terça-feira, 13 de setembro de 2016

Flávio Dino participa da posse de Cármen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal

Governador Flávio Dino cumprimenta Cármen Lúcia na solenidade de posse do STF. Foto: Divulgação
Governador Flávio Dino cumprimenta Cármen Lúcia na solenidade de posse do STF. Foto: Divulgação
O governador Flávio Dino participou da solenidade de posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (12). Ela substitui o ministro Ricardo Lewandovsky no comando da mais alta Corte da Justiça brasileira durante o biênio 2016/2018 e também acumulará a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A cerimônia de posse contou com a participação de chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil e foi aberta com o Hino Nacional na voz do cantor Caetano Veloso.
Ao final da solenidade, o governador Flávio Dino cumprimentou a presidente Cármem Lúcia e desejou sucesso em sua gestão. “É muito importante os sinais que ela deu no discurso acerca da valorização do cidadão, do jurisdicionado, da busca de uma justiça mais humanizada, mais próxima, preocupada com as causas sociais, que ajude a combater desigualdades e remover injustiças. Portanto um Judiciário aberto, que dialoga, que ouve, e, portanto avesso ao papel de que o Juduciário é apenas punir”, disse ele ao citar que a expectativa é que Carmen Lúcia esteja à frente de uma gestão moderna e inovadora.
Em seu discurso, a presidente Cármen Lúcia quebrou o protocolo ao cumprimentar primeiramente “Sua Excelência, o povo”. Ela afirmou que é necessário transformar o Judiciário, prometeu tornar o país mais justo e dar transparência a propostas para aperfeiçoar o funcionamento do tribunal. “O Brasil é cada um e todos nós, o Brasil que quereremos que seja pátria mãe gentil para todos e não somente para alguns”, declarou.
Perfil
Cármen Lúcia Antunes Rocha tem 62 anos, foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...