O dia 24 de junho celebra o nascimento de João Batista (também chamado no mundo cristão de "O Precursor"). São João foi um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo, de quem era primo.
Foi ele também quem batizou Jesus. A festa de São João é uma das festas juninas (celebradas em junho). Ele é o único santo que tem tanto o nascimento quanto seu martírio (em 29 de agosto) evocados em duas solenidades pela Igreja Católica.
A festa se originou na Idade Média, na celebração dos chamados Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João).
Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas porque pôde apresentar o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".
Os cristãos interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus. Segundo a Bíblia, os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu - e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los.
Durante uma jornada servindo no Templo de Jerusalém, Zacarias foi escolhido para oferecer incenso no Altar Dourado no Santo dos Santos. O Arcanjo Gabriel apareceu para ele e anunciou que sua esposa daria à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo de João
Por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz. Com o nascimento do filho, seus parentes quiseram dar-lhe o nome do pai e Zacarias, sem poder falar, escreveu: "Seu nome é João", tendo sua voz devolvida.
João significa "Deus é propício".
Anunciação
Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria para informá-la que ela iria conceber Jesus através do Espírito Santo, ele também a informou de que Isabel, sua prima, já estava grávida de seis meses.
Maria então viajou para visitar Isabel. O Evangelho de Lucas relata que o bebê estremeceu no ventre de Isabel quando ela cumprimentou Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário