Celebração ocorrerá às 17h na Praça São José e será presidida pelo bispo Dom Élio Rama.
Dentro da programação da Semana Santa da Diocese de Pinheiro, nesta quarta-feira (28) será realizada a Missa dos Santos Óleos, quando são abençoados os óleos utilizados pelos padres nos sacramentos, como batismo, eucaristia, crisma, unção dos enfermos e ordem.
A missa da programação oficial da Diocese ocorrerá às 17h na Paroquia São José, em Pinheiro e será presidida pelo bispo Dom Élio Rama. Conforme a Diocese, na celebração desta quarta são esperadas cerca de 3.000 pessoas.
A missa será celebrada por todos os párocos e demais sacerdotes da diocese, além dos diáconos permanentes e representantes das comunidades paroquiais. Nessa celebração, os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais. O período da Semana Santa teve início com no Domingo de Ramos, quando se recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento.
As celebrações do Tríduo Pascal, dentro das celebrações da Semana Santa, têm início na quinta-feira (29) com a missa lava-pés. A missa na Catedral de Santo Inácio será às 20h. Na sexta-feira (30) haverá às 16h a celebração da Paixão e Morte de Jesus e adoração da Cruz. Às 19h30, com saída da Catedral, haverá procissão luminosa do Senhor Morto. No sábado, às 20h, será realizada a celebração da Vigília Pascal.
Nas comunidades paroquiais, segundo a Diocese, é costume realizar procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras. Segundo um pároco da Diocese, a Semana Santa é o fruto litúrgico de séculos de celebrações em memória de Jesus. “É a semana maior do ano litúrgico, o ápice”, disse. Conforme o pároco, a partir deste período é que surgem as outras manifestações sobre a origem e nascimento de Jesus, por exemplo. “São dias de memória, quando deixamos vir à tona a recordação dos feitos e acontecimentos, das palavras de Jesus e, a partir disso, há a reflexão. A quaresma é o tempo de preparação para esse momento supremo”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário