segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Artigo de Flávio Dino: Saúde de Verdade

Estamos fazendo o maior investimento em Saúde da história do Maranhão para erguer uma verdadeira rede estadual de atendimento, que funcione com eficiência, viabilidade, probidade e acessível para todos. Tarefa difícil, considerando o subfinanciamento do SUS e os problemas que herdamos: rede mal planejada, dívidas de R$ 180 milhões na saúde e desorganização institucional.

Vencemos as dificuldades iniciais, mantemos as unidades funcionando e ampliamos serviços. Abrimos as portas das UPAs e alcançamos a maior conquista, sonhada há décadas: hoje temos uma rede de hospitais macrorregionais funcionando. Concluímos obras inacabadas e colocamos para funcionar os hospitais de Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal. Além disso, aumentamos leitos em Coroatá e iniciamos a reforma do Hospital de Presidente Dutra. Abrimos o Centro de Imagens de Tuntum e o Centro de Especialidades de Barra do Corda.

Adotamos uma inovação de alta relevância, inspirada no sucesso do Programa Mais Médicos. Criamos a Força Estadual de Saúde que vai até as áreas mais carentes do estado, levando atendimento a uma população que, muitas vezes, nunca havia visto um médico na vida. Hoje são 120 profissionais de saúde, que atuam nas 30 cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, visando principalmente combater as mortalidades infantil e materna, além de doenças derivadas da hipertensão, diabete e hanseníase. Em um ano de atuação, já foram realizados mais de 300 mil atendimentos, inclusive domiciliares.

A Unidade Móvel de Combate ao Câncer, em parceria com a Vale e o Hospital do Câncer de Barretos, a Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel representam nossa maior preocupação: levar atendimento de saúde a quem mais precisa. São unidades itinerantes, que estão percorrendo todas as regiões do Estado, o ano inteiro.

Muito mais conquistas virão: temos obras importantes em andamento, a exemplo do Hospital de Balsas, do novo Hospital dos Servidores e do Hospital da Criança. No próximo ano teremos mais acesso a radioterapia, em razão de convênio que celebramos com o Hospital Aldenora Bello, para compra de mais equipamentos. E o programa Ninar, que atende crianças com problemas de neurodesenvolvimento, será ampliado. Com uma nova pactuação com os municípios, poderemos avançar muito mais, todos de mãos dadas.

São provas de que a saúde do Maranhão agora está no rumo certo, com um trabalho organizado, sério e honesto. Sabemos que essa é uma área complexa, com graves problemas em todo o país. Mas caminhando na direção correta vamos chegar a um destino melhor para todos.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...