ANTES NÃO TINHA

ANTES NÃO TINHA

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Rádio Timbira registra mais de 1 milhão de ouvintes pela internet


 
O slogan ‘a rádio de todos nós’, sugerida pelo governador Flávio Dino para marcar o novo momento da Rádio Timbira nunca esteve tão em evidência. A emissora, pioneira no Estado, registrou no último mês números expressivos em sua audiência na internet (streaming), ultrapassando a marca de 750 acessos únicos. Se levarmos em consideração os números obtidos em todo o ano, os acessos sobem para 1.318.919, alcançando ouvintes nas 27 unidades da Federação e em 30 países.

Grande parte neste aumento de audiência pode ser creditada à nova forma como a emissora passou a ser gerida, tendo como prioridade a participação popular. “Era primordial que fosse garantida a pluralidade dos meios de expressão para todos. Com isso era preciso que houvesse a diversidade de ideias. A rádio é agora uma extensão da voz do povo”, ressaltou o governador Flávio Dino.

Hoje a emissora não está restrita a agenda da capital, mas também informa as principais notícias do interior do estado, com total abertura para a participação do ouvinte. “Assim, rompemos com o modelo anterior quando a comunicação era feita em uma via de mão única”, garantiu o secretário de Estado de Comunicação Social, Robson Paz.

A opinião é compartilhada pelo diretor-geral da emissora, o jornalista Ribamar Praseres. “Conseguimos dar visibilidade à rádio e transformar uma emissora que era meramente institucional em um veículo de informação acessível ao ouvinte, como toda rádio deve ser”, disse. O salto de qualidade atingido pela emissora se destaca nas mudanças realizadas em sua estrutura física com novas instalações, e nas inovações executadas pelo canal web.

 
Em apenas oito meses, o fluxo de mídia via internet (streaming) saltou de pouco mais de dois mil, em março, para mais de um milhão de acessos em outubro – exatos 1.074.634 de pessoas ligadas na rádio. “A Timbira está passando por reformulação e muita coisa vai melhorar. Estamos fazendo desta rádio pública um espaço para a população maranhense se informar, se entreter e participar ativamente”, acrescentou.

A mudança da Rádio Timbira é atestada também pelo ouvinte, que passou a interagir mais ativamente na programação. Com as reformulações, 90% da programação veiculada é interativa. São programas de debate, notícias e entretenimento – veiculados desde as primeiras horas da manhã até o final do dia – onde o ouvinte sugere, faz críticas e interage com os radialistas e convidados sobre temas diversos. Um destes é o Timbira Debate, cujo formato consiste na discussão entre representante da sociedade civil e gestor público, mediado por um jornalista.

 
A emissora diversificou e ampliou sua grade de programação. Além das notícias, foram intensificadas as transmissões de programas de entretenimento, música e esporte. “A rádio está mais atraente, em termos de conteúdo, mais informativa e dinâmica”, reitera o diretor-geral. Boa parte desta programação fica gravada, e, em seguida, é postada no site da emissora, para ser acessada quantas vezes o ouvinte/internauta desejar.

A Timbira inovou com o acompanhamento dos fatos na hora e no local de ocorrência. “Antes, as notícias eram apenas lidas e algumas vezes, dadas no dia seguinte ao fato. Agora, há a instantaneidade e atualidade da informação”, explica.

 
Outra novidade é a transmissão de partidas em bairros, Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e a cobertura do Campeonato Brasileiro, acompanhando in loco os representantes maranhenses. A equipe da rádio viaja com os times para levar ao ouvinte todas as emoções de uma partida de futebol, como quem assiste do próprio estádio.
A Timbira também inovou na transmissão de jogos de futebol pela internet. Mesmo partidas que coincidem com a Voz do Brasil, são veiculadas via web. “Com essa estratégia conseguimos aumentar em mais de oito vezes a audiência da emissora neste meio”, afirmou Prasere. A rádio também passou a oferecer aulas para quem quer entrar na universidade, transmitindo os ‘Aulões do Enem’.

Ainda na web, a mudança foi bastante expressiva. A página é atualizada sistematicamente ao longo do dia. Parcerias com blogs e sites de empresas de comunicação ampliaram o leque de divulgação da Rádio Timbira, disseminando ainda mais as programações. Quem acessa estes sites parceiros pode curtir as atrações, se informar e conhecer um pouco mais da Rádio Timbira. A gestão investirá em mídia institucional a ser veiculada em jornais e outros meios. “Nosso plano de ações é bastante intenso. Estamos massificando a rádio com foco na qualidade da programação e o maior acesso ao ouvinte”, conclui o diretor-geral.

Internacional

As ondas da Rádio Timbira atravessam as fronteiras do Brasil e contabilizam ouvintes e acessos em países como Japão, EUA (Nova Iorque, Califórnia, Massachucets e Rhode Island), Índia, Rússia, Finlândia, Austrália, Canadá, Espanha, França, Reino Unidos, Israel, Itália, Holanda, Noruega e Portugal. Estes ouvintes representam cerca de 20% da audiência da emissora. Emissora oficial do Governo do MA, a Rádio Timbira AM completa 74 anos no ar operando na frequência 1290 kHz.

1.318.919

de ouvintes ligados na Rádio Timbira AM, por meio da internet, até o dia 10 de novembro.

“Estamos fazendo desta rádio pública um espaço para a população maranhense se informar, se entreter e participar ativamente”, José Ribamar Praseres, diretor-geral da Rádio Timbira.

Nenhum comentário: