OBRAS MAIS ASFALTO

OBRAS MAIS ASFALTO

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Governo lança campanha na Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue

 Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é comemorado o ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’. Em homenagem à data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), iniciou a campanha ‘Amor... você doa muito mais que sangue!’, tema da Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue, que começou nesta segunda-feira (23) e termina no sábado (28).

A data foi criada para reforçar a importância do ato voluntário e solidário de doar sangue, que é capaz de salvar vidas. As ações da campanha chamam a atenção para a necessidade de aumentar o número de doadores para manutenção do estoque adequado ao atendimento da demanda dos hospitais de São Luís e demais municípios do estado.

A coordenadora do setor de captação do Hemomar, Socorro Ferreira, disse que esta conscientização é um trabalho permanente e desafiante. “A intenção é que a pessoa doe mais de uma vez. Temos que sensibilizá-las a serem doadoras regulares para já saber com qual quantidade podemos contar”.

Segundo a coordenadora, atualmente, o número de pessoas que precisam receber sangue é maior que a quantidade de doadores. “Há uma média diária de 190 doadores. O ideal seria, pelo menos, 230 por dia. É preciso que a sociedade compreenda a necessidade de aderir a esse ato voluntário tão determinante para vida de outra pessoa”, disse.

No Brasil, hoje, são coletadas, anualmente, 3,6 milhões de bolsa de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil, é aquém do preconizado, não chegando a 2%.
A estudante de enfermagem, Camila Moraes, de 19 anos, foi ao Hemocentro na manhã desta segunda-feira (23), para fazer mais uma doação. “Desde que comecei a doar sangue, este ano, não parei mais. Venho mesmo quando não é direcionado especificamente para alguém, pois entendo que há muitos que não conhecemos que também precisam”, disse.
Por esse mesmo motivo, o eletricista, Júlio Alves, de 55 anos, também esteve doando sangue no Hemomar. “Ter sangue para doar é uma forma de todos serem abençoados por Deus para ter como ajudar ao próximo a ter uma vida melhor. Hoje, estou fazendo uma doação vinculada, mas regularmente faço doações mesmo quando não conheço o receptor”, ressalta o eletricista.

Programação

Até sábado (28), serão realizadas uma série de atividades que contemplam o incentivo à captação de sangue e o reconhecimento aos doadores voluntários.

Nesta semana, todos os que realizarem a doação no Hemomar, receberão a camisa com o tema da campanha. Nesta terça-feira (24), a direção do Centro e o setor de captação, promoverão palestras, panfletagem e acolhimento do ‘Grupo Anjos da Enfermagem’, que realizará uma doação conjunta.

A partir das 10h, acontecerá, no Shopping Rio Anil, uma divulgação sobre doação de sangue. Haverá panfletagem e orientações em stand com participação da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (LAHEMA /UFMA) e do 4º Grupo de Escoteiros “Visconde de Cayru”. Simultaneamente, a Unidade Móvel do Hemomar também estará durante todo o dia realizando coleta externa de sangue no shopping.

Na quarta-feira (26), será a doação conjunta da Instituição “Maranhão Rugby e Confraria dos Backs”, além da realização de Coleta Externa por meio da Unidade Móvel no Centro de Formação de Praças (CPAP), que acontecerá também na quinta-feira (27), onde a ‘Academia de Judô Monte Branco’, estará no Hemocentro realizando a doação.


Na tarde de quinta-feira, será a solenidade de homenagem aos alunos vencedores do ‘VI Concurso de Cartazes sobre Doação de Sangue’, do Programa Doador do Futuro e instituições parceiras na promoção da doação voluntária de sangue. E, no sábado (28), acontece o encerramento da semana com a doação conjunta da ‘Igreja Batista Maranata’.

Nenhum comentário: