Em nova fase da operação Lava Jato, a Polícia Federal cumpre mandados nos endereços do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de seu filho Fabio Luiz Lula da Silva, do Instituto Lula e na sede da Odebrecht. O ex-presidente foi levado por policiais federais de seu apartamento para depor em cumprimento de uma ordem de condução coercitiva.
Manifestantes pró e contra Lula foram para a frente do prédio onde o ex-presidente mora em São Bernardo do Campo. Houve início de tumulto e agressões. A polícia conseguiu acalmar a situação e isolou o local interditando parte da rua.
Policia Federal faz buscas na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (4), durante a 24ª fase da Operação Lava Jato. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. Newton Menezes/Futura PressPolicia Federal faz buscas na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. (Foto: Newton Menezes / Futura Press)
Na 24ª fase da operação Lava Jato – batizada de Aletheia, em referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade” – cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
São investigados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso relacionado à Petrobras.
A ação é realizada um dia após a revista IstoÉ ter revelado o teor de uma suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O parlamentar teria revelado que Lula mandou comprar o silêncio de Nestor Cerveró e de outras testemunhas.
Veja onde ocorre a ação da Polícia Federal:
Rio de Janeiro (Capital) – 2 mandados de Busca e Apreensão
Bahia (Salvador) – 5 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva
São Paulo – 18 mandados de Busca e Apreensão + 6 Conduções Coercitivas
São Bernardo do Campo – 5 mandados de Busca e Apreensão + 2 Conduções Coercitivas
Guarujá – 1 mandados de Busca e Apreensão
Diadema – 1 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva
Santo André – 1 mandados de Busca e Apreensão
Manduri – 1 mandados de Busca e Apreensão
Atibaia – 2 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva