante de convênios eleitoreiros com toda espécie de entidades. Foram realizados convênios com prefeituras, associação de beach socer, associação de moradores, clube de mães, etc, culminado com a assinatura de mais de mil convênios somente no mês de junho de 2010, sendo mais de quinhentos deles apenas no dia da convenção que homologou a candidatura de Roseana Sarney, no dia 24 de junho, que garantiram sua reeleição.
O processo de cassação de Roseana Sarney, movido pelo ex-governador Zé Reinaldo, tem como maior fundamento exatamente a farra de convênios feitos por Roseana, com liberação de cerca de 1 bilhão de reais aos seus aliados. Por conta disso, a cúpula dos Leões e do Senado já começa a vislumbrar assombrações.
Voltando, agora, vivemos a mesma situação. O ministro que relata o processo que pede a cassação de Roseana Sarney no TSE, Arnaldo Versiani, determinou em carta de ordem do TSE que as testemunhas arroladas no caso fossem ouvidas pelo Tribunal Eleitoral do Maranhão em 60 dias. O despacho de Versiani foi de 16 de junho de 2011 e chegou no dia 01 de setembro, sendo encaminhado ao juiz Sérgio Muniz.
A então “demora” para que a carta fosse expedida ainda em Brasília, acredita-se que foi resultado da pressão do senador José Sarney, já que o processo tem prazo limite de quatro anos, o tempo de mandato de sua filha no Palácio dos Leões.
Bem, para quem não sabe, Sérgio Muniz luta para ser reconduzido ao TRE, cuja nomeação cabe à Presidente Dilma Rousseff, que deverá sofrer a influência direta do senador José Sarney.
Agora imaginem o que está acontecendo com o documento do ministro para ouvir as testemunhas do processo contra Roseana. Isso mesmo. Puxa um bom cochilo na gaveta do juiz Sérgio Muniz.
Às vésperas de acabar o prazo que o ministro do TSE mandou para o TRE ouvir as testemunhas no processo de cassação de Roseana Sarney, o juiz Sérgio Muniz não intimou nenhuma delas, e o processo encontra-se parado, do mesmo jeito que chegou.
Pode está em curso uma manobra para devolver o processo a Brasília e, com isso, ganhar mais tempo. Ou, ainda, o mesmo Sérgio Muniz pode se dá por suspeito (o que virou moda agora na justiça do Maranhão), e remeter o processo de volta a Brasília sem ouvir ninguém e, consequentemente, começar tudo de novo.
Sérgio Muniz é filho de Antônio Muniz, que vem a ser secretário adjunto da Casa Civil no governo de Roseana Sarney. Ou seja, o pai do juiz é subordinado direto da governadora, que é ré no processo.
É difícil que não exista algo estranho por trás.
É de se perguntar, então, por qual razão um tribunal que tem mais seis membros, composto de dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e outro advogado, o processo vai exatamente para um juiz cujo pai é empregado de Roseana e sua nomeação depende da influência de José Sarney?
É muito complicado acreditar na justiça com esse tipo de postura pouco republicana. É de bom alvitre saber o que o CNJ acha isso, não é mesmo, desembargador Raimundo Cutrim?
Do John Cutrim

sábado, 15 de outubro de 2011

Realizada 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social em Pinheiro

A CGE - Controladoria Geral do Estado, está realizando as Conferências Regionais Sobre Transparência e Controle Social - CONSOCIAL, nos municípios sedes de regionais do Maranhão. Essa é uma das etapas preparatórias para a 1ª Conferencia Estadual, em março de 2012 e para a Nacional, a ser realizada em maio de 2012.
Dia 14 de outubro, foi realizado em Pinheiro e Regional, envolvendo os demais  municípios das regiões da  Baixada maranhense.O evento  realizado no auditório da Escola Domingos Perdigão, no Bairro de Pacas.
A sociedade pinheiense e dos municípios vizinhos  a participararam em peso. Porem foi sentida a falta da classe política estiveram  presente o anfitrião José Arlindo prefeito de Pinheiro e o prefeito de Guimarães  Pe. Wilian.
A Conferência elegeu 30 delegados e encaminhará às propostas à Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social. O tema da Conferência é  “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” ,onde serão discutidos temas importantes como:
- Promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública;
-Propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;
O objetivo geral da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
A cidade de Pinheiro esta de Parabéns!

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...