domingo, 21 de maio de 2017

28 comunidades da Baixada Maranhense são beneficiadas com lancha escolar

Foto: Reprodução
Com a entrega da segunda lancha de transporte escolar à região da Baixada Maranhense, neste sábado (20), no município de Penalva, o Governo do Estado beneficiará estudantes de 28 comunidades ribeirinhas da região com transporte digno e seguro.
A lancha escolar entregue tem capacidade para transportar 33 pessoas a cada viagem e equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. O transporte foi doado para a Prefeitura Municipal de Cajari, que será a responsável pela manutenção da embarcação, que atenderá estudantes das redes municipal e estadual do município, que residem em comunidades ribeirinhas.
Participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que fez a doação juntamente com o secretário adjunto da Seduc, Williandckson Azevedo, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão; o prefeito de Penalva, Ronildo Campos; autoridades locais e da região.  “A lancha chega em um momento oportuno, o município tem uma demanda grande. Esse tipo transporte era alugado pelo município, o que comprometia a receita. Essa entrega de hoje demonstra a sensibilidade do governo do estado que, em parceria com a prefeitura oferecerá um transporte adequado e com segurança para uma região importante. Estou muito feliz porque com certeza a educação vai avançar muito”, destacou o prefeito Ronildo Campos.
“É uma honra estar aqui participando de mais uma ação do programa Escola Digna. Esse transporte é importante para poder dar aos pais uma tranquilidade de saber que seus filhos irão para a escola e retornarão em segurança para casa. Além disso tudo, o governo tem investido em outras áreas e pensando sempre em somar forças, como acontece hoje em Penalva, na parceria com os municípios”, ressaltou Marcelo Tavares.
O secretário-adjunto de Educação, Williandckson Azevedo, realçou os investimento feitos pelo governo em educação. “O Maranhão está indo na contramão da crise, enquanto alguns estados estão tendo que retirar alguns benefícios, o Maranhão está ampliando. E vamos continuar investindo cada vez mais na educação. E a lancha é o exemplo disso, dar acesso seguro à comunidade para a escola e fazer com que o índice de permanência nas escolas seja sempre maior. Além de dar condições para que a comunidade possa almejar ambições maiores para o futuro”, apontou.
No mês de março, o Governo entregou ao município de Cajari, também na baixada, a primeira lancha escolar na região, que possui geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, que dificultam o transporte escolar por terra.
O Governo adquiriu duas lanchas (Cajari e Penalva) com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), por meio de adesão a Ata de preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvido da Educação (FNDE).

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...