A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 15, o aumento dos preços do diesel e da gasolina nas refinarias. A partir de quarta-feira, 16, o preço médio da gasolina fica 0,41 centavos mais cara, um aumento de 16,3%, enquanto o diesel sobe 0,78 centavos, num ajuste de 25%.
Esse é o primeiro aumento da gasolina desde janeiro deste ano. Desde esse aumento, a petroleira cortou o preço por quatro vezes consecutivas, inclusive mudando a política de preços, deixando de usar o Preço de Paridade Internacional, o PPI.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), datado de segunda-feira, 14, o preço da gasolina no país estava defasado em 24% em relação ao mercado internacional. Já o diesel não sofria aumento desde julho do ano passado. O combustível está defasado em 28% nas refinarias, também segundo a Abicom.
“A implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação. Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes”, afirmou a estatal, em nota. Segundo a Petrobras, no acumulado do ano, a gasolina está 0,15 centavos mais barata para as distribuidoras e o diesel 0,69 centavos. (Veja)
Nenhum comentário:
Postar um comentário