quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquivo Público do Maranhão recebe documentos sobre a ditadura militar


O Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), órgão l
igado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), recebe nesta quarta-feira (27), às 14h30, documentação digitalizada do Sistema Nacional de Informação (SNI) referente ao Maranhão, do período da ditadura militar no Brasil.
 A entrega será feita pelo professor Grimaldi Zacariadhes, coordenador do Projeto Resgate da História da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, que durante pesquisa acadêmica resgatou importantes documentos da época da ditadura militar no Brasil, de diversos estados do Nordeste.
A agenda em São Luís tem como tema o direito à memória e à verdade a fim de fortalecer a formação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade no Maranhão.
Esses documentos integrarão o acervo do Departamento de Ordem Política e Social (órgão criado durante a ditadura militar), sob a custódia da APEM.
 Grimaldi Zachariadhes é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) que é a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...