sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Governo divulga lista dos candidatos excedentes no seletivo para ingresso no IEMA

 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), divulgou na quinta-feira (21), a lista completa com a relação dos candidatos classificados, incluindo os excedentes, na Seleção para Ingresso de Alunos nos Cursos de Educação Profissional Técnica na Forma Integrada ao Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Caso não sejam preenchidas todas as vagas até essa sexta-feira (22), quando encerram as inscrições dos candidatos classificados, serão convocados os excedentes para preenchê-las.
 
Os primeiros excedentes deverão ser convocados, caso haja vagas, no dia 29, quando será divulgada uma nova lista com os nomes desses candidatos. O pró-reitor de Pesquisa e Extensão do Iema, Dario Soares, explicou que serão consideradas as vagas reservadas para deficientes, ampla concorrência e para os alunos egressos de escolas públicas, bem como o curso de escolha do candidato.
 
“No caso de haver vagas excedentes para cursos afins como Logística e Administração candidatos inscritos em um dos cursos poderão migrar para outro que seja do mesmo eixo, caso tenha vaga excedente”, observou o pró-reitor. Os primeiros candidatos excedentes convocados pela secretaria para efetivar suas inscrições devem comparecer as unidades do Iema no período de 1ª a 04 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas na unidade para a qual o candidato concorre a uma das vagas.
 
O candidato que por qualquer motivo não efetuar sua matrícula no período estipulado perderá o direito à vaga, sendo substituído automaticamente pelo primeiro candidato classificado na lista comoexcedente.
 
Durante a matrícula, a equipe de profissionais da Secti está conferindo os dados para comprovar as informações que foram prestadas pelo aluno no momento da inscrição feitas pela internet. Mediante essa análise, se tudo estiver correto, é que a matrícula do aluno será confirmada. Se as informações não forem corretas, então a matrícula não é confirmada e serão convocados candidatos da lista de excedentes para ocupar as vagas que ficarem disponíveis.
 
Um total de 4.555 alunos se inscreveu no Processo Seletivo Público para ingresso em um dos cursos ofertados pelos institutos. Estão sendo disponibilizadas 440 vagas distribuídas entre as três Unidades Plenas. A lista dos aprovados está disponível no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br
 
O maior número de candidatos inscritos é para a unidade de São Luís, onde foram registradas 3.839 inscrições. São 455 para o curso de Eventos, 1.508 para o de Informática, 795 para o de Meio Ambiente e 1.081 para Serviço Jurídico. Para essa unidade foram abertas 160 vagas, 40 para cada um dos cursos.
 
Concorrem as 160 vagas ofertadas pela unidade de Bacabeira, 303 candidatos, sendo 142 para o curso de Administração, 66 para o de Logística e 95 para o curso de Mineração. Para unidade plena de Pindaré-Mirim, estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas em igual número entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos. Concorrem a essas vagas 413 candidatos.
 
Para ingressar em um dos cursos os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar integral de 10 horas. Os cursos ocorrerão num período mínimo de três anos com aulas de segunda a sexta, em tempo integral, das 7h às 17h.
 
A ordem de classificação do candidato levou em consideração aproximidade da residência do aluno à Unidade Plena escolhida, de acordo coma Lei nº 8.069 de 13/07/90.Em caso de empate, foi considerada a maior média final no 9º ano do Ensino Fundamental. Na persistência de empate entre os candidatos, venceu o candidato com a maioridade.
 
Aos egressos de escolas públicas serão disponibilizadas 80% das vagas. As demais estão distribuídas 15% para os candidatos classificados em ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.
 
Documentação para efetivação da matricula
 
No ato da matrícula, o candidato classificado nas vagas para ampla concorrência deverá apresentar os seguintesdocumentos:certificado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia) oudeclaração original de conclusão do ensino fundamental, com data apartir de janeiro de 2016;histórico escolar (original e cópia);certidão de nascimento (original e cópia);documento de identidade (original e cópia);cadastro de pessoa física – CPF (original e cópia);duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes;comprovante de residência; no caso dos classificados nas vagas para ampla concorrência.
 
No caso dos classificados nas vagas para egressos de escolas públicas os documentos exigidos são certificado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia); oudeclaração original de conclusão do ensino fundamental, com dataapartir de janeiro de 2016, os quais comprovem a conclusão do ensinofundamental na rede pública;certidão de nascimento (original e cópia);documento de identidade (original e cópia);cadastro de pessoa física – CPF (original e cópia);duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes;comprovante de residência.
 
Os candidatos classificados nas vagas para as pessoas com deficiência devem comparecer ao local de inscrição com os seguintes documentos:certificado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia); oudeclaração original de conclusão do ensino fundamental, com data apartir de janeiro de 2016;histórico escolar (original e cópia);certidão de nascimento (original e cópia);documento de identidade (original e cópia);cadastro de pessoa física – CPF (original e cópia);duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes;comprovante de residência;laudo médico, emitido nos últimos doze meses, comprovando anatureza da deficiência, atestando a especificidade, grau ou nível dadeficiência, em conformidade com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Click no município escolhido para abrir as listas de excedentes por curso:

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...