terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Pesquisador alerta para novos tremores secundarios no Maranhão

Servidores evacuaram prédio do Tribunal de Contas do Estado em São  Luís após tremor.
MA 10 - O professor e pesquisador de geografia física da Uema, Luis Jorge Dias, alertou as autoridades do Maranhão e moradores que é grande a possibilidade de novos tremores de terra acontecerem nos próximos dias. A maior preocupação é devido ao risco de desabamentos de prédios e construções que podem estar com a infraestrutura comprometida, após o terremoto de 4.6 na escala richter na manhã desta terça-feira (23).
Segundo o professor o terremoto de hoje pode ser classificado como “tremor de acomodação”, comum em áreas sedimentares como é o nosso caso geologicamente falando, onde existem rochas mais recentes menos estáveis, e por isso mesmo, mais sujeitas a este tipo de processo.
Ele explicou que os abalos são mais facilmente percebidos em São Luís devido à proximidade de falhas geológicas. “Boa parte da nossa zona costeira maranhense, é sobre tudo, a zona costeira que vai de Alcântara até o município de Icatu passando pelo centro do Golfão Maranhense que nossa ilha é recortada de uma falha geográfica muito profunda e isso permite que haja uma concentração mais propagada do abalo sísmico nessa linha”. Portanto, essas falhas geológicas podem levar a novos tremores em São Luís. “Pode haver possivelmente um abalo secundário dentre hoje e os próximos dias, mas a gente tem que ficar em alerta”.
Luis Jorge ainda pediu mais atenção da Defesa Civil e do CREA sobre a possibilidade de prédios e construções terem tido as estruturas comprometidas. “É interessante, inclusive, que as autoridades competentes já comecem a observar o que esta acontecendo em determinados prédios, sobre tudo aqueles em construção, se não comprometeu a questão mesmo das vigas pilastras e toda a estrutura. E daqueles que já estejam construídos e interessante verificar se foi afetado”.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...