sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Mutirão do Glaucoma chega às regionais de Viana, Caxias e Pedreiras


Dezoito municípios das regionais de saúde de Viana, Caxias e Pedreiras recebem nesta semana o Mutirão do Glaucoma, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Principal estratégia de combate à doença, responsável por 10% dos casos de cegueira, a ação oferece consulta, exames, distribuição de medicação gratuita, caso necessário, e encaminhamento para tratamento.

Nesta sexta (17), o atendimento tem início, no período da manhã, nas cidades de Igarapé Grande, Coelho Neto e Cajari. No início da tarde, o atendimento do Mutirão do Glaucoma será em Trizidela do Vale, Aldeias Altas e Matinha.

Em Caxias, o atendimento do Mutirão do Glaucoma será realizado, neste sábado (18), no Hospital Macrorregional de Caxias, equipamento da rede de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na região, os pacientes dos municípios de Lago dos Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Pedreiras e Cajapió serão avaliados durante ação do mutirão.  

O objetivo é realizar o diagnóstico precoce do glaucoma, ocasionado pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos e cujo grupo de risco são pessoas acima de 40 anos. Se não tratado, a doença leva ao dano permanente do disco óptico da retina, que pode progredir para cegueira.

“Os mutirões têm se mostrado uma estratégia importante dentro das ações de combate à doença. Democratizamos o acesso ao diagnóstico e tratamento levando os médicos até as pessoas, que muitas vezes têm problema para chegar às unidades de saúde”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os primeiros atendimentos aconteceram nesta quinta-feira em Buriti, Duque Bacelar e Afonso Cunha. Para ser atendido, o paciente precisa apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. 

Além da avaliação médica e realização de exames para detecção do glaucoma ou outra patologia ocular, os pacientes tem acesso gratuito a palestras explicativas, colírios e orientação sobre o uso correto da medicação.


Mutirão do Glaucoma 
Sexta (17) - Manhã 
Igarapé Grande – Escola Chagas Costa;
Coelho Neto - Centro de Imagem e Diagnóstico; 
Cajari - Escola José Anchieta;

Sexta (17) – Tarde 
Trizidela do Vale - Auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco; 
Aldeias Altas - Hospital Municipal de Aldeias Altas; 
Matinha - Hospital PSF;

Sábado (18) - Manhã
Lago dos Rodrigues - Centro de saúde Pedro Paulo Cortez;
Caxias     - manhã e tarde - Hospital Macrorregional; 
Olinda Nova do Maranhão - CAPS; 

Sábado (18) – Tarde 
Pedreiras - Centro de saúde do Goiabal;
Cajapió - Unidade Básica de Saúde da Sede;

Domingo (19) - Manhã
Bernardo do Mearim - Hospital Bernardo do Mearim); 
São João do Sóter – Hospital Municipal Clodomir Rocha
São João Batista - Posto de Saúde da Sede; 

Domingo (19) - Tarde
Palmeirândia - Secretaria Municipal de Saúde – UBS São Carlos.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...