domingo, 31 de julho de 2022

Principal eleitor de São Luís, Eduardo Braide aponta Weverton como “o melhor para a capital”

 

Com mais de 70% de aprovação popular ao seu mandato, prefeito terá mais influência no processo eleitoral que os ex-governadores Flávio Dino e Roseana Sarney e que o ex-presidente Lula; e optou pelo senador do PDT por reconhecer que ele “tem feito muito por São Luís” 

 

Eduardo Braide é o principal eleitor de São Luís e terá influência direta na votação do senador Weverton Rocha ao Governo do Estado

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (Sem partido) foi uma das mais entusiasmadas lideranças políticas a discursar na histórica convenção que oficializou a candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Estado.

– O Weverton, como senador, tem feito muito por São Luís e outros municípios. E como governador, tenho certeza absoluta que fará muito mais – declarou Braide, para mais de 50 mil pessoas que acompanharam a convenção, dentro e fora do estádio Nhozinho Santos.

Com índices de aprovação acima dos 70%, o prefeito de São Luís é hoje o principal eleitor na capital maranhense, com maior influência no eleitorado que os ex-governadores Flávio Dino (PSB) e Roseana Sarney (MDB) e mais que o ex-presidente Lula (PT).

Braide polariza a atenção dos eleitores com o ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD)(, também candidato ao Governo do Estado.

É do alto desta força popular que Braide buscará o apoio do eleitorado a Weverton e ao grupo político que apoia o senador.

– Ele tem o Hélio [Soares, deputado estadual do PL] como companheiro de chapa. Temos o senador Roberto Rocha (PTB), que também muito tem ajudado o Maranhão. Portanto, esse é o time da vitória. Temos que andar sempre juntos, sempre fortalecendo este projeto que é o melhor para São Luís e o Maranhão – ressaltou Braide.

Sem apoio algum do Governo do Estrado nestes dois primeiros anos do seu mandato, Eduardo Braide recebeu emendas de Weverton e de Roberto Rocha que ajudaram a tocar sua gestão. E sabe que a vitória do pedetista significa a possibilidade de parceria entre o governo e a Prefeitura de São Luís.

E é com este propósito que ele pretende convencer o eleitorado da capital maranhense…

Convenção Juntos pelo trabalho confirma candidatura de Lucyana Genésio a Deputada Federal

 

A noite foi de estádio cheio e nem era uma partida de futebol, o Nozinho Santos ficou lotado, e a festa foi bonita da convenção do PDT Juntos pelo trabalho, evento de lançamento da candidatura do senador Weverton Rocha ao governo do Estado, de Lucyana Genésio a deputada federal e outras lideranças políticas que fazem parte dessa grande frente de luta pelo Maranhão.

Lucyana reuniu um grande grupo de apoiadores na concentração de sua caravana, que fez bonito. Centenas de pessoas estiveram com ela, que será a representante do Maranhão, da Baixada, dos pescadores e de sua cidade natal Pinheiro, na Câmara Federal.

Também participaram do evento outros partidos que formam a coligação: Republicanos, PROS, PL e o PTB. E caravanas de todo o Estado, pessoas que tem esperança de um Maranhão melhor, que acreditam no projeto do senador de uma política diferente que dê oportunidades iguais para todos, que lute pela dignidade e respeito ao povo.

“Que noite linda! Hoje oficializamos nossa candidatura ao cargo de deputada federal. Agradeço a todos os meus apoiadores que estiveram comigo tornando essa noite ainda mais especial. Aqui demonstramos o poder da esperança, um estádio de futebol cheio de pessoas que acreditam no nosso projeto de um Maranhão diferente, de um Maranhão melhor. Parabéns ao senador Weverton pela coragem e vamos em frente com a certeza da vitória”, afirmou Lucyana Genésio.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Lucyana Genésio (PDT) é lançada pré-candidata a deputada federal durante encontro com representantes da pesca de todo do MA

Foi durante o lançamento da pré-candidatura de Guilherme Paz, ex-superintendente da pesca, a deputado estadual, ocorrido hoje, 27, na capital São Luís, que contou com a participação da pré-candidata a deputada federal Lucyana Genésio, do senador Weverton, do senador Roberto Rocha, e de lideranças da pesca de todo o Maranhão, que Roberto Rocha Júnior, filho do senador Roberto Rocha, retirou sua pré-candidatura a deputado federal e declarou seu apoio a Lucyana Genésio.

Estiveram presentes nesse encontro 350 lideranças de sindicatos e colônias de pescadores distribuídas pelo Estado, uma classe poderosa que anseia por representantes comprometidos que lutem por benefícios para os pescadores.

Lucyana agora a pré-candidata a federal que representará a classe pesqueira, e tendo seu histórico de trabalho na Secretaria Estadual de Meio Ambiente na gestão dos resíduos sólidos, onde esteve de perto trabalhando em prol de benefícios para os ribeirinhos e pescadores, com bolsas de incentivo financeiro para os moradores de áreas de proteção, doação de canoas e ferramentas de auxílio a pesca, projetos e programas voltados para cuidar do meio ambiente que estão diretamente ligados a conservação das bacias hidrográficas do Estado, Lucyana está preparada.

“Aqui temos trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam cotidianamente desafios que vão além de conseguir pescar o sustento de cada dia. São as condições de trabalho, o apoio necessário para que esse trabalhador consiga manter-se em sua área de atuação de forma digna, com toda a segurança e respeito que merecem. Estamos aqui para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, podem contar comigo”, disse Lucyana.

Processo Seletivo – Hospital do Câncer Dr. Antônio Dino Pinheiro-MA convoca candidatos para realização de prova

 Convocamos todos os candidatos, cujo nome consta na LISTA DE CHAMADA, para a realização da prova, no munícipio de Pinheiro – MA, obedecendo à data, horário e local, a seguir:

Nenhum candidato terá acesso para a realização das provas após o fechamento dos portões, portanto recomenda-se ao candidato que compareça no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos.

  • A prova terá duração de 03 (três) horas para os cargos (Enfermeiro, Farmacêutico e Técnico em Enfermagem) e 02 (duas) horas para os cargos (Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Copeira e Motorista) já incluído o tempo para preenchimento da FOLHA DE RESPOSTAS, podendo o candidato somente se retirar da sala, após 1 (uma) hora do início da prova.
  • Somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de Documento de Identidade original com foto impresso (CNH ou RG).
  • O candidato deverá portar ainda, caneta esferográfica azul.
  • Uso obrigatório de máscara.
  • No local de provas não será permitido ao candidato usar óculos escuros e acessórios de chapelaria como: boné, chapéu, gorro ou quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: maquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, tablet, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Abaixo, confira a Lista de Chamada dos candidatos selecionados para a próxima fase do Processo Seletivo:

PROCESSO SELETIVO – LISTA DE CHAMADA

terça-feira, 26 de julho de 2022

Mais um fim de semana de agenda cheia para a pré-candidata a deputada federal Lucyana Genésio, cada vez mais requisitada por lideranças políticas para conversas e fechamento de parcerias

 


Lucyana tem intensificado sua pré-campanha para conseguir acompanhar sua agenda de solicitações, cada vez mais grupos e lideranças tem convidado a pré -candidata a participar de reuniões e rodas de conversa. As pessoas querem ouvir suas propostas e firmar parcerias, porque sabem do compromisso e responsabilidade da GENÉSIO.

No sábado Lucyana foi convidada para um roda de conversa com as lideranças evangélicas do Polo Pacas, no município de Pinheiro. Em pauta a pré-candidatura da deputada federal e sua proposta e bandeiras que serão levantadas em prol dos direitos do povo da Baixada.

“Mais um momento de comunhão com os meus irmãos em Cristo. Eu quero agradecer a todos pela recepção calorosa e pelo lindo momento de oração que tivemos juntos. Que Deus abençoe grandemente a cada um. E confiem que estarei sempre comprometida em ajudar”, disse Lucyana.


No domingo ela participou da Cavalgada de Três Furos, povoado de Presidente Sarney. Aproveitou a oportunidade para cumprimentar os moradores e comerciantes locais, e conversar um pouco com eles para entender as necessidades da comunidade.

“O domingo foi muito divertido, estivemos na Cavalgada de Três Furos, agradeço ao vice-prefeito Gilson Lima e a todos por me receberem tão bem. Nosso passeio foi lindo! Isso só nos lembra o potencial que temos nas mãos. Nosso Maranhão é maravilhoso, vamos lutar para que ele se desenvolva e tenha oportunidade para todos”, finalizou a pré-candidata.

             

Weverton vai enfrentar de uma só vez Flávio Dino, Palácio dos Leões e grupo Sarney unidos

 


É a primeira vez na história que um candidato de oposição tem chances reais de vitória, mesmo tendo contra si, somadas, todas as estruturas da elite maranhense, responsáveis, de uma forma ou de outra, pela miséria histórica do Maranhão; e ainda junta-se a esse grupo setores do poder Judiciário, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público

 

A adesão de Roseana à campanha de Brandão foi a senha para o Grupo Sarney subir de vez na palanque de Flávio Dino ao Senado

Análise da notícia

A eleição de outubro no Maranhão será um marco histórico para a política vivida no estado há mais de 50 anos.

Pela primeira vez, um candidato da oposição enfrenta, de uma só vez, todas as estruturas da elite maranhense e as castas políticas que se alternaram no poder ao longo dos anos – muitos deles responsáveis, de uma forma ou de outra, pela miséria extrema enfrentada pelo estado.

Este candidato é o senador  Weverton Rocha (PDT), que lidera todas as pesquisas, em todos os municípios, e tem chances reais de derrotar, de uma só vez, o ex-governador Flávio Dino, o Palácio dos Leões representado pelo sucessor-tampão Carlos Brandão, e o grupo Sarney, que decidiu aderir à campanha comunista.

Não há na história maranhense registro de um líder oposicionista que tenha juntado contra si – e soma-se ao grupo também o comando do Judiciário, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público – todas essas forças, que formam a elite política e econômica no estado mais miserável do país.

Derrotado pelo próprio Flávio Dino em 2014 – e demonizado por ele ao longo dos últimos sete anos – o grupo Sarney oficializou sua aliança com o comunista com a adesão, ainda que a contragosto, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) à candidatura de Dino ao Senado.

Muitos sarneysistas já estavam no palanque de Brandão; e boa parte deles dando as cartas no governo-tampão, mas ressentiam-se dos ataques de Dino; a adesão de Roseana foi a senha para a entrada do grupo na campanha do comunista.

Pela primeira vez um candidato de oposição consegue reunir um grupo capaz de fazer frente ao poderio das estruturas de poder enraizadas no Maranhão

Para enfrentar esta força dominante, Weverton Rocha terá que conduzir sua campanha de olho também em movimentações do Judiciário e do Ministério Público, que tornou espécie de apêndice do poderio de Flávio Dino.

Mas era Sarney, Judiciário, Legislativo e Ministério Público sempre agiram como espécies de “puxadinhos” do Palácio dos Leões, mas chegaram ao ápice do agachamento a partir da chegada de Dino ao poder.

É, portanto, uma dura batalha para o senador pedetista que ousou disputar o governo contra essas castas maranhenses. 

Se Weverton vencer – e pode vencer – derrotará todos de uma só vez;

E jogará todos, de uma só vez, nos porões da história…

PGR diz ao STF que decidiu arquivar alegações da CPI da Covid contra Bolsonaro


A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (25), o arquivamento de apurações preliminares em relação ao presidente Jair Bolsonaro, ministros e aliados, concluídas pela CPI da Covid.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo afirmou que as convicções da CPI foram “políticas” e não podem ser transportadas para área jurídica de “forma automática”.

Das dez apurações concluídas e entregues pela comissão da Covid, a PGR quer o arquivamento de sete. Em cinco delas, existem os pedidos de indiciamento do presidente da República pela prática dos seguintes crimes: infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, prevaricação, epidemia com resultado de morte e emprego irregular de verba pública.

 No relatório final, a CPI acusou Bolsonaro de nove crimes, entretanto, para a PGR  não há indícios das práticas dos crimes, pelos quais a comissão acusa Bolsonaro.

Além de Bolsonaro, também são alvos das ações, os ex-ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, Eduardo Pazuello, ex-CGU, Wagner Rosário, ex-ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), o deputado Osmar Terra, ex-assessor da Casa Civil, Heitor Abreu e os ex-secretário do Ministério da Saúde, Élcio Franco e Hélio Angotti Netto.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Moradores de Pinheiro poderão trocar sua geladeira velha por nova gratuitamente

 


Clientes baixa renda da cidade de Pinheiro poderão trocar geladeiras antigas que consomem muita energia por novas gratuitamente. A ação faz parte do programa de eficiência energética da Equatorial Maranhão junto com a ANEEL. Em Pinheiro, os cadastros para concorrer à troca acontecem nos dias 26 e 27 de julho, das 8h às 17h, no Ginásio Lourenço Farias, localizado na Rua Maria José Pimenta, 787, bairro Centro. 

 No município serão sorteadas 100 geladeiras. Para participar o cliente precisa ser cadastrado no programa Tarifa Social, ser titular da conta, morar na cidade, possuir uma geladeira velha em funcionamento e estar em dia com a Equatorial Maranhão. É importante que tenha em mãos a última conta de energia quitada, RG e CPF para a realização do cadastro. 

 Na oportunidade, os clientes de Pinheiro poderão também negociar débitos, cadastrar na promoção Energia em Dia, cadastrar e atualizar seu NIS, em parceria com a Assistência Social do Município, e poderão também trocar, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas. É necessário levar as lâmpadas antigas para realizar a troca. 

O mutirão de serviços em benefício da população também acontecerá nos dias 02 e 03 de agosto na cidade de São Bento. Na ocasião, mais 50 geladeiras serão sorteadas para a comunidade local.

 Promoção Energia em dia – Além de todas essas ações em Pinheiro e região, a Equatorial Maranhão também está com a promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais aos clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com as suas contas de energia. Os prêmios são: bônus para compras no supermercado, no valor total de R$ 6 mil; bônus para ajudar no pagamento da conta de energia, no valor total de R$ 3 mil; sorteio extra (outubro e dezembro) de moto elétrica no valor de R$ 14mil, exclusivo para os clientes que fizerem pagamento via PIX ou Débito Automático e, o prêmio final onde todos os clientes cadastrados irão concorrer a um bônus no valor de R$ 50 mil em prêmios. Todos esses prêmios serão disponibilizados em forma de cartão de crédito, sem função saque.

Weverton mantém liderança na corrida pelo governo, diz pesquisa

 

Números do Instituto Exata, divulgados nesta sexta-feira, 22, pela TV Guará, confirmam a consolidação e o volume de campanha do candidato do PDT, que vence também em um eventual segundo turno

 

Com maior volume de campanha e presença em todos os municípios, Weverton lidera a corrida pelo governo, apesar da força do Palácio dos Leões

O senador Weverton Rocha (PDT) mantém a liderança isolada na disputa pelo Governo do Estado.

Ele tem 29% das intenções de votos, contra 27% do governador-tampão Carlos Brandão (PSB); levando em consideração a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados, com lideira vantagem para o pedetista.

O Instituto Exata ouviu eleitores em todas as regiões do estado, confirmando a consolidação e o volume de campanha apresentados por Weverton Rocha.

 

O partido de Brandão, o PSB, tentou impedir a divulgação dos números da Exata, mas a Justiça derrubou a liminar e liberou o levantamento

Ainda de acordo com a pesquisa, o candidato do PSC, Dr. Lahésio Bonfim, tem 15% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), que registra 12%.

Simplício Araújo (Solidariedade) tem 2%, Hertz Dias (PSTU) 1% e Enilton Rodrigues (PSOL) não pontuou.

O número de eleitores ainda indecisos e os que votam nulo ou em branco registram 14%.

O levantamento, encomendado pela TV Guará, entrevistou 1.475 eleitores, entre os dias 12 e 17 de julho, e foi registrado no TRE sob o protocolo MA-00040/2022. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos.

Weverton é o candidato com a menor rejeição, mostra pesquisa

 ar

Dos mais de 1.000 eleitores ouvidos, apenas 16% não votariam no pedetista para o governo. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), tem a maior rejeição (28%), seguindo pelo governador Carlos Brandão (PSB), com 20% de rejeição.

Realizada entre os dias, 12 e 17 de julho, o levantamento mostrou que Weverton lidera a disputa pelo Palácio dos Leões em todos os cenários. Na pesquisa estimulada, o senador tem 29% da preferência do eleitorado maranhense, seguido por Carlos Brandão, com 27%; Lahesio Bonfim (PSC), com 15%; Edivaldo Holanda, com 12%; Simplício Araújo (Solidariedade), com 2%; e Hertz Dias (PSTU), com 1%. O candidato do PSOL, Enilton Rodrigues, não pontuou.

Também foram feitas simulações para o segundo turno. Em um confronto entre Weverton e Brandão, Weverton seria eleito com 42% das intenções de voto, contra 39% do governador. Em uma disputa entre Weverton e Lahesio, o senador também sairia vitorioso com 51% de preferência do eleitorado contra 26% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes. Na disputa entre Brandão e Lahésio, o governador seria reeleito com 48% contra os 28% de Lahesio.

A pesquisa ouviu 1.475 eleitores e foi registrada no TRE sob o protocolo MA-00040/2022. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

PT de Lula vai gastar meio bilhão de reais na campanha eleitoral

 


O aumento do fundão eleitoral aprovado pelo Congresso em 2021, garantiu ao Partido dos Trabalhadores um aumento de 150% no valor de quanto vai levar dos pagadores de impostos este ano, em relação a 2018, para pagar sua campanha. Na eleição anterior, o PT embolsou R$212 milhões do fundão eleitoral, mas, este ano, o valor da tunga vai mais que dobrar para R$499,6 milhões, cerca de meio bilhão de reais, de acordo com o gentil Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Que vergonha.

Inflação partidária

Os R$212 milhões do PT para as campanhas em 2018 representou o segundo maior valor do fundão. Este ano, não chegaria nem aos top 10.

Ótimo negócio

O MDB foi o recordista de dinheiro público para campanhas em 2018: R$231 milhões. Este ano será o terceiro, com R$363 milhões.

Nem na Bolsa

Ex-partido de Bolsonaro, o PSL se uniu ao DEM e virou União Brasil, passou dos R$9 milhões em 2018 para R$776,5 milhões este ano.

E tem mais

Os R$4,9 bilhões do fundão eleitoral se somam ao fundão partidário, outra excrescência, que em 2022 já nos custou R$470 milhões.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...