quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

POR FALTA DE MÉDICO NA SAÚDE DE PRESIDENTE SARNEY PINHEIRO ASSUME A REPONSABILIDADE

O município Presidente Sarney é uma das 17 cidades que compreende o pólo de saúde de Pinheiro. No entanto, dos 17 municípios, Presidente Sarney é a única que não dispõe de médicos para seus munícipes.
Isso é facilmente comprovado com os inúmeros encaminhamentos irregulares assinados por enfermeiros, o que é completamente ilegal.
Guias de uso obrigatório por lei apenas por médicos e preenchidas por enfermeiros, além de criminoso, compromete o atendimento nas unidades de urgência e emergência do pólo Pinheiro, pois pacientes que não necessitam de atendimentos de média/alta complexidade acabam congestionando e lotando os corredores das unidades.
São inúmeros os casos de encaminhamentos do município de Presidente Sarney preenchidos por enfermeiros que até o Ministério Público já foi acionado pela direção do Materno Infantil, mas nunca se manifestou sobre o assunto.
O prefeito de Pinheiro foi categórico em sua declaração sobre o caso: “O nosso compromisso é com o ser humano, e por isso nunca iremos fechar as portas pra quem precisa de ajuda; e é justamente por esse compromisso que temos com a população dos 17 municípios que compõem o pólo de Pinheiro, que não podemos deixar situações como essa de lado, pois compromete a qualidade do atendimento dos serviços prestados e isso pode custar vidas.”
Para a pediatra e primeira dama de Pinheiro, Dra. Thayza Hortegal a prioridade é a saúde da população: “nós sempre iremos dar primeiro o atendimento, mas temos que cobrar que essa situação seja resolvida, apenas a avaliação médica pode indicar qual o melhor procedimento para o paciente; quando um paciente é encaminhado sem necessidade para materno infantil, por exemplo, ou sem a devida estabilização, pode custar a saúde e até mesmo a vida desse e de outros que estão recebendo atendimento naquele momento.”
A criação das Salas de Estabilização Pediátrica e Obstétrica é uma iniciativa da Dra. Thayza Hortegal justamente para ajudar no acolhimento desses pacientes que chegam ao materno sem o devido atendimento médico prévio.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...