O Hemomar de Pinheiro segue com a campanha “Doar é Amar”, para garantir o estoque de sangue para o carnaval. Nesta quarta-feira 12, uma equipe de coleta externa estará realizando na cidade de Guimarães, em parceria com a prefeitura do município, uma ação de coleta de sangue, O ponto de coleta será na UBS Bom Samaritano e a meta é coletar 100 bolsas, o que ajudará no atendimento à demanda no período de carnaval.
Segundo a diretora do Hemomar de Pinheiro, enfermeira Ana Paula, apenas cerca de 1,8% da população doa sangue regularmente, o que ainda é um número baixa, já que a Organização Mundial de Saúde – OMS calcula que seriam necessários que 5% da população adotasse a prática.
“A época do carnaval é uma das mais críticas do ano, devido aos acidentes que geralmente ocorrem sobrecarregando as emergências e pela queda de mais de 50% no número de doadores voluntários. Caso não haja a participação da população, pode faltar sangue neste período - alertou a enfermeira.
“É importante que a população tenha a consciência de que antes de cair na folia, deve doar sangue, que não é só uma questão de solidariedade, mas de responsabilidade social, avaliou Ana Paula.
Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário