Foram descartados os dois casos de febre maculosa, após testes feitos em duas irmãs adolescentes que moram em Caxias, cidade a 360 km de São Luís, e haviam apresentado sintomas para a doença.
O resultado negativo foi divulgado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. As duas irmãs haviam apresentado sintomas parecidos com os da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela, comum em animais silvestres.
Após apresentarem os sintomas, as duas irmãs foram levadas para o Hospital de Doenças Tropicais de Teresina, no Piauí, onde amostras de sangue foram colhidas. Elas haviam sido liberadas para tratamento em casa, já que não haviam sintomas graves.
Febre maculosa
De acordo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.
Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Nenhum comentário:
Postar um comentário