quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A (in)Segurança na Baixada Maranhense


Cesar Soares

Não bastasse ser uma das regiões mais pobres e esquecidas pelas autoridades no estado, agora, a Baixada Ocidental Maranhense convive com o aumento desenfreado da violência, uma das chagas sociais mais perversas.

Para completar o clima se insegurança na maior cidade da região, Pinheiro, o secretário de segurança, o deputado estadual Raimundo Cutrim, em viagem oficial semana passada, afrontou os cidadãos durante entrevista à mídia local; citando como exemplo a prisão de nove pessoas de Cururupu envolvidas no ataque à delegacia daquela cidade, ameaçou prender homens e mulheres de bem da nossa cidade, “caso algum engraçadinho tente se manifestar contra a construção do presídio em Pinheiro”, alertou.

Convenhamos, senhor secretário, que seja natural que a sociedade esteja indignada com a retirada por parte da governadora Roseana Sarney dos recursos de um Socorrão(hospital de emergência) em Pinheiro, que serviria toda região, e agora quer dar em troca um presídio. Nossa Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, compatível com o Estado de Direito e a democracia do Brasil. Ameaças como essas feitas por um secretário revela, no mínimo, ranços autoritários oriundos dos tempos mais tenebrosos da ditadura militar e mostra a verdadeira face do governo que serve.

A onda de assaltos em Pinheiro é crescente, assim como o tráfico de drogas, que seduz nossa juventude sem oportunidades de educação e trabalho. Em Central do Maranhão e Cedral as agências dos Correios foram assaltadas mais de quatro vezes somente este ano. Até na zona rural anda acontecendo crimes, como o que ocorreu em Bom Viver, povoado a 12 km de Pinheiro, na estrada de Santa helena, onde assaltantes encapuzados atacaram o comerciante Eurico Fróes, balearam-no e aterrorizaram sua família e vizinhos.

O Comando da Polícia Militar de Pinheiro, que tem de atender toda a região não possui viaturas, senhor secretário! Imagine, uma ocorrência em Guimarães, como chegará por lá um reforço da PM? Recentemente, foi substituído o comandante do batalhão que estava no cargo há apenas oito meses, a pedido de políticos. O então comandante vinha desempenhando bem o seu papel; há comentários de que o mesmo não concordava com procedimentos à margem da legalidade praticados na 8ª Ciretran de Pinheiro, o Detran regional da baixada.

Nos últimos quarenta anos, a baixada serviu apenas como curral eleitoral da oligarquia Sarney para tirar a diferença dos votos que perdia em outras regiões. Uma região que é potencialmente rica, o nosso “pantanal maranhense”, cujo ecoturismo precisa ser estimulado, fora empobrecida ao longo do tempo pelo abandono das autoridades.

Mas, o baixadeiro é forte, é trabalhador e lutará por melhores dias, sabendo dar o troco na hora certa, nas urnas, silenciosamente. Sem derramar uma gota de sangue, afastará do poder os seus algozes, estes não têm condições morais, nem competência para estar lá.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...