terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pinheiro - Nesta terça-feira 20, tem trote solidário de doação de sangue no Campus da UFMA.


Calouros,  alunos, servidores e pessoas da comunidade estarão participando de um trote solidário de doação de sangue. A ação será desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA,  que optou por um trote diferente para o início do segundo semestre de 2016 e ocorrerá nesta terça e quarta-feira (20 e 21), em parceria com o Hemomar de Pinheiro. 
O objetivo da iniciativa é estimular os alunos a participar de ações de caráter social, que proporcionem momentos de integração entre os novos alunos e os veteranos. “A nossa ação é de responsabilidade social e amor ao próximo. Para nós, a iniciativa é mais do que doar sangue. É um trote pela vida. O objetivo do projeto é beneficiar as pessoas que precisam ou possam vir a precisar da transfusão de sangue”, disse um aluno do curso de medicina. 
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem decide fazer a doação.
Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima e não remunerada. Todo o processo de doação é seguro, indolor e dura cerca de 20 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens devem respeitar um intervalo de 60 dias entre cada doação, enquanto que para as mulheres esse período é de 90 dias

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...