Uma doença, causada por um fungo e transmitida pelo gato, virou uma epidemia fora de controle no Brasil. A esporotricose é provocada pelo fungo Sporothrix, que vive no solo. O gato é a principal vítima que, quando infectado, transmite para as pessoas por meio de arranhões, mordidas e contato com lesões.
No Paraná, o número de casos em humanos dobrou de janeiro a agosto (421) em comparação com o ano passado (215). Na Paraíba, o aumento chegou a 80% (de 237 em 2022 para 431 em 2023).
A Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que se trata de uma epidemia sem controle e que a esporotricose já é a doença causa por fungo que mais preocupa no país. A notificação não é obrigatória, e apenas nove estados possuem estatísticas dos casos.
Segundo o professor de Infectologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Alessandro Pasqualoto, o Ministério de Saúde está atento e tem a perspectiva de passar a exigir a notificação dos casos ao longo desse ano de 2023, mas que ainda não dimensiona de modo adequado a importância da doença.
Fonte: SBT News
Nenhum comentário:
Postar um comentário