terça-feira, 30 de outubro de 2018

Servidores respeitados

Narra a Bíblia que Jesus Cristo, ao se ajoelhar e lavar os pés dos apóstolos, explicou que sua missão era servir, não ser servido. Considero ser essa lição uma das mais importantes para quem exerce a função de servidor público. Tenho muita honra de ser um dos servidores públicos do meu país, já tendo exercido esta missão nos 3 Poderes, em uma trajetória profissional que se estende por 29 anos, desde que fui aprovado no meu primeiro concurso público. Todas essas lembranças e reflexões estiveram presentes quando, na última quinta-feira, participei das homenagens alusivas ao Dia do Servidor Público, que se comemora hoje.
Os meus colegas servidores públicos têm um papel fundamental nos avanços que temos construído nos últimos anos, com ganhos concretos na qualidade de vida da população. Alguns políticos têm o entendimento de que os servidores são um problema. Contudo, a verdade é que é impossível oferecer serviços públicos de qualidade sem o trabalho de servidores, efetivos e comissionados.
Temos atuado para, ao máximo quanto possível, melhorar nossos serviços públicos, inclusive contratando novos servidores mediante dezenas de concursos públicos e processos seletivos. Temos também celebrado conquistas históricas de muitas categorias, a exemplo de policiais e professores. Infelizmente, vivemos uma das piores crises econômicas e políticas da história nacional, o que traz severas restrições financeiras, cada vez mais graves.
Mas não podemos desanimar, nem desistir. Por isso, fiz questão de comparecer nesta semana a um evento que representa bem a ideia da valorização dos servidores por nosso governo. Foi a segunda edição do Prêmio “Você Faz a Diferença”, em que são homenageados servidores públicos estaduais que, de forma inovadora, contribuíram para a modernização da Gestão Pública.
É um reconhecimento que representa a nossa gratidão a esse corpo funcional que se dedica a garantir direitos para todas as pessoas. Gratidão que se comprova também com o avanço da obra do novo Hospital do Servidor, um direito que havia sido subtraído, mas que agora está sendo devolvido com uma estrutura ainda melhor e capaz de atender a todos.
Já entregamos a primeira etapa da obra, onde estão sendo feitas consultas em cardiologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, psiquiatria e nutrição, além de clínica geral. Ainda neste ano vamos entregar mais uma etapa e, quando tudo estiver pronto, teremos 40 consultórios com oferta das principais especialidades médicas, além de 4 centros cirúrgicos e 128 leitos, entre adultos e infantis.
Também viabilizamos a capacitação funcional de mais de 60 mil servidores de todo o estado, inclusive via Escola de Governo do Maranhão. Por meio de progressões funcionais, mais de 31 mil servidores foram beneficiados, impactando na elevação dos rendimentos. E mantivemos os salários em dia por todos os meses de governo, um dos poucos Estados a conseguir isso no meio da avassaladora crise. São inúmeras iniciativas de respeito e valorização, que vão continuar no limite do possível.
Sei, por experiência própria, a importância do servidor como um aplicador de programas e um formulador de contribuições para os serviços prestados à população. E o serviço público é fundamental para o Brasil e para o Maranhão, pois é um instrumento imprescindível no combate às desigualdades sociais e na promoção de direitos para todos.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...