quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Deu no Garrone...



Novembro 2009

MP acusa propaganda do governo Roseana Sarney de fazer promoção pessoal e pede a sua retirada do ar

O Ministério Público entrou na Justiça para que seja retirada imediatamente do ar a propaganda do governo. O MP entende que a campanha que é veiculada na TV é exclusivamente para promover pessoalmente a governadora Roseana Sarney.

A Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, foi dada entrada terça-feira e é assinada pelos promotores de defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, João Leonardo Sousa Pires Leal e Marcos Valentim Pinheiro Paixão. � Na Ação, de 19 páginas, eles apontam sejam nas palavras ou nas imagens, o culto à personalidade da filha preferida do senador José Sarney. � Ela pode tudo

A recente entrega das viaturas à Polícia Militar, que é um dos motivos da propaganda do governo, os promotores dizem que a vinheta faz menção às aquisição das viaturas pelo Estado, mas se inicia com imagem da governadora Roseana Sarney “caminhando à frente de um pelotão de policiais militares, com o claro intuito de atribuir o ato do Estado a sua pessoa”.

Os promotores também observam que é mostrada reunião da qual participam a chefe do Executivo e inúmeros secretários de estado, e é colocado o áudio, onde Roseana faz uso indevido da primeira pessoa, na clara tentativa de atribuir a si a compra das viaturas policiais, personalizando a atividade pública”.

E assim vai peça publicitária por peça publicitária. A propaganda da implantação da Suzano e da aciaria, o painel empresarial, dentre outras. Em todas Roseana personaliza as obras do estado, como obras suas, deslocando uma realização pública para a área privada, “em que as iniciativas pessoais são exaltadas com extrema facilidade”.

O MP também aponta promoção pessoal no informativo “o futuro já chegou”, que fora distribuído pelo jornal O Estado do Maranhão”, na edição de 18 de outubro passado.

Este, é sobre o Painel Empresarial 2009. Em 12 páginas, o informativo exibe fotografias tiradas no evento, em que aparecem políticos e empresários apresentando à platéia medidas de empreendedorismo tomadas pelo Estado, e transcreve os discursos, nos quais é citado inúmeras vezes o nome de Roseana Sarney, “o que revela o claro intuito de divulgar estritamente a sua pessoa, e não as ações da administração pública”, dizem os promotores.

O Estado sou eu

A utilização da primeira pessoa e o uso indiscriminado de imagens de Roseana Sarney na publicidade oficial, segundo os promotores, enfraquece o sentido da coisa pública e inverte a finalidade da própria República, que deveria ser coisa do povo e para o povo, e não coisa do povo em benefício próprio, ou em promoção pessoal, como está bem acentuado na conduta do atual governo ao fazer a publicidade de suas ações. De acordo com João Leonardo e Marcos Valentim, a publicidade da administração pública deve demonstrar promoção do órgão público executor da medida, para que o cidadão tenha absoluta certeza da existência e eficácia do Poder Público, que é permanente, ao contrário do administrador, que tem prazo fixo em sua gestão. Ao personificar as ações do governo em Roseana Sarney, a estratégia é criar na população a expectativa de que o governo do estado também é passageiro, causando a impressão de que o Poder Público tornar-se-á ineficaz, com o fim do seu mandato. Agora só falta a promotoria de Defesas do Consumidor, pois muito dessa propaganda é enganosa.

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