segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Funcionário das Lojas Moriá de Santa Helena é encontrado morto na zona rural de Turiaçu

Funcionário da Loja Moriá de Santa Helena - Foto Reprodução


Neste sábado (28), o corpo de Ecivaldo Costa Sousa , que trabalhava nas Lojas Moriá de Santa Helena, foi encontrado às margens de uma estrada de terra, na região povoado de Jamari em Turiaçu-MA.

Ecivaldo estava desaparecido desde sexta-feira (27), quando saiu com destino a zona rural de Turiaçú. O mesmo era colaborador das Lojas Moriá e estava em uma motocicleta á serviço da Loja. O corpo de Ecivaldo foi encontrado com várias perfurações de arma de fogo na costa. A motocicleta usada por ele foi encontrada ao lado do corpo dentro do mato por populares.


A polícia até o momento não tem pistas de quem teria praticado o crime que chocou a população de Santa Helena. A suspeita é de que os bandidos procuravam por dinheiro, os autores do crime também tocaram fogo nos documentos de Ecinaldo.


Santa Helena – Acidente com duas vítimas fatais aconteceu neste domingo nas proximidades do povoado Mangabeira.



Por volta do meio dia deste domingo 29, aconteceu nas proximidades do povoado Mangabeira, município de Santa Helena, um grave acidente com duas vítimas fatais.
Uma delas foi identificada como Dona Graça Mendes.

O veículo, uma Hilux, ia sentido Santa Helena à Mangabeira, quando a condutora perdeu o controle do mesmo, e capotou. Dona Graça Mendes sacou do veículo e foi a óbito no local. Os demais, em número de cinco, foram encaminhados para o Hospital em Santa Helena, onde uma criança teria falecido.
Uma grande aglomeração de pessoas se formou em frente ao hospital durante todo o período da tarde. A família envolvida no acidente é muito conhecida na cidade.

Informações: Ronald Vieira

Blogueiro tem carro incendiado no Maranhão

O locutor e blogueiro Aílton Pontes, (https://www.ailtonpontes.com/), que mora na cidade de Poção de Pedras (MA), usou o facebook e grupos de Whatsapp para denunciar o ataque de vandalismo que ele sofreu por volta das 4h da manhã deste domingo (29).
Um vândalo ateou fogo em seu veículo de trabalho, um Fiat Fiorino, que era usado em seu empreendimento de produtos de limpeza e higienização de automóveis e estofados.
O carro estava estacionado há sete dias em frente ao Lava a Seco na Rua Joaquim Salviano, centro de Poção de Pedras.
Saiba mais no Blog do Carlinhos.

Pinheiro – Tradicional Festa das quebradeiras de babaçu foi em São Paulo da Chapada, foi um sucesso


A 34ª Edição da Festa das quebradeiras de Babaçu foi realizada com sucesso neste sábado 28, no povoado São Paulo da Chapada, município de Pinheiro.
Organizada pelo lavrador e pequeno comerciante Júlio Cabral e família, a festa tem como objetivo valorizar as quebradeiras de babaçu da região e chamar a atenção das autoridades para o declínio da atividade no município. 
O campeonato das quebradeiras de coco de São Paulo da Chapada reuniu várias mulheres da região e foi oferecido prêmios as pessoas que quebrasse mais cocos em um menor espaço de tempo.

Apesar do Maranhão ser o maior produtor de coco babaçu do país, várias famílias de Pinheiro e municípios próximos que viviam do babaçu já deixaram a atividade. É que as famílias extrativistas que vivem e trabalham nos babaçuais ficaram desestimuladas com o valor do produto que chega a ser praticado por um valor inferior a R$ 1,00 (um) real.

“Na região não existe uma política de valorização da amêndoa, mas existe um sonho que alimenta as esperanças da quebradeira de coco, que é o melhoramento do valor das amêndoas. Essa é uma forma de que a nova geração não desista e deixe essa tradição se perder. Hoje a nova geração não quer quebrar coco. Que ele tenha o valor que merece”, disse doma Saturnina, quebradeira de coco de São Paulo da Chapada, que participou do festival e ganhou um botijão de gás como premiação.

Para o organizador do evento, Júlio Cabral, conquistar um valor justo para o babaçu é um desafio tão grande quanto a defesa desse imenso patrimônio natural. “Nosso principal objetivo é preservar essa área não derrubando, não colocando fogo e preservando os babaçuais, pois é uma cultura do povo, dos nossos ancestrais”, disse Júlio Cabral.

CAPS DE PINHEIRO ACOMPANHA ALUNOS DE MEDICINA DA UFMA EM VISITA AO SISTEMA PRISIONAL

Os alunos do sétimo período do curso de medicina da UFMA campus Pinheiro participaram na última quinta-feira (26) de uma aula em campo no presídio de Pinheiro.
A ação faz parte da cadeira de Práticas Médicas IV – estágio de saúde mental.
A assistente social do CAPS II, Adriana Araújo, acompanhou todo o desenvolvimento da aula/atendimento dentro do sistema prisional que tratou de depressão, suicídio e formas de prevenção.
“A UFMA é uma importante parceira nesse novo momento que Pinheiro vive, especialmente no que tange à saúde mental, e juntos estamos fazendo a diferença na baixada maranhense”, disse a diretora do Caps, Rosa Pinheiro.
“No início os alunos estavam temerosos mas logo se sentiram a vontade para interagir e aprender nessa aula prática; queremos agradecer a toda a equipe da SEJAP por toda segurança e atenção destinadas ao nosso grupo. Os carcerários estiveram muito atentos a todas informações e participaram ativamente das atividades desenvolvidas. Queremos agradecer o nosso parceiro CAPS II que vem realizando um trabalho ativo dentro do sistema prisional e que nos ajudou também nessa aula prática”, disse a professora da UFMA, Lana Meireles.
Foram atendidos 25 internos. O CAPS II de Pinheiro também realiza atendimento psiquiátrico e faz distribuição de medicamentos dentro da instituição prisional.

PRO-ASFALTO CHEGA AOS BAIRROS SETE E ILHA DE LEONOR EM PINHEIRO

O trabalho de recuperação e asfaltamento de ruas em Pinheiro está a todo vapor na cidade. O projeto Pro-Asfalto implantado pelo prefeito Luciano nesse segundo semestre de 2019 está trabalhando em várias frentes simultâneas no município.
Nesta semana foi a vez dos bairros Sete e Ilha de Leonor a receberem o trabalho. Estão sendo executados os serviços de terraplanagem e tapa-buraco com aplicação de asfalto frio britado.
A Secretaria de Infraestrutura segue um cronograma estratégico para dar celeridade ao trabalho e atender às ruas mais danificadas de forma prioritária. O secretário da pasta, Batista Segundo, está acompanhando pessoalmente o serviço em todas as ruas.
“Temos uma usina produzindo o asfalto dentro do município que nos ajuda a atender com mais rapidez a demanda. A produção dessa usina é limitada mas atenderá toda necessidade do projeto. Algumas ruas começaram receber o asfalto e o tapa buracos e serão concluídas de acordo com o planejamento. Até o fim deste ano nossa Princesa da Baixada estará completamente transformada com os 50 quilômetros de asfalto que serão aplicados em nossas ruas”, disse o prefeito Luciano.
O secretário de infraestrutura tranquilizou a população sobre algumas ruas que ainda não foram concluídas: “todas as ruas serão concluídas! Trabalhamos de acordo com a produção da usina. Às vezes a produção do dia não é suficiente pra cobrir toda aquela rua, então remanejamos a equipe pra começar outras pra não perder tempo. Então em seguida voltamos e concluímos o que ficou faltando. Essa é uma estratégia aplicada no nosso planejamento para otimizar tempo e atender o maior número de ruas em um prazo menor”, disse o Batista Segundo.

sábado, 28 de setembro de 2019

PREFEITURA DE PINHEIRO REALIZA RECUPERAÇÃO E EMPIÇARRAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS DO POLO SÃO CAETANO

Na manhã desta quinta-feira (26) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, intensificou os serviços de recuperação das estradas vicinais da zona rural do polo São Caetano.
O trabalho de recuperação das estradas vicinais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos, especialmente de serviços essenciais como transporte escolar e transportes de emergências.
O serviço compreende empiçarramento, limpeza das laterais para o escoamento da água, espelhamento das estradas e instalação de bueiros nos locais necessários.
Em entrevista, o prefeito Luciano disse que os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são indispensáveis na garantia do desenvolvimento da cidade. “Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os moradores e alunos que utilizam as estradas do interior tenham segurança e conforto para trafegarem. Sabemos que o fluxo de veículos é intenso, então, através da Secretaria de Obras, estamos trabalhando na recuperação dessas vias do município de forma acelerada no Programa Pro-Estradas Vicinais”, declarou o prefeito.

As ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um programa que será contínuo do governo municipal que prevê a recuperação e empiçarramento de mais de 300 quilômetros de ruas: Pro-Estradas Vicinais.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, João Batista Segundo, a administração municipal está trabalhando incansavelmente para recuperar todas as estradas rurais do município neste verão. “Temos compromisso com a população pinheirense e com o prefeito de recuperar de forma durável todas as estradas dentro do cronograma estabelecido. São 300 km de estrada que requer um esforço constante para que possamos deixar tudo em boas condições de tráfego, buscando promover sempre as melhorias das condições de vida dos moradores da zona rural”, destacou o secretário.

SETEMBRO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE DE PINHEIRO REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NA EMPRESA CONSÓRCIO NORTE ENGENHARIA

Em adesão à campanha de valorização à vida, a Prefeitura de Pinheiro está realizando neste mês, intensa programação de ações de prevenção ao suicídio, em decorrência do Setembro Amarelo. As ações vão desde rodas de conversação em escolas e postos de saúde, a palestras em empresas da iniciativa privada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, através da coordenadora da saúde na escola, Paula Machado, e da coordenadora da hiperdia, Joelmara Furtado, realizaram na manhã da última quarta-feira (25) uma palestra alusiva as atividades da campanha na empresa Consórcio Norte Engenharia, empresa liderada pela Eletronorte.
Na ocasião os participantes puderam fazer perguntas e obtiveram respostas sobre o assunto ainda pouco discutindo na sociedade e em ambientes de trabalho.

“As campanhas ajudam a criar canais para as pessoas falarem sobre o assunto. Ao ouvir que pode se comunicar, a pessoa pode falar com quem estiver com ouvido atento para ajudar e para julgar”, disse Joelmara Furtado.

Para a coordenadora Paula Machado, é fundamental falar sobre o assunto, entender as causas do problema para ajudar e prevenir a depressão e o suicídio.
“A importância está na necessidade dos profissionais e da comunidade em geral entenderem que o suicídio existe, e que devemos saber como orientar aos terceiros sobre o modo correto de verificar a necessidade de abordar o amigo/colega/cidadão que necessite de ajuda, tendo em vista as diferentes formas/sintomas que agem e interferem no dia-a-dia de cada um daqueles que se enquadram nos públicos-alvo”, disse Paula Machado.

“É importante que a gente dialogue sobre o assunto porque, muita das vezes, com orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a informação”, disse o secretário de saúde Fred Lobato.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informam que cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma a cada 40 segundos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 casos de suicídios por dia, colocando o país como 8º no ranking mundial em taxas de suicídio, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados.

PF cumpre mandados de prisão por tráfico de drogas e armas na região Tocantina

A Policia Federal, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio – DELEPAT da Superintendência Regional do Maranhão, deflagrou na manhã desta sexta-feira (27), nas cidades de Imperatriz/MA, São Luís/MA, Vitória do Mearim/MA, Palmas/TO, Dourados/MS e Três Lagoas/MS, a Operação “Letum” com a finalidade de reprimir organização criminosa especializada em tráfico de drogas e armas na região Tocantina.
Foram cumpridos 30 Mandados de Prisão Preventiva, e 25 Mandados de Busca e Apreensão, tendo as ordens judiciais sido determinadas pelo excelentíssimo Dr. Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, juiz titular da 1.ª Vara Criminal de São Luís/MA, com apoio de 100 policiais federais das Superintendências Regionais do Ceará, Piauí, Tocantins, Pará, Amazonas, Amapá, Paraná e Mato Grosso do Sul, visando colher provas da materialidade delitiva.
As investigações foram iniciadas em razão da apuração de um homicídio ocorrido em junho, que levaram à identificação de um braço da organização criminosa responsável por eliminar rivais. Observou-se que o grupo criminoso, dividido de forma estruturada possui um setor responsável por planejar e realizar mortes de membros de outras facções, bem como policiais, agentes penitenciários e demais atores da persecução penal que entendam serem contrários aos seus objetivos.
Durante a investigação, identificou-se aproximadamente 20 casos de homicídios consumados e tentados, estes evitados em razão da atuação da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar. A Operação foi denominada “Letum” em referência à personificação da morte na mitologia romana.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PINHEIRO: SAMU REALIZA TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ÁRBITROS DE FUTEBOL

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Pinheiro executou nesta quarta-feira (25) um treinamento de técnicas de primeiros socorros para árbitros de futebol.
A iniciativa surgiu após um vídeo em que um jogador de pelada de fim de semana sofre um mal súbito durante a partida e é socorrido pelo árbitro que também é técnico de enfermagem, viralizar na internet. As técnicas aplicadas e a rapidez no atendimento salvaram a vida do atleta.
Com o objetivo de prevenir que situações como essa resultem em consequências mais graves, o médico e coordenador clínico do SAMU, Rafael Hortegal, ensinou várias técnicas de primeiros socorros para os profissionais de arbitragem.
O mini curso foi ministrado no campo do Estádio Costa Rodrigues em Pinheiro, proporcionando aos participantes um ambiente mais realista de uma possível situação de urgência.
“Agradecemos o convite e a confiança do corpo de arbitragem de Pinheiro. Queremos parabenizar os profissionais pela iniciativa e nos colocar sempre à disposição da população da baixada pinheirense. Estamos aqui pra fazer a diferença e os primeiros socorros faz toda diferença em situações de urgência e emergência para salvar uma vida”, declarou a Diretora do SAMU de Pinheiro, Alexsandra Mendes.
O SAMU de Pinheiro já realiza constante capacitação aos profissionais do serviço através do Núcleo de Educação Permanente – NEP, inclusive para outros municípios.

POLÍCIA CIVIL PRENDE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA VOLTADA PARA O TRÁFICO DE DROGAS, COMPOSTA POR 15 INTEGRANTES, COM ATUAÇÃO NO BAIRRO JOÃO PAULO

A Polícia Civil do Maranhão, em ação conjunta das Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), Superintendência de Investigações Criminais (SEIC) e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), realizou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação FORSETI, na qual foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
Os mandados cumpridos foram em desfavor de José Ribamar Macedo Máximo (Ribinha), Vania Lucia Melo do Nascimento, Lucas Mateus dos Santos Máximo, Fabiana Macedo Máximo, Maria do Socorro Diniz Macedo, Roberto Rivelino Mendes Costa, Silvia Nunes de Sousa, Euline Magnolia Máximo dos Santos, Nubia Lopes da Silva, Jackson Albert Sá dos Santos, Hellington Florêncio Ferreira (Viola), Nilton Cesar Cutrim Percilio, Rosa Cristina dos Santos Silva, Maria Jose dos Anjos Silva e Raylana Almeida Silva.
As investigações duraram 4 meses e, em seu curso, ficou comprovado que o custodiado Jose Ribamar, conhecido como Ribinha, estava se utilizando de pessoas em liberdade, principalmente dos seus familiares, para distribuir drogas no bairro João Paulo e adjacências. Dos envolvidos, algumas pessoas foram identificadas como as responsáveis por administrar os valores oriundos da comercialização dos entorpecentes.
O nome da operação, “Operação FORSETI”, faz referência ao Deus Nórdico de Justiça e porta voz da Lei, destacando-se assim que a Lei e Justiça se fizeram valer ante a criminalidade, explica o Superintendente da Senarc, delegado Bruno Galdino.
Após o cumprimento dos mandados, todos os citados foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão a disposição da justiça.

PREFEITO LUCIANO E VEREADORES DE PINHEIRO SÃO RECEBIDOS PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA

Projetos pelo desenvolvimento de Pinheiro e articulação política motivaram o prefeito Luciano e vereadores a participarem de uma extensa agenda em São Luís neste início de semana. 
Recepcionados também pela primeira dama e deputada estadual, Dra. Thaiza Hortegal (PP), estiveram na Assembleia Legislativa e se reuniram com o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
“Dialogamos sobre as demandas da baixada maranhense, o desenvolvimento de Pinheiro, além das articulações políticas e o processo eleitoral de 2020, que será atípico, diante das mudanças na legislação, fomos recebidos com muita atenção e interesse do deputado Márcio Jerry de continuar ajudando Pinheiro. Eu na Assembleia, ele na Câmara e junto ao governador Flávio Dino”, ressaltou a deputada Dra. Thaiza (PP).
Estiveram na capital os vereadores Paulinho Enfermeiro, Edinildo, prof. Sandro Lima, Albininho e Capadinho; os secretários municipais João Segundo, Fred Lobado, além do diretor do VIVA/Pinheiro, Léo Lobato, e o advogado Dr. Fabrício Lobato. A comitiva da baixada também foi recebida nesta terça-feira (24) pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.
“Nós temos um grande projeto de desenvolvimento para Pinheiro e região da baixada, e agora com a deputada Thaiza representando todos na Assembleia, e, principalmente, o deputado Othelino sempre atencioso com as demandas de Pinheiro, vim com os nossos vereadores, para darmos prosseguimento ao importante trabalho que estamos desenvolvendo na cidade. Sempre dialogando, sempre unidos, dando o melhor nós, fazendo uma gestão equilibrada, mesmo diante de todas as dificuldades, inaugurando obras e ampliando serviços”, destacou o prefeito Luciano.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...