O presidente da República, Jair Bolsonaro, usando as redes, nesta sexta-feira (19), fez uma afirmação alarmante sobre a vacinação em todo o Brasil.
Segundo Bolsonaro, somente metade das vacinas que já foram destinadas a estados e municípios, pelo Governo Federal, foram aplicadas na população.
O presidente da República afirmou que já foram enviadas mais de 25,2 milhões de doses de vacinas pelo Governo Federal para todo Brasil, mas curiosamente, de acordo com a atualização dos próprios estados no DATASUS, apenas 13 milhões de doses foram aplicadas.
A ideia de Bolsonaro é demonstrar que a culpa pela eventual demora na vacinação, não é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal.
Na mesma postagem, Bolsonaro assegurou que o Brasil já teria mais de 562 milhões de doses de vacinas contratadas para a imunização. O número seria suficiente para vacinar toda a população brasileira.
Além disso, o Governo Federal confirmou nesta sexta-feira que assinou contratos de compra com as farmacêuticas Janssen (do grupo Johnson & Johnson) e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses da vacina das empresa contra a Covid-19. Desse total, 100 milhões de doses serão da Pfizer e 38 milhões serão da Janssen.
As vacinas da Pfizer e da Janssen já foram aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso emergencial. A da Janssen, das vacinas que já estão sendo aplicadas no mundo, é a única que requer somente uma dose por pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário