quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Sebrae realiza capacitação de Agentes de Desenvolvimento em Pinheiro

  


O curso reúne 33 servidores públicos de 14 municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, lotados nas Salas do Empreendedor.

 

 

Dando ênfase ao papel de articulador que tem o Agente de Desenvolvimento no contexto econômico local, o Sebrae realiza durante toda esta semana, em Pinheiro, um curso para capacitar os servidores municipais nomeados para exercer essa função na Sala do Empreendedor de 14 municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

 Até sexta-feira, 13, participam do curso os AD´s dos municípios de Pinheiro, Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.


 

De acordo com a Lei Geral da MPE, o AD tem a função de articular as ações públicas, apoiando na promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias, individuais ou coletivas. Ele tem um papel fundamental para o desenvolvimento do município junto com todas as ações realizadas na Sala do Empreendedor, que é um espaço voltado para o universo dos negócios e de desburocratização dos processos mercantis. 

 

“As temáticas da capacitação do Sebrae, que é um dos principais parceiro das prefeituras municipais quando o assunto é desenvolvimento local e Sala do Empreendedor, estão voltadas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que, desde 2006, vem mudando o ambiente de negócios das cidades brasileiras, tornando-o favorável e menos burocrático para o surgimento e crescimentos dos empreendimentos locais”, coloca a coordenadora de Atendimento do Sebrae Maranhão, Magnólia Ewerton.

 


Os ADs atuam sob a supervisão da pasta responsável pelas políticas de desenvolvimento do município, por meio direto do gabinete do prefeito, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou de outra a qual a Sala do Empreendedor esteja ligada.  

“Após a capacitação, o AD terá competências estabelecidas, assim como o potencial de aprender e colocar em prática, no seu município, novos conhecimentos, habilidades e atitudes que somarão no desempenho de seu papel de articulador de políticas públicas”, ressalta Fernando Reis, analista técnico do Sebrae na regional de Pinheiro, que responde pelas regiões da Baixada Maranhense e Litoral Oriental.

 


 

 

Nenhum comentário:

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...