O presidente Jair Bolsonaro participou, como convidado de honra, das comemorações do 71º aniversário do Dia da República da Índia, neste domingo (26), em Nova Delhi. Todo ano, o convite é feito pelo governo indiano a um chefe de Estado.
“É uma honra para o Brasil. Como chefe de Estado, eu fico muito feliz”, disse o presidente brasileiro.
“O Dia da República é um desfile como o nosso Sete de Setembro, mas absolutamente monumental e que é uma grande tradição indiana. Portanto, é uma homenagem muito especial que o primeiro-ministro Modi queria fazer ao nosso presidente e ao Brasil”, explicou o embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago, em entrevista ao Planalto.
A data celebrada anualmente foi instituída em 26 de janeiro de 1950, em comemoração à entrada em vigor da Constituição da Índia, com a qual o país tornou-se oficialmente uma República. A celebração é uma das maiores paradas militares do mundo.
O desfile é realizado em Rajpath, via que conecta o Rashtrapati Bhavan Bhavan – Palácio Presidencial – ao India Gate – monumento inaugurado em 1921 pelo governo colonial britânico para homenagear os mais de 70 mil soldados de origem indiana que morreram combatendo pelas Forças Armadas Britânicas durante a Primeira Guerra Mundial.
Desde a primeira edição do Dia da República, as celebrações contam com um convidado de honra. O primeiro foi o presidente Sukarno, da Indonésia, há 70 anos. E o Brasil já foi convidado três vezes: em 1996, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB); em 2004, com Lula (PT), e em 2020 com Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário