quinta-feira, 14 de maio de 2020

Brasileiros criam teste rápido que pode detectar pelo menos 3 sequências do genoma do Covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFCar) criaram um teste rápido capaz de detectar pela saliva, pelo menos, três sequências do genoma do coronavírus. A pesquisa tem o apoio da A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O pesquisador Ronaldo Censi Faria ressalta que objetivo do projeto é criar um teste acessível.“Nosso objetivo é desenvolver uma metodologia simples e de baixo custo para o diagnóstico de COVID-19. A plataforma de testes descartável fará uso de materiais de fácil acesso e equipamentos simples e também permitirá a análise de diferentes amostras simultaneamente”.
Faria lidera o projeto que criou o teste a partir da adaptação de outros dispositivos já existentes, que estão sendo desenvolvidos para identificar outras doenças como zika, leishmaniose, câncer e hanseníase. Os dispositivos que estão sendo desenvolvidos, possuem um sensor eletroquímico capaz de identificar o vírus, em pessoas, em ambientes e redes de esgoto.
O pesquisador explica que a  detecção se dá por “eletroquimiluminescência, ou seja, a partir da reação eletroquímica entre o sensor e o RNA do vírus ocorre a emissão de luz. Com isso, se o sensor detectar pelo menos uma das sequências de RNA, um ponto de luz irá surgir, indicando que o paciente está infectado”.
Outra faceta do projeto, será a possibilidade de identificar o vírus em ambientes.“Como já temos uma metodologia, é do nosso interesse adaptá-la para diferentes usos, desde que seja possível identificar um biomarcador para a doença”, explica Faria.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...