segunda-feira, 30 de abril de 2018

THAÍZA HORTEGAL PARTICIPA DA FESTA DO TRABALHADOR EM MIRANDA DO NORTE


O deputado federal André Fufuca juntamente com a Primeira dama de Pinheiro Thaiza Hortegal acompanhada do seu marido João Luciano, estiveram presentes na cidade de Miranda a convite da liderança Junior Amorim que realiza naquela cidade a Festa do Trabalhador.
Uma verdadeira multidão se fez presente para prestigiar esse mega evento que alem de mostrar a valorização dos trabalhadores serviu para mostrar a grande liderança exercida por Amorim ele que foi o segundo mais votado no ultimo pleito, na oportunidade ele manifestou seu apoio a dupla Thaiza, Fufuca.
“eu me sinto muito lisonjeada em esta participando desta grande festa, e agradeço de coração o carinho com que fomos recebidos nesta cidade” declarou a pré-candidata Thaiza Hortegal.
Já o prefeito de Pinheiro João Luciano aproveitou para convidar para Festa do Trabalhador em nossa cidade com varias atrações e inaugurações na segunda, fechando com a aparelhagem do Pará Búfalo do Marajó já na terça dia primeiro as comemorações continuam com vários torneios em vários povoados do município.




DINHEIRO NA CONTA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE PINHEIRO

Pensando em proporcionar o melhor para a população pinheirense, prefeito João Luciano efetua pagamento de todos os funcionários da prefeitura. O dinheiro estará disponível amanhã pela manhã (01), nas contas de cada um.
O prefeito vem mostrando cada vez mais que está de fato empenhado e buscando as melhores formas de beneficiar a população e para isso, o mesmo não medirá esforços e continuará na luta incansável para recompensar os seus servidores.

Ciclo político de Sarney está esgotado no Estado, diz Flávio Dino


do Jornal do Brasil

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) defende a unidade da esquerda na eleição presidencial, de preferência em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dino, no entanto, admite que a situação de Lula, preso em Curitiba, é uma trava para o diálogo entre os partidos de esquerda sobre outro nome de consenso.

Quando o senhor foi eleito em 2014 abriu o palanque para os três principais candidatos a presidente, Dilma, Aécio e Eduardo Campos. Agora sete dos 14 partidos que apoiam seu governo anunciaram pré-candidaturas, inclusive o PCdoB. O senhor pretende repetir a estratégia?

A fórmula é a mesma. Tenho meu voto pessoal que obviamente é na candidata do meu partido, a Manuela DÁvila, mas ao mesmo tempo cumpro o papel de acolher os candidatos de partidos da nossa aliança.

Não, porque a conjuntura naquele momento indicava que tínhamos o apoio do PSDB que indicou o vice-governador e, atendendo a um pedido do PSDB, eu participei de eventos com o candidato Aécio contra o qual não existia nenhuma denúncia. Você não pode julgar o passado com os olhos de hoje.

Quais as chances de Manuela?

Temos uma eleição muito aberta porque sem Lula todo mundo fica ali no mesmo patamar. Todos os candidatos que lideram podem desmanchar, casos do Bolsonaro, da Marina, do Joaquim. Por isso temos que manter a candidatura dela até que se coloque outra dinâmica. Daqui para julho, vamos ver.

O senhor falou em uma eleição sem Lula. Ele está descartado?

Temos dificuldade de prognosticar a presença do Lula na urna. Defendo o direito de ele concorrer porque acho que ele foi vítima de uma arbitrariedade. Ainda há muito em jogo, muita perspectiva, e acho fundamental que o Lula se mantenha no debate. Levo em conta dois cenários: se Lula for candidato, todos com Lula; se não for é uma eleição aberta.

Acha possível uma unidade da esquerda já no primeiro turno?

Acho possível e necessário para polarizar setores sociais mais amplos e também setores políticos. Se tiver uma eleição fragmentada pode ser que nenhum de nossos candidatos tenha viabilidade e isso pode resultar numa tragédia: ficarmos fora do segundo turno. Por isso acho importante, por exemplo, Ciro e Haddad conversarem.

A situação de Lula atrapalha a unidade?

Essa dúvida que paira sobre o Lula acaba impedindo esse debate porque a opção objetiva da sociedade, as pesquisas mostram, é em torno do Lula. Enquanto fica a hipótese do Lula você não consegue avançar em uma alternativa.

A necessidade das forças de esquerda de demonstrar solidariedade a Lula neste momento impede o debate sobre unidade?

Sem dúvida. É uma prova de generosidade de todos nós compreendermos que não seria leal neste momento descartá-lo e dar como fato consumado que ele vai ficar preso e não será candidato. Tem que esperar esse processo decantar. É um trauma muito profundo encarcerar o maior líder político da história brasileira.

O gesto teria de partir do Lula?

Acho que o próprio Lula em algum momento vai se posicionar, pela responsabilidade e pela indiscutível intuição política que ele tem.

As decisões recentes do STF são indícios?

São indícios da fragilidade do veredicto. É tão frágil que precisa produzir outros presos para se legitimar. É um negócio tão mal arrumado que é difícil de se sustentar por muito tempo.

Após 28 anos o ex-presidente Sarney transferiu o domicílio eleitoral de volta ao Maranhão. O que isso significa para o Estado?

Imagino que significa mais na política do Amapá. Eu diria que não foi um gesto de vontade. Ele chegou a ensaiar uma candidatura no Amapá mas aparecia mal nas pesquisas. Ficou evidente que não tinha mais nenhum papel a jogar lá. O certo é que ficou em uma situação frágil lá.

Mas ele tem articulado para tirar partidos da base do senhor.

Ele fez isso mas, graças a Deus, com escasso êxito. São ciclos históricos. No Livro do Gênesis, na Bíblia, quando a mulher de Ló olha para trás ela vira estátua de sal. Acho que isso se aplica também aos ciclos políticos. É um ciclo esgotado no Maranhão porque ninguém quer virar estátua de sal.

Chuva forte deixa ruas alagadas e água invade casas em Santa Helena, no MA


A chuva que caiu na noite deste sábado (28) e se estendeu por todo este domingo (29) causou estragos e transtornos em Santa Helena na baixada maranhense. Nas últimas 24 horas, a cidade recebeu um volume muito grande de águas pluviais.

Vários bairros e casas amanheceram alagados por causa da chuva forte. Na Beira Rio no centro da cidade a contensão cedeu após o grande volume de água. 
Beiro Rio no centro da cidade

Segundo a prefeitura, os bairros mais afetados em Santa Helena são os  bairros de Morada Nova e Ponta D'area .

O Prefeito Zezildo visitou áreas atingidas e procurou autoridades para ajudar.
Ele determinou o mapeando as áreas alagadas na zona rural e está buscando alojamentos para ribeirinhos em situação de risco.

Também estão sendo providenciados espaços em escolas, ginásios esportivos e igrejas para abrigar, se necessário, famílias atingidas pela cheia do Rio.

Assista o vídeo:







Suspeito de matar bombeiro militar a tiros é preso em Balsas

O suspeito de assassinar o bombeiro militar Rafael Pereira Vila Nova, na noite de sexta-feira (27), na cidade de Balsas, foi capturado no final da tarde deste domingo (29). O mesmo estava foragido e escondido entre o Matadouro e a localidade Santa Elisa. 

A prisão do assassino somente foi possível graças a denúncias feitas por pessoas que residem próximos à BR 230, na região urbana de Balsas, que afirmaram tê-lo visto ainda por volta de 11h3, pedindo carona na rodovia. Informação movimentou a corporação do 4º Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em um cerco à região entre Matadouro e Santa Elisa.

Um dos moradores informou que voltava das comemorações do aniversário de Riachão que, ao passar em sua moto pela BR 230, próximo a uma entrada vicinal, nas imediações do Matadouro municipal, uma pessoa com as características do assassino lhe pediu carona.

 “Só que ele estava com a roupa muito suja e descalço, usando uma camisa azul. Os pés já estavam tão calejados que sangravam, sinal de que havia andado muito pelo chão”, contou o homem que não quis se identificar.
O BOMBEIRO MILITAR RAFAEL PEREIRA FOI ASSASSINADO NA
NOITE DE SEXTA-FEIRA (27)
“Na hora que vi ele, percebi que se tratava do próprio, pois sua fisionomia era parecida com a divulgada nas redes, aí segui rumo ao centro da cidade e avisei para os policiais”, completou.

O comandante tenente coronel Medeiros, acompanhado do major Gilberto, com o apoio de vários policiais em viaturas, cercaram o local, recebendo a cobertura de um helicóptero do CTA, que durante horas algumas fez voos rasantes sobre o mato fechado, no local indicado pelos moradores.

Os policiais continuam diligenciando para prender o segundo envolvido. Ele dirigia a caminhonete que foi roubada após o assassinato do bombeiro Rafael. O veículo foi abandonado em uma das estradas da região.

Com informações do Diário de Balsas

Ambulância de Porto Rico do MA com quatro pacientes desce ribanceira próximo á Pinheiro



Uma ambulância da cidade de Porto Rico Maranhão, desceu a ribanceira após fazer uma curva na MA-006 próximo ao outeiro do finca na cidade de Pinheiro.

Quem dirigia o veículo era vereador Idácio Nogueira, do município de Porto Rico do Maranhão, que perdeu o controle do veículo, o acidente aconteceu na tarde deste domingo(29).


No momento do acidente, a ambulância retornava para Porto Rico com quatro pacientes idosos que estavam fazendo tomografias, e outros exames no Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.

Nenhum dos pacientes ficou gravemente ferido. A cidade de Porto Rico dispõe de apenas uma ambulância em boas condições para o translado contínuo aos centros hospitalares de referência.

SANTA HELENA E TURILANDIA, CORREM PERIGO SE CONTINUAR A CHOVER.




Edilson Araujo (Maquinho)*

A Bacia Hidrografica do Rio Turiaçu, tendo como principais estuários o próprio Rio Turiaçu, Paruá, Urubucu, Caxias , e uma série de afluentes de menor porte, com auxílio de uma Cadeia de Lagos que formam um ambiente lacustre de transição, entre estes, e o mar. Nas proximidades destas duas importantes cidades que estes rios citados drenam para ambas. Apresentando um grande volume de águas pluviais, que aliado a obras sem planejamentos avaliados para situações como a que ocorre no momento.
Em Santa Helena, o bairro populoso como é o caso da Baixinha , Ponta da Areia, Vila 41 e 45 são os que receberam alagamentos mais consistentes. Além de terem uma planialtimetria de cotas baixas é uma espécie de porta de entrada das águas advindas do Rio Turiaçu , Lago do Quebra Pote e outros vizinhos, passando situações de desconforto para os habitantes. Desconforto que chega ate mesmo em cotas mais altas da Cidade prejudicados por um ruim sistema de drenagem.
Em Turilândia por ser uma cidade de cotas topográficas mais baixas sofrem por essa influência, embora a Bacia Hidrográfica do Rio Turiaçu tenha menor influências de impactos por volumes de águas do que em Santa Helena.
Ambas as cidades já deveriam ter sido contempladas com uma Comporta/Barragem no Rio Turiaçu para que uma de suas atribuições fosse o controle dessas àguas.
Assim estas progressistas cidades que são banhadas por esta importante Bacia Hidrográfica do Rio Turiaçu, já sofrem com a resposta do Rio e seus afluentes há decadas, vomitando águas com brava intensidade para dentro destas cidades alagando as ruas e residências, causando prejuízos incalculáveis para sua população sem o mínimo de indemnizações por parte do poder público.
*EDILSON JOSÉ DE ARAUJO GEÓLOGO, CONSULTOR AMBIENTAL E CONHECEDOR DOS PROBLEMAS ORA OCORRIDOS.




Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...