terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Governo anuncia Sala de Apoio Institucional para diálogo com gestores municipais na assistência à saúde

Governador Flávio Dino reúne prefeitos e apresenta ações da administração estadual para levar desenvolvimento social aos municípios. Foto: Karlos Geromy/Secap
Governador Flávio Dino reúne prefeitos e apresenta ações da administração estadual para levar desenvolvimento social aos municípios. Foto: Karlos Geromy/Secap
Durante o ‘I Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos com o Governador’, realizado nesta quinta-feira (1º), no Rio Poty Hotel, o Governo do Estado reafirmou o compromisso de manter aberto o diálogo permanente com as gestões municipais, de forma que, em todas as instâncias, haja acesso à gestão estadual.
A Sala de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é um ponto focal onde os prefeitos e suas equipes de trabalho possuem de forma ainda mais ampliada o suporte direto para assistência à saúde em seus municípios. O governador Flávio Dino ressaltou, na ocasião, a importância desse apoio direto para que haja melhorias significativas no estado.
“A missão do governo é melhorar a vida da população. Acreditamos em uma política de diálogo, onde exista empatia entre as gestões e se desenvolva parcerias que ajudem os municípios. Não há razão para deixar de trabalhar juntos, sempre tendo em vista nossas prioridades, que estão em investimentos que priorizem o social e beneficiem os mais pobres”, pontuou o governador Flávio Dino.
Esse trabalho de orientação dos gestores, planejamento, auxílio em trâmites de processos e financeiro, regulamentação de documentos e projetos, orientação sobre Vigilância Sanitária e Ambiental, além de outras questões administrativas relacionada a saúde, farão parte do suporte dessa Sala de Apoio Institucional.
“Em um mês  cerca de 50 prefeitos já estiveram na SES, o que representa quase 25% dos prefeitos eleitos. Algumas informações podem ser facilitadas. Por isso, além desse contato direto, contaremos com essa sala de apoio permanente para conseguir viabilizar todo o suporte para questões técnicas e administrativas de saúde”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A sala funciona, por exemplo, para esclarecer o bom uso de recursos federais e estaduais. “Nosso trabalho é de acolhimento para traçar todo o perfil do município e ter como interferir de maneira resolutiva. Temos casos de municípios que deixam de usufruir de um recurso federal por não alimentar sua base de dados nacional. Sem essa orientação ele busca no estado o suprimento desse recurso. Atuamos nesse contexto de direcionar o gestor e oferecer todo o suporte necessário. O Estado incentiva que cada um faça a sua parte para o recurso chegar ao município e ser usado em benefício da saúde pública”, pontuou a assessora especial e Gestora da Sala de Apoio Institucional, Marize Hassin Rodrigues.
FALA PREFEITO
Francisco Alves, prefeito eleito de Brejo de Areia. Foto: Julyane Galvão
Francisco Alves, prefeito eleito de Brejo de Areia. Foto: Julyane Galvão
“Para os gestores que estão assumindo agora, contar com esse suporte é de extrema importância. Conseguimos fazer uma boa avaliação dessa política e espero que melhore ainda mais com mudanças consolidadas que reflitam no dia a dia da população”. 
Francisco Alves da Silva, prefeito de Brejo da Areia. 
Marco Antônio Rodrigues, prefeito de Cantanhede. Foto: Julyane Galvão
Marco Antônio Rodrigues, prefeito de Cantanhede. Foto: Julyane Galvão
“O que sabíamos é que em outros momentos não se tinha esse acesso facilitado no Maranhão. Agora, com essas ações estratégicas, é mais fácil para cada gestor ter como esclarecer suas dúvidas e saber quem, como e onde procurar assistência que ajude a resolver os problemas”. 
Marco Antônio Rodrigues, prefeito de Cantanhede. 
Francisco Nagib. Foto: Julyane Galvão
Francisco Nagib. Foto: Julyane Galvão
“Essa relação permanente precisa existir, principalmente, para resolver os problemas crônicos que acontecem na saúde do Brasil todo. Só através do entendimento de onde estão os pontos fortes e fracos de cada município é que encontraremos o caminho para ter um bom resultado nessa área”. 
Francisco Nagib, prefeito de Codó. 
Cristino Gonçalves de Araújo, prefeito de Araioses. Foto: Julyane Galvão
Cristino Gonçalves de Araújo, prefeito de Araioses. Foto: Julyane Galvão
“Avalio de forma positiva essa postura do governo em abrir esse diálogo conosco. Isso demonstra discernimento do governador para melhor a situação dos municípios. Fiquei muito feliz com tudo que ouvi hoje e tenho certeza que todos os que se engajarem nesse modelo de governo só beneficiarão o Maranhão”. 
Cristino Gonçalves de Araújo, prefeito de Araioses. 
Foto: Julyane Galvão
Márcio Dias Pontes, prefeito São Félix de Balsas. Foto: Julyane Galvão
 “A importância desse diálogo é para que o trabalho seja feito em parceria. Para realizar uma boa gestão municipal é preciso buscar o apoio necessário, tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal, e isso que o povo espera de nós: realizar o melhor que pudermos com o recurso que temos disponível”. 
Márcio Dias Pontes, prefeito São Félix de Balsas.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...