segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Campanha de doação de sangue começa nesta segunda (20)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) dá início nesta segunda-feira (20) à campanha “Doe sangue, sempre alguém precisa”, que seguirá até o dia 25, sábado, dia Nacional do Doador de Sangue.
O objetivo da campanha é sensibilizar que novos doares apareçam, para aumentar a doação de sangue e garantir um estoque adequado para o atendimento de pacientes no Maranhão.
O Hemomar espera que o aumento de doadores por dia seja de pelo menos 10%. Em 2016, em cinco dias de campanham foram registrados 2.713 doadores no estado.
Durante a camapanha deste ano, serão ofertadas paletras para explicar a importância da doação voluntária. No dia 25, doadores recorrentes e instituições parceiras do Centro serão homenageados.
Ainda durante a campanha, o Hemomar realizará oficinas de beleza, avaliação nutricional, ginástica, e outras.
Quem pode ser doador
Para ser um doador de sangue é precido ter mais de 16 anos e menos de 70 (menos de 18 precisam da autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50kg, ter dormido, no dia da doação, pelo menos 6h, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcóolica em pelo menos 12h.
Mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos, portadores de hepatite B, C, Aids, Doença de Chagas, malária ou quem faz usso de dogras ilícitas ingetáveis.
Pessoas resfriadas devem esperar até 7 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, esteve em região com surto de malária ou manteve relações sexuais sem proteção, deve aguardar no mínimo um ano para doar.
Programação
Dia 20/11
9h – Lançamento da campanha no Hemocentro
10h às 18h – Ação de divulgação de sangue e coleta externa no Shopping Rio Anil
Dia 21/11
9h as 17h – Coleta externa no Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) no João Paulo
Dia 22 e 23/11
9h as 17h – Coleta no Hospital São Domingos, no Bequimão
Dia 24/11
9h as 17 – Coleta externa na Praça Deodoro, no Centro
Dia 25/ 11
8h as 10h – Panfletagem sobre doação de sangue na área externa do hemocentro, no João Paulo
9h as 16h – apresentações culturais na recepção da coleta do Hemocentro, no João Paulo
9h as 12h – Oficinas de beleza, avaliação nutricional, ginástica e avaliação postural na recepção do ambulatório do Hemocentro
9h as 17h – Coleta externa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...