sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Governo realiza cerca de um milhão de atendimentos no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago



O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago comemora dois anos de assistência à população. A unidade entregue pelo Governo do Estado é referência em atendimento médico em diversas especialidades. Com 122 leitos de internação, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, ortopédica, cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros, cerca de um milhão de atendimentos já foram realizados desde a inauguração do hospital, em setembro de 2015. 

O hospital atende a população das regiões de Pinheiro, Zé Doca e Viana. Para comemorar os dois anos de atendimento, uma ampla programação será realizada na unidade de saúde. Nesta sexta-feira (22), a partir das 7h, pacientes regulados serão avaliados para o diagnóstico de pterígio e catarata. O atendimento continua no sábado (23). A previsão de atendimento nas áreas de consultas e cirurgias é de cerca de 300 pacientes. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatizou o compromisso do Governo do Estado com o trabalho que vem sendo realizado no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago. “Com os investimentos realizados no hospital, reiteramos nosso compromisso com o povo maranhense. Conhecemos a realidade do estado e sabemos da necessidade de serviços como esses”, disse o secretário Carlos Lula. 


Equipes do hospital em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro realizarão coleta de bolsas de sangue na unidade, nesta segunda-feira (25), a partir das 8h. Para o diagnóstico precoce do câncer de mama, exames de mamografia serão intensificados na próxima terça-feira (26) e quarta-feira (27), além de palestras educativas com a comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Na quinta-feira (28), às 9h, uma programação especial contemplará pacientes e funcionários. As atividades incluem culto ecumênico e homenagens. 

Na sexta-feira (29), a programação conta ainda com uma grande ação social na Praça do Centenário, no centro de Pinheiro, com aferição de pressão arterial, vacinação, entrega de preservativos, orientações com assistentes sociais, entre outras. Atividades de manipulação corporal com fisioterapeutas, orientações sobre o uso de medicamentos, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações educativas e de fonoaudiologia também serão ofertadas. 

O grupo Anjos da Alegria, composto por profissionais da unidade, fará atividades lúdicas para as crianças e a Praça do Centenário receberá espaço de leitura e local para corte de cabelo, automaquiagem, limpeza de pele e atividade de Fit Dance.

“O objetivo das atividades é fortalecer a integração entre hospital e comunidade disponibilizando serviços gratuitos para os cidadãos da Baixada. As diversas ações que serão feitas contribuem para que a população tenha mais acesso aos serviços de saúde”, explicou Denise Boás, diretora geral da unidade de saúde.

Balanço 

Durante os dois anos de funcionamento, o hospital registrou 5.630 cirurgias nas especialidades geral, neurologia, oftalmologia e ortopedia; 6.436 internações; 9.750 procedimentos ambulatoriais, entre biópsias, cirurgias oftalmológicas, procedimentos trauma-ortopédicos e de otorrinolaringologia, neurocirurgia e diagnóstico por endoscopia; bem como 62.922 atendimentos multidisciplinares e 520.500 exames de eletrocardiografia, citopatológicos, radiologia, tomografia, ultrassonografia, mamografia e de laboratório clínico. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua.

Fonte: SES

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...