sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

'Filuca' é acusado de desviar verba com 'folha fantasma' em Pinheiro

Jornal Pequeno

Ex-prefeito é denunciado na Polícia Federal
O ex-prefeito de Pinheiro Filadelfo Mendes Neto, mais conhecido como “Filuca”, foi denunciado ontem na Polícia Federal como autor de graves irregularidades, entre elas a de ter montado um esquema de desvio de dinheiro público, através do pagamento de uma ‘folha fantasma’ para profissionais do magistério.

De acordo com a denúncia, a ‘folha fantasma’ – com o nome de cerca de 1.000 pessoas - teria ocasionado um rombo estimado em cerca de R$ 6 milhões nas contas do Município. A denúncia, municiada com farta documentação, foi protocolada ontem na Polícia Federal, no Ministério Público do Estado, na Procuradoria da República, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o procurador geral do Município de Pinheiro, Fabrício Mendes Lobato, foi o sistema de controle interno da própria Prefeitura que constatou a existência da “folha fantasma”. O então prefeito Filuca Mendes teria desviado recursos do Fundeb, no exercício de 2008 com a apresentação, na prestação de contas do município, de folhas falsificadas de pagamentos aos profissionais do magistério.

“A documentação que temos”, declarou o procurador Fabrício Mendes Lobato, “refere-se ao exercício de 2008, e estamos pedindo aos órgãos de fiscalização para que apurem ainda mais este caso que, com certeza, deve ter outros desdobramentos em matéria de desvio de verba pública”.

A revelação do escândalo deixou estarrecida a opinião pública e causou protestos na Câmara Municipal de Pinheiro, motivando reações dos vereadores Leonardo Sá (PMDB), Enézio Vitorino (PDT), Stélio Castro Cordeiro (DEM), Antônio Ribeiro (PMDB) e Layana Ferreira (PHS), que cobram o devido esclarecimento do caso, com a apuração das responsabilidades e punição dos culpados.

Os documentos contÊm folhas falsificadas de pagamentos aos profissionais do magistério sob a forma de abono, no valor de R$ 650,00. “A fraude está comprovada e documentada, de modo que constam nos documentos a assinatura do então prefeito Filuca autorizando o pagamento da folha fantasma e também as declarações de professores que nunca receberam qualquer tipo de abono da Prefeitura”, afirmou o vereador Leonardo Sá

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...