segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Votação das propostas do Orçamento Participativo 2017 terá início nesta segunda-feira (15)

 Escuta Territorial da Região Metropolitana de São Luís define as prioridades de investimentos para a Grande Ilha. Foto: Divulgação
Escuta Territorial da Região Metropolitana de São Luís define as prioridades de investimentos para a Grande Ilha. Foto: Divulgação
O Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan), dará início, a partir desta segunda-feira (15), à fase de votação das propostas sugeridas pela população maranhense na primeira etapa do processo do Orçamento Participativo com as escutas territoriais.
Qualquer maranhense pode participar da escolha acessando a plataforma digital ‘Participa MA’ (acessível pelo endereço www.participa.ma.gov.br). São 323 pontos de votação do OP, distribuídos em 186 municípios. A expectativa é que mais pessoas votem durante o processo, em relação ao ano passado, quando o número de votantes foi de 23 mil.
Na primeira etapa do Orçamento Participativo, as atividades aconteceram de forma presencial nos territórios maranhenses através das escutas territoriais, já nesta segunda fase do processo, a votação será online. Os maranhenses poderão se deslocar aos pontos de votação distribuídos em todo o estado e lá terão acesso à internet, onde colaboradores irão auxiliar a população no passado a passo a passo da votação das propostas eleitas durante as escutas territoriais.
A votação digital permite ampliar a votação, segundo a superintendente de Participação Digital, da Secretaria Adjunta de Participação Popular, Elen Mateus. “Em todo o estado foram definidos pontos de votação, deliberados juntos a entidades parceiras, como UFMA, Uema e IFMA e entre outras instituições e órgãos federais, estaduais e municipais. Queremos garantir que todos tenham acesso a locais de votação para que integrem o processo do Orçamento Participativo 2017. A votação é aberta a todos os cidadãos maranhenses que tiverem interesse em decidir sobre os investimentos do governo para o próximo ano”, esclareceu a superintendente.
Os colaboradores e servidores dos pontos de votação terão auxílio de um manual de orientação da segunda etapa do processo do Orçamento Participativo. Este ano, foi ampliado o número de parceiros que estarão presentes na votação em todos os territórios maranhenses.
Escutas
Em julho e agosto o Governo do Estado realizou as escutas territoriais, nas quais foram ouvidas as sugestões dadas população maranhense. Nelas, a população elegeu propostas do Plano Plurianual 2016-2019 para serem direcionadas para a votação on-line e que, em seguida, serão encaminhadas ao governador Flávio Dino, para assim, serem deliberadas e priorizadas. Foram visitados os territórios de Cocais, Baixada Ocidental, Cerrado Amazônico, Centro Maranhense, Alto Turi Gurupi, Cerrado Sul, Médio Mearim, Baixo Parnaíba, Vale do Pindaré, Campos e Lagos, Sertão do Maranhão; Lençóis Munim; Vale do Itapecuru; e Vale do Mearim.
Participaram das escutas equipes das secretarias de Estado de Minas e Energia; de Indústria e Comércio; de Planejamento e Orçamento; de Comunicação e Articulação Política; de Educação; de Igualdade Racial; de Agricultura e Pecuária e Viva.
Votação
Ano passado, a equipe de Participação Digital da Sedihpop fez contato com diferentes instituições para realizar a votação. Já, neste ano, o processo do Orçamento Participativo veio com um grande diferencial, que é o aplicativo Orçamento Participativo MA para dispositivos móveis. O download do app está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android, a partir desta segunda-feira (15), data em que se inicia a votação do Orçamento Participativo.
A previsão é de que, com o aplicativo, um maior número de maranhenses vote nas propostas eleitas nos 15 territórios do estado. Para votar, o cidadão pode se dirigir aos locais de votação e escolher as propostas que acredita serem mais importante para a região que vive.
Resultado
A votação das propostas do Orçamento Participativo será encerrada no dia 31 do agosto. No dia seguinte ao fim da votação, o resultado será divulgado na plataforma digital Participa MA (www.participa.ma.gov.br) e no site da Sedihpop (www.sedihpop.ma.gov.br). Dúvidas? Acesse o site www.participa.ma.gov.br e ou envie e-mail para participama@participa.gov.br.
Quer saber os locais de votação em todo o estado? Abaixo, a lista completa de munícipios e unidades de votação.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...